Buscar

Discursiva 1

Prévia do material em texto

Primeira Atividade Avaliativa - Questão Discursiva 1 (SEMESTRAL).
1
Sabemos que na contemporaneidade o “Gestor Financeiro” é parte essencial na condução das organizações, sejam elas públicas e/ou privadas. Nesta este gestor é responsável por gerir todos os recursos financeiros da empresa sendo responsável, por exemplo, por políticas de concessão de créditos a clientes e também pagamentos a fornecedores.
Poderíamos dizer então que este gestor financeiro deve ser nos dias de hoje a pessoa (individuo, funcionário, colaborador), MAIS COMERCIAL da empresa, pois afinal ele somente terá sucesso se conseguir estabelecer estratégias, tais como: “Que os clientes da empresa paguem a ela antes que aos seus concorrentes, assim como também que fornecedores da empresa venham a lhe dar maiores prazos do que deram aos seus concorrentes”. Tarefa árdua, não é mesmo?
Este enunciado faz alusão a conceitos difundidos aqui na disciplina. Qual seria este conceito? Discorra sobre o mesmo, embasando e fundamentando suas colocações dentro daquilo que foi abordado no material didático da disciplina.
Lembre-se de que:
1º - A interpretação do enunciado da questão também faz parte do exercício;
2ª – A referida tarefa irá compreender conceitos relacionados e correlacionados entre si, os quais foram difundidos junto aos capítulos 2 e 3 do livro texto da disciplina;
3º - Sua resposta deve compreender entre 10 e 15 linhas (seja sucinto e objetivo nas suas respostas), a qual deve ser elaborada individualmente pelo aluno, expressando “O SEU ENTENDIMENTO SOBRE O ASSUNTO” sendo consideradas inválidas (zeradas), respostas as quais forem copiadas parcial ou integralmente de colegas e ou outras fontes de consulta, inclusive livro texto da disciplina;
4º - Não haverá o recebimento de tarefas em atraso em hipótese alguma, e nem tampouco a postergação de prazos exceto através de comunicação oficial da coordenação do EAD da Ulbra.
Peso: 3.0
De forma resumida uma empresa poderá ser vista pelos seus clientes (internos e externos), fornecedores e sociedade em que atua através de seus resultados, ora positivos ou negativos. Pode-se descrever o gestor financeiro como indivíduo, funcionário, colaborador que faz uma análise do mercado e propõe alterações que influenciem no desempenho econômico da empresa, ou seja, atua no planejamento das finanças, sendo o responsável por captar, organizar e aplicar os recursos dispostos. Suas principais funções estão atreladas a analisar demonstrativos contábeis, de créditos, investimentos, acompanhar fluxos de caixa e faturamentos, todavia, o mercado está cada vez mais competitivo e comporta-se de forma a exigir uma relação mais profunda deste gestor, mais sistêmica, além das projeções já antes observadas, cabe ressaltar as projeções de vendas, de custos, de despesas, ainda se percebe outras exigências tornando-se mais evidentes, como exemplo o gestor financeiro interagindo com os demais setores ,adquirindo maior número de informações possíveis sobre os resultados obtidos, comportamentos do mercado, interações externas , interpessoais, criando uma correlação entre um apanhado de critérios e respostas com o intuito de conduzir a empresa na obtenção das metas , tanto as de curto quanto as de longo prazo. 
O gestor financeiro não está engessado somente às áreas que envolvem decisões propriamente monetárias, tais como decisões de investimentos e decisões de financiamento, como certamente haverá de se envolver em decisões operacionais, uma vez que, seleção de um mercado alvo, política ideal e adequada de preços, serviços que atendam as necessidades do cliente final (este poderá vincular um compromisso do cliente com a empresa, criando fidelização e retorno financeiro mais rápido), também poderão auxiliá-lo em tomadas de decisões financeiras. Estas atitudes e estratégias discorridas acima, se bem elaboradas e aplicadas de forma segura, sem que ocorram conflitos entre elas, garantem resultados rentáveis para a empresa, minimizando atitudes que envolvam buscas de linhas de crédito. Com o sucesso destas ações e a apresentação da empresa como sólida e positiva podemos observar a estrutura de uma relação de segurança com o fornecedor, o que abre uma possibilidade de negociações mais maleáveis para todas as partes – fornecedor – empresa – cliente . 
Por fim, entende-se que o gestor financeiro é peça importante no desenvolvimento das estratégias da empresa, suas atitudes podem ser tomadas por decisões próprias ou em conjunto com uma equipe ou direção geral, a atitude de ação continua a ser sua, assim como a responsabilidade dos resultados. O gestor inteligente deve estar aberto a toda malha de informações a sua volta já que a linha financeira é bem arriscada, por isso a importância de se tornar a pessoa mais comercial da empresa, a mais comprometida e ciente possível dos caminhos que a empresa está tomando, focando atitudes que viabilizem o melhor desempenho, sucedidas de analises e prevenção de riscos.
Comentário do professor : 
Tarefa corrigida. Resposta atingiu parcialmente o objetivo da questão. Faltou mencionar a que conceitos o enunciado faz alusão, neste caso, Fluxo de caixa ¿ Orçamento de caixa - Planejamento de caixa.

Continue navegando