Buscar

EXERCICIOS SOBRE FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTORIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÕES DE FISIOLOGIA
01) O pâncreas e o fígado são glândulas anexas do sistema digestório humano. Entre as funções do fígado, destaca-se a capacidade de produção de uma substância que atua emulsificando gorduras. Essa substância recebe o nome de:
a) tripsina.
b) pepsina.
c) bile.
d) amilase.
e) lipase pancreática.
Alternativa “c”. Porque o fígado produz a bile que funciona como uma espécie de detergente, emulsificando as gorduras. Vale destacar que a bile não possui enzimas.
02) O sistema digestório é formado por diversos órgãos que atuam juntos para conseguir retirar dos alimentos as substâncias necessárias para o nosso corpo. O amido só pode ser aproveitado após ser quebrado em partículas menores. Marque a alternativa que indica corretamente onde se inicia a digestão do amido.
a) boca.
b) faringe.
c) estômago.
d) intestino delgado.
e) intestino grosso.
Alternativa “a”. porque é na boca é liberada a amilase salivar, também chamada de ptialina, que é responsável pela quebra de amido e glicogênio.
03) O intestino grosso é um órgão de aproximadamente 50 cm de comprimento e 7 cm de diâmetro, podendo ser dividido em: ceco, colo e reto. Esse órgão está relacionado com:
a) a digestão mecânica do alimento.
b) a digestão de gorduras.
c) a digestão de proteínas.
d) a absorção de água.
e) a quebra de amido.
Alternativa “d”. Porque é no intestino grosso ocorre a absorção de água e sais minerais, bem como a formação das fezes. 
04) Uma determinada enzima, retirada de um órgão do aparelho digestivo de um mamífero, foi distribuída igualmente em 8 tubos de ensaio. O tipo de alimento e o pH de cada tubo estão informados na tabela a seguir.
Observe os alimentos e o pH encontrado em cada tubo de ensaio
Os tubos de ensaio foram mantidos a 37°C e após 10 horas observou-se digestão do alimento apenas no tubo III. Com base nesses dados, é possível concluir que a enzima utilizada e o órgão de onde foi retirada são, respectivamente:
a) amilase pancreática e intestino.
b) maltase e estômago.
c) tripsina e intestino.
d) ptialina e boca.
e) pepsina e estômago.
Alternativa “e”. Porque a enzima encontrada é a pepsina, pois o tubo III contém carne, que é rica em proteínas. Além disso, o pH 3,0 é essencial para que a pepsina possa atuar. O órgão onde essa enzima é produzida é o estômago.
05) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?
a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.
b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.
d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.
Alternativa “a”. Porque é no duodeno que ocorre grande parte da digestão do quimo, enquanto no intestino grosso ocorre a absorção de água e sais minerais. Sendo assim, a remoção do duodeno seria mais drástica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando