Buscar

A conquista da cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A conquista da cidadania
Uma reportagem elaborada pelo respeitado Jornal do Brasil, tendo como base o estudo recente feito pelo historiador José Murilo Carvalho onde ele fala sobre uma reflexão da questão democrática no brasil.
 Começa com um questionamento sobre a conquista da cidadania se fomos de fato uma nação democrática tendo situações onde os políticos legislam a favor próprio e deixando o direito civil em segundo plano, bem diferente do que aconteceu sendo que a evolução começa pelos direitos civis e constituíram a politicas e depois se alcançou o direito social, com isso é logico que se estabeleça o direito civil soberano em relações aos outro mantendo uma isonomia de padrão de valores. 
José relata sobre as conquistas do direito civil que se estabeleceram e se solidificaram na constituição de 1984 e ainda hoje são negligenciados gerando uma historia de descaso, como se não bastasse o social se sobre pôs ao politico como forma de se alcançar o poder politico. José fala ainda que nações com alto padrão de educação e conhecimentos tecnológicos e criatividade se sobressaem, o Brasil por sua vez tem sua media muito abaixo do esperado para se mostrar como uma nação que tem sua cidadania ativa.
 A conclusão do referido autor é que a cidadania politica está junto com o exercício da cidadania civil.
Referencia: Jornal do Brasil. A conquista da cidadania. Rio de Janeiro 20 de setembro de 1992, In Viana Antônio Carlos. Roteiro de redação, lendo e argumentando, editora Scipione, 2006.
Willians Camargo de França: não entreguei na data porque tive problemas com com o SIA

Outros materiais