Buscar

AV_FILOSOFIA_DA_EDUCAÇAO_2014_EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0468_AV_201401312901 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401312901 - NILTON CARLOS DOS SANTOS GASS
	Professor:
	LUIS ARCOS PEREZ
	Turma: 9014/AA
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 07/06/2014 11:28:50
	
	 1a Questão (Ref.: 201401403470)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	(Colégio dos Santos Anjos, 2011). Ninguém, em sã consciência e nem mesmo os incautos entre os mais incautos, iria se perguntar, por exemplo, para que medicina, direito ou engenharia? De um modo geral, poderíamos afirmar aquilo que em nosso julgamento nos parece ser útil. Por que, então, perguntamos: "Para que filosofia"? Se há alguma utilidade no estudo da filosofia, quais seriam essas utilidades?
		
	
Resposta: Filosofia, traz um parecer de questionamento, certo e errado, o que é real, ou ilusão, mito ou parte de uma verdade escondida, uma busca incontrolavel com o "eu" interior, para o ser ou não ser, para que em fim, com a realidade da vida do dia a dia, não nos coloque nas correntes, tendo apenas a sombra da dúvida, por aquilo que deixei de conhecer ou de questionar.
	
Gabarito: Estuda-se filosofia para entendermos melhor o homem e o espaço ao seu redor. É importante refletirmos sobre a essência do homem, sobre o sentido de nossa prórpia existência; aprender sobre sua cultura, sua arte, chegando à "conclusões" sobre seu comportamento e vida em sociedade. Por ser a ciência do pensamento, nos faz pensar, refletir sobre a realidade posta; através da filosofia, qustionamos o mundo. Dentre as utilidades da filosofia,pode-se citar a capacidade de reivindicar direitos frente à sociedade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401352526)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os primeiros filósofos gregos ocupam-se com a origem e a ordem do mundo, o Kosmos, e a filosofia nascente era uma cosmologia. Um dos seus maiores problemas era explicar o movimento e a transformação da realidade. Qual das alternativas abaixo relacionam os filósofos desse período histórico?
		
	 
	Sócrates, Platão e Aristóteles
	
	Agostinho, Melisso e Zenão
	
	Hegel, Marx e Comte
	
	Tales, Anaximandro e Descartes
	
	Tales, Sócrates e Platão
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401388395)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	"O conceito de Renascimento designando um período histórico, intermediário entre o medieval e o moderno, e abrangendo os sécs. XV e XVI origina-se [...] da obra do historiador da arte suíço Jacob Burkhardt (MARCONDES, 2008, p. 143)". O traço mais marcante desse período é o humanismo. Qual era o lema do humanismo?
		
	Resposta: Ciência e realidade.
	
Gabarito: O homem é a medida de todas as coisas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401588315)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Escolástica ou Escolasticismo (do latim scholasticus, e este por sua vez do grego σχολαστικός [que pertence à escola, instruído]) foi o método de pensamento crítico dominante no ensino nas universidades medievais europeias de cerca de 1100 a 1500. São Características da Escolástica: I. o grande desenvolvimento da filosofia escolástica, a partir do século XIII, foi devido à influência do pensamento árabe. II. os cristãos da escolástica tiveram o primeiro contato com o pensamento de Aristóteles através dos núcleos de cultura. III. São Tomás foi um dos grandes pensadores desse método e mostrou que a filosofia de Aristóteles era compatível com o cristianismo. IV. Guilherme de Ockham foi o maior dos lógicos escolásticos. Ele combinou o racionalismo do pensamento aristotélico com a fé revelada do cristianismo.
		
	
	Somente I, V estão corretas
	 
	Somente II, III etão corretas
	
	Somente IV está correta
	 
	Todas estão corretas
	
	Somente I e II estão corretas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401521367)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a metafísica de Aristóteles é correto afirmar que:
I.  Os elementos constitutivos da realidade são, portanto, a forma e a matéria. A realidade, porém, é composta de indivíduos, substâncias, que são um composto (um sínolo) de matéria e forma.
II.  Por consequência, estes dois princípios não são suficientes para explicar o surgir das substâncias e dos indivíduos que não podem ser atuados, a não ser por um outro indivíduo, isto é, por uma substância em ato.
III.  Com isso, existe a necessidade de um terceiro princípio, a causa eficiente, para poder explicar a realidade efetiva das coisas. Esta, por sua vez, deve operar para um fim, que é precisamente a síntese da forma e da matéria, produzindo esta síntese o indivíduo. Daí uma quarta causa, a causa final, que dirige a causa eficiente para a atualização da matéria mediante a forma.
IV.  Divide o existente em duas partes: o mundo das ideias e o mundo físico em que vivemos. No mundo das ideias, tudo é constante e real. Já no mundo físico (ou mundo sensível), tudo está sujeito ao fluxo, à mudança, daí seu caráter reativo e aparente.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	4. Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	2. Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	3. Somente os enunciados II e IV estão corretos
	 
	5. Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	1. Somente o enunciado I e III estão corretos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401355122)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual dos filósofos abaixo definiu a filosofia como ¿a ciência da relação de todo conhecimento e de todo uso da razão com o fim último da razão humana¿ caracterizada por quatro questões fundamentais: o que posso saber, o que devo fazer, o que posso esperar e o que é o homem?
		
	
	Francis Bacon
	 
	Rene Descartes
	
	Aristóteles
	
	David Hume
	 
	Immanuel Kant
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401584580)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Interessou-se pelas questões humanas, a ética, a política, o conhecimento, a educação, entre outros problemas que afetam o homem. Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos Platão e Xenofontes. Essas características pertencem a qual Filósofo?
		
	 
	Sócrates
	
	Platão
	
	Aristóteles
	
	Kant
	
	Santo Agostinho
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401383232)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Por que os seres nascem e morrem? Por que os semelhantes dão origem aos semelhantes? Por que tudo muda? Mas, também, por que tudo parece repetir-se? De onde vem os seres? Para onde vão? Segundo Chauí (2003, p. 31), todas essas perguntas eram feitas pelos primeiros filósofos e, para ela, eles buscaram respostas na religião, nas tradições e nos mitos. Mas chega um momento em que suas explicações já não satisfaziam àqueles que desejavam conhecer a verdade sobre o mundo. Surge, então, a Filosofia para garantir novas respostas. Ao nascer, ela possui um tipo específico de conteúdo, entendido como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza, conhecido como:
		
	
	SOCIOLOGIA
	
	ANTROPOLOGIA
	 
	COSMOLOGIA
	
	PSICOLOGIA
	
	PEDAGOGIA
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401355161)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Do ponto de vista filosófico, dois foram os fatores, característicos do século XIII, que possibilitaram o desenvolvimento da Escolástica, são eles:
		
	
	o surgimento das universidades e a retomada da atividade comercial.
	 
	o surgimento das universidades e a criação das ordens religiosas: franciscanos e dominicanos.
	
	a retomada da atividade comercial e o renascimento urbano.
	
	o surgimento das universidades e a retomadada atividade comercial.
	
	o surgimento das universidades e a defesa intransigente da liberdade do homem.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401523704)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Escolástica é definida  como "doutrina da escola" e que designa os ensinamentos de filosofia e teologia ministrados nas escolas eclesiásticas e universidades da Europa, durante o período medieval, entre os séculos IX e XVII.  Foi São Tomás de Aquino o pensador mais importante da escolástica devido as suas contribuições por:
Dentre as suas contriuições, sinalize a ÚNICA INCORRETA.
		
	
	A. Organizar as verdades da religião
	
	E.   Fornecer através dos livros de Aristóteles a base de grandes sistemas da filosofia cristã.
	
	C. Conciliar os dogmas da fé cristã e as verdades reveladas nas Sagradas Escrituras com as doutrinas filosóficas clássicas destacando o *platonismo e o *aristotelismo.
	
	B. Demonstrar que não há pontos de conflitos entre fé e razão.
	 
	D.  Fundar na Itália a ordem monástica beneditina, diferente das ordens monásticas das igrejas orientais exclusivamente contemplativas.

Outros materiais