A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Av2 2014.1 - Princípio da Ciência e Tecnologia dos Materias

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: CCE0291_AV2_201301849871 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno:
	Professor:
	FAUSTO BALLONI
JULIO CESAR JOSE RODRIGUES JUNIOR
	Turma: 9018/Q
	Nota da Prova: 3,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 13/06/2014 10:20:39 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301995106)
	5a sem.: PROPRIEDADES MECANICAS
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração? Como esses dois parâmetros podem ser importantes durante a elaboração de projetos de engenharia.
		
	
Resposta: Ambos tornam o projeto melhor, melhorando ainda a precisão dos resultados.
	
Gabarito: A tensão de escoamento é uma tensão limite que determina que tipo de deformação o material vá sofrer. Abaixo da tensão de escoamento, a deformação segue a lei de Hooke e não é permanente (elástica). Acima da tensão de escoamento, a deformação não segue a lei de Hooke e permanente (plástica). A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a qual um corpo é capaz de sofrer antes da sua fratura. É importante determinar esses dois parâmetros nos materiais utilizados durante a elaboração dos projetos, visto que determinará qual a tensão máxima de utilização desses materiais sem que haja deformação permanente ou sem que haja fratura. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301994520)
	3a sem.: ESTRUTURA CRISTALINA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	1-     Considerando a célula unitária abaixo, se as esferas apresentam raio de 0,15 nm, qual o seu fator de empacotamento atômico? (Dado: VE= 1,33πR3).
		
	
	0,38%
	
	38%
	
	25,7% 
	
	0,25%
	
	2,57% 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302006987)
	6a sem.: Classificação de Materiais
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na classe dos aços, encontramos os aços inoxidávis ou o mais popular, aços inox que na sua composição elementar apresenta, Fe( Ferro), C ( carbono) e Cr(cromo), este material é utilizado na produção de talheres,parafusos,corrimões e estruturas que irão ficar exposta a um longo tempo na presença de oxigênio. Em relação ao texto qual a propriedade marcante deste material.
		
	
	Super Condutor
	
	Transparente
	
	Resistência a oxidação
	
	Isolante elétrico
	
	Isolante térmico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302094953)
	12a sem.: Corrosão
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Um material pode sofre fratura mesmo quando é submetido a esforços repetitivos abaixo do seu limite de resistência. Baseado na descrição anterior, descreva o tipo de fratura associada a este contexto e uma forma de minimizar a sua ocorrência.
		
	
Resposta: Fratura Ductil.
	
Gabarito: 
A descrição corresponde a fratura por fadiga e sua frequência pode ser minimizada através de polimento superficial da peça. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301964116)
	2a sem.: Estrutura cristalina
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como:
		
	
	cristalinos
	
	polimorfos
	
	cristalográficos
	
	amorfos
	
	semi-cristalinos
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302090752)
	1a sem.: A Engenharia dos Materiais
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂO está correta. 
		
	
	Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
	
	Materiais Poliméricos: os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais.
	
	Materiais Metálicos: apresentam um grande número de elétrons livres, isto é, elétrons que não estão presos a um único átomo.
	
	Materiais Cerâmicos: os principais tipos são óxidos, nitretos e carbonetos. A esse grupo de materiais também pertencem os argilo-minerais, o cimento e os vidros.
	
	Materiais Poliméricos: Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302092195)
	4a sem.: Diagramas de Equilíbrio
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Diversos parâmetros controlam a microestrutura de um material, entre eles está a taxa de resfriamento, que pode originar estruturas de grão finos ou grãos maiores, impactando nas propriedades mecânicas dos materiais. Com relação ao exposto anteriormente, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Em altas temperaturas, quanto maior o tamanho de grão (TG), maior a resistência. 
	
	À medida que um material é resfriado, os núcleos formados crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de grãos.
	
	Ao sofrer deformação a frio, os grãos não sofrem deformação suficiente para impactar nas propriedades mecânicas dos metais.
	
	Em baixas temperaturas, quanto menor o tamanho de grão (TG), maior a resistência mecânica. 
	
	Grãos muito grandes em temperaturas normais diminuem muitas das propriedades mecânicas dos materiais, principalmente o requisito ductilidade, pois o material fica mais frágil e resiste menos a esforços de impacto.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302092199)
	5a sem.: Diagramas de Transformação de Fases e Tratamentos Térmicos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A taxa de resfriamento durante um tratamento térmico em aços é fundamental para a obtenção de uma microestrutura específica, assim como a possibilidade de manter a liga a uma determinada temperatura (resfriamento com etapa isotérmica) ou mesmo resfriamento contínuo. Analisando o gráfico a seguir, PODEMOS afirmar que:
		
	
	Após o tempo relacionado ao ponto D, ainda há austenita na composição do aço.
	
	O diagrama representa um tratamento térmico com resfriamento contínuo.
	
	Entre os pontos C e D, manteve-se o aço a temperatura constante.
	
	Entre os pontos C e D, existe somente austenita. 
	
	A linha pontilhada representa 60% da transformação de fase.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302092206)
	7a sem.: Ligas de Aço e Ferro Fundido
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As ligas de aço e ferro fundido se diferenciam a partir do teor de carbono, ou seja, quando possuem de 0,008 a 2,11% C são denominadas de aço e quando possuem teores de carbono de 2,11 < %C ≤ 6,7, são denominadas de ferro fundido.
Com relação às ligas de Fe-C, podemos NÃO podemos afirmar:
		
	
	O ferro é encontrado na natureza geralmente sob a forma de óxidos nos minérios de ferro dos quais é extraído.
	
	Para obtenção do Ferro, utiliza-se o processo eletrolítico, sem necessidade de utilização do calor para extração do mesmo a partir dos óxidos em que ocorre na natureza.
	
	O Ferro é um metal que se caracteriza por apresentar várias fases alotrópicas. 
	
	Os principais minérios de ferro são hematita e magnetita.
	
	O minério de ferro é retirado do subsolo, porém, muitas vezes, é encontrado exposto formando verdadeiras montanhas. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: