Buscar

RESUMO DA MATERIA DE PROCESSAMENTO RADIO. - MÓDULO I - DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO NA ATENÇÃO INDIVIDUAL A SAÚDE BUCAL
Processamento radiográfico – Etapas e soluções
Etapas do processamento:
Revelação
Lavagem intermediária
Fixação
Lavagem final
Secagem
Revelação:
Usa-se uma solução química chamada revelador. Seu propósito é reduzir quimicamente os cristais de haleto de prata expostos à prata metálica. Além disso, o revelador amolece a emulsão durante essa etapa para melhor penetração dos componentes químicos do revelador.
Lavagem intermediária:
É uma lavagem em água, necessária para remover o revelador do filme e interromper o processo de revelação. 
Fixação:
É usada a solução chamada: fixador, o seu objetivo é remover da emulsão radiográfica os cristais de prata não expostos e não sensibilizados pelos raios x. Além disso, essa solução endurece a emulsão.
Lavagem final:
Novamente ocorre a lavagem do filme em água, para remover a solução fixadora e interromper o processo de fixação.
Secagem:
O processo final é a secagem, responsável por secar todo o filme, processo necessário antes do manuseio, da montagem e da interpretação do filme radiográfico.
Soluções para processamento:
Solução reveladora:
Agente redutor: Pode ter dois químicos; a hidroquinona e o elon; sendo que o papel destes agentes e reduzir os cristais de prata expostos aos raios x à prata metálica.
Hidroquinona: Forma as áreas pretas da radiografia e fornece contraste alto para a imagem radiográfica. Tem melhor “rendimento” a temperatura de 20ºC.
Elon: Age rapidamente para formar a imagem radiográfica visível. Ele cria os tons de cinza na imagem radiográfica
OBS: Se ambos fossem usados separadamente produziriam uma radiografia preta e branca e uma radiografia cinza com contraste indefinido.
Preservativo: Antioxidante Sulfito de Sódio. É usado com o objetivo de prevenir a oxidação da solução na presença do ar, já que a hidroquinona e o elon não são estáveis na presença de oxigênio e provavelmente iriam interagir com o O2 presente no ar.
Acelerador: Carbonato de sódio. Utilizado com o objetivo de acelerar e ativar os agentes redutores. Estes agentes são ativos apenas em pH alcalino. A hidroquinona e o elon não agem sozinhos, é necessária a presença de um ativador. Além disso, o acelerador também amolece a gelatina da emulsão, de maneira que os agentes redutores consigam penetrar e alcançar os cristais.
Retardador: É usado o brometo de potássio. O seu objetivo é controlar a ação do revelador de modo a prevenir a redução dos cristais não expostos e dos expostos em prata metálica. Sendo mais eficaz nos cristais não expostos, prevenindo que a imagem tenha um aspecto velado e com falta de contraste.
Solução fixadora:
Agente fixador: É constituído de tiossulfato de sódio ou tiossulfato de amônia. Seu objetivo é remover a emulsão dos cristais de haleto de prata não expostos e não revelador. Esse agente químico clareia a radiografia de modo que a imagem preta produzida pelo revelador se torne prontamente visualizada.
Preservativo: Sulfato de sódio. Tem objetivo de diminuir a deterioração do fixador.
Endurecedor: Alúmen de potássio. Tem o objetivo de enrijecer e contrair a emulsão fazendo-a retornar à sua espessura normal, após ter sido amolecida pelo acelerador.
Acidificante: Ácido acético ou ácido sulfúrico. Tem o objetivo de neutralizar a ação do revelador. Qualquer agente alcalino não neutralizado continuaria reduzindo os cristais não expostos, mesmo no fixador. Além disso, ele também fornece o ambiente ácido necessário para o agente fixador agir.

Outros materiais