Buscar

Resumo AP1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ALFABETIZAÇÃO I
RESUMO DE ESTUDOS
*
AULA 1 
A ORIGEM DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO TAL QUAL ACEITAMOS ATUALMENTE – PÚBLICA, LAICA E UNIVERSAL. A ORIGEM DO MITO EM TORNO DESTE CONCEITO – SUCESSO PESSOAL; STATUS SOCIAL; EXERCÍCIO DE PODER; TRABALHO INTELECTUAL. ATUALMENTE - SOCIEDADE GRAFOCÊNTRICA.
*
AULAS 2 E 3 – ALFABETIZAÇÃO: UM CONCEITO EM MOVIMENTO: 
REFORMA PROTESTANTE – PRÁTICA RELIGIOSA
REVOLUÇÃO FRANCESA – CONDIÇÃO PARA A CIDADANIA – DIFUSÃO DOS IDEAIS ILUMINISTAS DE ACÚMULO DE CAPITAL, OPORTUNIDADES IGUAIS PARA TODOS.
HERANÇA DOS JESUÍTAS – EDUCAÇÃO DIFERENCIADA ENTRE CLASSES: PARA A ELITE FORMAÇÃO CLÁSSICA E PARA O POVO EDUCAÇÃO RUDIMENTAR E CATEQUIZAÇÃO.
POSITIVISMO – ALFABETIZAÇÃO COMO GARANTIA DE EVOLUÇÃO E LIBERDADE DO HOMEM – EDUCAÇÃO PARA AS MASSAS – A BUSCA PELO MELHOR MÉTODO É A QUESTÃO CENTRAL.
ESCOLA NOVA – ALFABETIZAÇÃO COMO UM DIREITO INDIVIDUAL. QUESTÃO SOCIAL, POIS NÃO PODE SER UM PRIVILÉGIO DE CLASSE SOCIAL. PEDAGOGIA ATIVA. VALORIZAÇÃO DA MATURIDADE E PRONTIDÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO – BASE PSICOLÓGICA.
PÓS-2º GUERRA MUNDIAL - FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA – O DESAFIO É A UNIVERSALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO NO PAÍS QUE COMEÇA A SE INDUSTRIALIZAR.
ANOS 60 – ALFABETIZAÇÃO FUNCIONAL - CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA O TREINAMENTO DO TRABALHO E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE. MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO.
ANOS 80 – REVISÃO METODOLÓGICA – DESLOCAMENTO DA ATENÇÃO DO SUJEITO QUE ENSINA – MÉTODO – PARA O SUJEITO QUE APRENDE.
ATUALMENTE - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – EXERCÍCIO DE PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA QUE PERMITA AO SUJEITO TER MOBILIDADE SOCIAL.
*
 AULAS 04 E 05 – AS QUESTÕES POLÍTICAS EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO: 
O FRACASSO ESCOLAR ESTÁ CONCENTRADO NAS CAMADAS MAIS POBRES DA POPULAÇÃO.
- A INTERDIÇÃO AO ATO DE LER É UM FATOR POLÍTICO DETERMINANTE PARA O FRACASSO ESCOLAR.
- DIFERENTES ABORDAGENS SOBRE O FRACASSO ESCOLAR CULPABILIZAM O ALUNO E SUA CONDIÇÃO SÓCIO-AFETIVA-CULTURAL PELO FRACASSO:
1- ORGANICISTA – PROBLEMAS NEUROLÓGICOS
2- COGNITIVISTA INSTRUMENTAL – PROBLEMAS EMOCIONAIS
3- HANDICAP SOCIOCULTURAL – CARÊNCIAS CILTURAIS
4- QUESTIONAMENTOS DA ESCOLA – RESPONSABILIZA A ESCOLA E SUA ESTRUTURA PELO FRACASSO.
*
AULAS 06 E 07 – A ORALIDADE, CULTURA E LINGUAGEM. 
A ESCOLA NÃO RECONHECE COMO LEGÍTIMAS AS VARIEDADES LINGUÍSTICAS FALADAS PELOS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS. TAL PRECONCEITO É FATOR DE DETERMINAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR.
A NARRATIVA TEM IMPORTANTE FUNÇÃO NA PRODUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DO SABER, QUE A ESCOLA NÃO LEGITIMA.
OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NÃO RECONHECEM A CRIANÇA COMO SER HISTÓRICO-CULTURAL PRODUTORA DE SABER. ESTÃO PREOCUPADOS APENAS COM A CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO DE SÍMBOLOS.
A ALFABETIZAÇÃO É UMA PRÁTICA SOCIAL, MULTIDIMENSIONAL, QUE DEVE SER ABORDADA EM SUAS DIMENSÕES HISTÓRICA, POLÍTICA, PEDAGÓGICA, LINGUÍSTICA, SOCIOCULTURAL, ANTROPOLOGICA E PSICOLOGICA. P. 74
*
AULAS 08 E 09 – A ESCRITA 
A ESCRITA É UMA PRODUÇÃO CULTURAL DA HUMANIDADE. PERCORREU LONGOS CAMINHOS E SOFREU VÁRIAS MUDANÇAS ATÉ CHEGAR, NO NOSSO CASO, À ESCRITA ALFABÉTICA QUE ADOTAMOS HOJE.
A ESCRITA É UM SUPORTE DE MEMÓRIA. PRIMEIRO REPRESENTARAVAM A IDÉIA (ESCRITA IDEOGRÁFICA) E AGORA REPRESENTAM O SOM (ESCRITA FONÉTICA)
*
TEORIAS DE AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO, SUAS CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO
*
PRÁTICAS ALFABETIZADORAS:
1-MECANICISTAS – USO DE CARTILHAS
1.1 - MÉTODOS SINTÉTICOS (PARTEM DE UNIDADES MENORES: LETRA, SÍLABA OU FONEMAS, PARA CHEGAR AO TEXTO)
 Ex. soletração, silabação, fonéticos.
1.2 - MÉTODOS ANALÍTICOS (PARTEM DE UNIDADES MAIORES: CONTOS, HISTÓRIAS, FRASES OU PALAVRAS PARA CHEGAR ÀS SÍLABAS E ÀS LETRAS)
 Ex. contos, setenciação, palavração
*
CRÍTICAS ÀS CARTILHAS: 
Espaço de ausência de texto 
O conceito de fácil/difícil sob a ótica do adulto
 alfabetizado e da estrutura da língua idealizada
Não respeita as diferenças dialetais e o universo cultural do aprendiz
*
2- CONSTRUTIVISTAS: Atividades que promovam observação/manipulação e reflexão acerca da leitura e da escrita. Materiais presentes no cotidiano – diferentes suportes textuais. 3- SOCIOINTERACIONISTAS Projetos de trabalho fundamentados teoricamente, pensados a partir das necessidades/interesses dos aprendizes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais