Buscar

AOL 6 genética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AOL (6)
O processo de evolução genética de populações sofre alteração com frequência. Dado que esta população corresponde a um conjunto de indivíduos que ocupa uma determinada área geográfica, num dado momento.
Em 1908, o matemático inglês Godfrey H.Hardy, e o médico alemão Wilhem Weinberg concluíram que, se nenhum fator evolutivo atuasse sobre uma população que satisfizesse certas condições, as frequências de seus Alelos permaneceriam inalteradas ao longo das gerações. Esse princípio ficou conhecido como lei de Hardy-Weinberg, ou princípio do equilíbrio gênico.
Os cientistas detectam esses diferentes Alelos baseados nos cruzamentos em indivíduos de diferentes genótipos. (população grande e misturada). O conhecimento da composição genética de populações é importante para o estudo da evolução. Pode-se conhecer a composição genética de uma população calculando as frequências de genótipos que a compõe.
Fenótipo; conceito relacionado com as características externas, morfológicas, fisiológicas e comportamento dos indivíduos.
Genótipo; conceito as características internas, constituição genética do indivíduo, ou seja, conjunto de cromossomos herdados dos pais. Dessa forma, o genótipo representa a constituição gênica de cada pessoa, composto de genes maternos e paternos, e sua representação é baseada nos Alelos dominantes (AA) ou genes recessivos (aa), como exemplo, tem-se o Albinismo, doença rara associada á falta de melanina na pele (genes recessivos aa*), em contraposição aos indivíduos que apresentam taxas normais de melanina, os dominantes (AA). O fenótipo não é meramente um produto do genótipo, mas é influenciado em graus variáveis pelo ambiente. São considerados indivíduos com o mesmo fenótipo, aqueles que se assemelham ou funcionam da mesma forma. Ex; cor da pele.
Nem todo os organismos com um mesmo genótipo parecem ou agem da mesma forma, porque a aparência e o comportamento, assim como os demais componentes do fenótipo, são modificados por condições ambientais e de desenvolvimento.

Outros materiais