Buscar

AD1 Atividade 2_ADM Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense – UFF 
Curso de Graduação em Administração Pública
	Disciplina: Ciência Política.
	Aluno: Guilherme Lima Lago Tomaz
	Polo: Nova Iguaçu
	AD1 Atividade 2
	1) Antes de existir uma Sociedade Civil o homem se encontrava em um estado de natureza no qual vivia em plena liberdade, podendo desfrutar de tudo aquilo que estava ao seu redor. Não havia uma concepção do bem e do mal, não havia justiça e nem injustiça. Os direitos eram iguais para todos, não havia leis que regulavam suas ações, a única lei que eles conheciam era a lei da natureza, que lhes dava o direito de liberdade e de propriedade.
Apesar de estar em condições de liberdade, o homem, diante dos perigos da natureza, sentiu a necessidade de ter segurança e proteção dos bens e da vida de cada um e para isso celebraram um pacto no qual o homem troca sua liberdade natural pela liberdade civil e sua independência pela segurança. Nesse momento o ser humano passou a viver em sociedade, renunciando o poder divino que era a fonte de poder e passam a ser representados pelo povo.
2) No estado de natureza todos os indivíduos são naturalmente iguais e dotados de dois direitos naturais: o direito de liberdade e o direito de propriedade. Direitos que são imutáveis e atendem às necessidades de conservação da existência quando o homem ainda não perdeu a sua liberdade ilimitada, característica do seu estado de natureza, são direitos que já nascem com o homem, na qual ele não pode renunciar. Tais direitos existem tanto no direito natural quanto no direito político.
O direito político nada mais é do que o conjunto de normas estabelecidas pelo pacto social, que visam regular os direitos e deveres do estado. É um direito mutável e estabelece normas consensuais de comportamento. Ressaltando que a política não pode ameaçar os direitos naturais, pois esses direitos antecedem o estado civil.
	
1