Buscar

FISIOLOGIA BÁSICA - HORMÔNIOS TIREOTRÓFICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA BÁSICA
EIXO TRH E TSH – GLÂNDULA TIREOIDE
Os hormônios lipossolúveis não são passiveis de serem armazenados, pois as membranas das vesículas têm composição lipídica, de forma que o hormônio lipossolúvel vazaria dessa vesícula e somente os hormônios hidrossolúveis poderiam ser armazenados nessas vesículas. Então, todos os hormônios lipossolúveis não podem ser armazenados? Não, pois os hormônios da tireóide são armazenados, mas o processo de armazenamento é diferente e será explicado posteriormente.
Hormônio Tireotrófico 
Ações do TSH:
É aquele que age estimulando a glândula tireóide. 
Ele age promovendo a hipertrofia, que é o aumento do tamanho das células, e a hiperplasia, que é o aumento do numero de células, das células tireoideanas. 
Ele estimula a síntese de tireoglobulina, que é uma proteína importante para o processo de síntese dos hormônios T3 e T4.
Estimula a síntese e a secreção dos hormônios T3 e T4.
Glândula Tireóide:
Se encontra no pescoço. Apresenta um formato de uma borboleta. Histologicamente, essa glândula é composta por vários folículos (conjuntos de células foliculares). O folículo é formado por várias células epiteliais que juntas delimitam a região coloidal; e é nessa região que os hormônios T3 e T4 vão ser armazenados.
Os hormônios da tireóide são sintetizados em parte dentro das células foliculares, e em parte dentro da região coloidal. Isso significa que a síntese se inicia dentro da célula e termina dentro do colóide. Parte da síntese dos hormônios T3 e T4 é intracelular, pois ocorre dentro da célula, e a outra parte da síntese é extracelular, pois ocorre fora da célula.
Os hormônios da tireóide têm natureza lipídica e, portanto, são lipossolúveis. Estes são transportados no plasma com o auxilio de proteínas carreadoras e ligam em receptores intracelulares em suas células-alvo e agem modificando a transcrição gênica, formando assim, novas proteínas o que provoca a mudança fisiológica daquela célula (efeito fisiológico do hormônio). O T4 possui 4 átomos de iodo ligados a dois anéis aromáticos da molécula e o T3 possui 3 átomos de iodo ligados a dois anéis aromáticos.
Em função da ação do TSH, haverá hiperplasia dos folículos e a célula folicular tireoideana vai sofrer a hipertrofia e junto com a célula o colóide também vai aumentar, pois se a célula está trabalhando mais, ela está produzindo mais hormônios, que vai ficar armazenado na região coloidal.
O iodo é necessário para a produção dos hormônios tireoideanos. Como o nosso organismo não é capaz de produzir iodo, ele vai vir da alimentação. A principal fonte de iodo da nossa alimentação é o sal de cozinha iodado. Hoje em dia, há produção de sal iodado, mas antes o sal não possuía iodo, de forma que muitas pessoas apresentavam patologias envolvendo a carência de iodo, como hipotireoidismo, por exemplo. Atualmente, as refinarias de sal são obrigadas a colocar o iodo na forma de iodeto de potássio no sal de cozinha. Essa forma de adicionar iodo na alimentação de todos não implica em patologias por excesso de iodo, pois o excesso de iodo é jogado fora nas fezes e na urina.
Síntese dos hormônios tireoideanos (T3 e T4):
	Dentro da célula folicular tireoideana vão existir algumas organelas essenciais para a síntese dos hormônios tireoideanos. Essas organelas são: o reticulo endoplasmático rugoso, o complexo de golgi e algumas enzimas que vão atuar no processo da síntese do hormônio.
	A célula folicular vai captar iodo do sangue a partir de um sistema de co-transporte de sódio e iodo. Esse co-transportador é hormônio dependente, pois ele depende da ação do TSH. Então, o iodo só entra na célula, quando houver um estimulo por parte do TSH, que estimula o co-transportador a colocar sódio e iodo para dentro da célula. Esse iodo chega na célula na forma de iodeto de potássio (K+I-), que facilmente se dissocia, e na síntese de T3 e T4 é necessário que o iodo esteja em sua forma mais reativa. Então, o iodeto vai passar por uma peroxidases de membrana que vai convertê-lo em um radical livre de iodo (peróxido de iodo), que é mais reativo, e logo em seguida, este vai ser lançado na região coloidal.
	No reticulo endoplasmático rugoso vai ser produzida a tireoglobulina, que é uma proteína rica em tirosina, que é um aminoácido essencial para a síntese dos hormônios tireoideanos, pois ela é o precursor primário do T3 e do T4. Essa proteína vai ser empacotada em vesículas de secreção pelo complexo de Golgi e posteriormente é exocitada para a região coloidal. 
	Na região coloidal, o radical livre de iodo vai ser incorporado aos resíduos de tirosina, que estão dentro da tireoglobulina, pela enzima iodo-transferase. Essa enzima vai indicar onde e quantos iodos devem ‘entrar’ em cada resíduo de tirosina. Serão formados então dois tipos de moléculas: 
2 radical livre de iodo + 1 resíduo de tirosina (tipo 1)
1 radical livre de iodo + 1 resíduo de tirosina (tipo 2)
Posteriormente, por reação chamada “acoplamento” serão unidas duas moléculas do tipo 1 para formar o hormônio T4 e serão unidas uma molécula do tipo 1 com uma molécula do tipo 2 para formar o hormônio T3. 
Depois de sintetizados os hormônios ainda vão continuar armazenados no colóide, mesmo sendo lipossolúveis, pois eles ainda estão dentro da tireoglobulina, que é uma proteína hidrossolúvel que não consegue sair do colóide. Por isso, os hormônios tireoideanos são os únicos hormônios lipossolúveis que podem ser armazenados, que são armazenados no colóide por estarem presos na tireoglobulina.
No momento que o corpo precisa dos hormônios T3 e T4, por estimulo do TSH, a célula folicular tireoideana vai endocitar as tireoglobulinas que já têm os hormônios incorporados na sua estrutura, formando vesículas endocíticas que vão se fundir com um lisossomo, que contém em seu interior proteases. Essas proteases vão clivar a tireoglobulina, nas suas ligações peptidicas, liberando os hormônios T3 E T4, que vão sair da célula livremente, pelo fato de serem lipossolúveis. (Esse processo de quebra da tireoglobulina e a liberação dos hormônios é chamado de secreção).
Ao chegarem na corrente sanguínea, os hormônios tireoideanos, que são lipossolúveis vão se ligar a proteínas plasmáticas (globulinas, albuminas ou paralbuminas) para serem transportados até as suas células alvo.
Método de ação dos hormônios T3 e T4.
	Os hormônios vão ser conduzidos até os seus receptores pelas proteínas plasmáticas. A ligação entre o hormônio e essa proteína vai ser do tipo eletrostática, ou seja, uma ligação fraca. Na corrente sanguínea 99,97% dos hormônios tireoideanos produzidos vai estar na sua forma ligada (à proteína plasmática) e 0,03% dos hormônios vai estar na sua forma livre. São esses 0,03% que vão entrar nas células-alvo.
	Então se tem tamanha quantidade de hormônios tireoideanos circulando na corrente sanguínea em sua forma ligada e apenas 0,03% vão entrar na célula, pra que os hormônios tireoideanos são produzidos em quantidades tão grandes? Pois como a síntese desses hormônios é muito complexa, é necessário que o corpo tenha uma reserva circulante para o caso de o corpo precisar do hormônio repentinamente. Se isto ocorrer, a reserva circulante será utilizada enquanto novos hormônios estão sendo produzidos.
	Dentro dos 0,03% livres estão tanto hormônios T3 quanto hormônios T4, porém o T3 é mais potente e mais ativo que o T4 (fraco/inativo). Existe uma enzima dentro da célula alvo que vai tirar um iodo do T4, transformando-o em T3. Além disso, o T4 é produzido em uma quantidade 10 vezes maior do que a quantidade de T3. Então, para que é produzido o T4 se ele será transformado em T3 na célula-alvo? É outro método de reserva do hormônio ativo. É para controlar de uma maneira mais fina a quantidade de hormônio ativo dentro da célula, de forma que a conversão de T4 para T3 vai depender da necessidade do nosso organismo. Se precisar de mais T3, haverá a conversão, se caso contrário, não haverá.
	Dentro da célula-alvo haverá no núcleo o receptor para o T3. O complexohormônio-receptor se liga ao DNA, promovendo transcrição gênica. Então o DNA vai ser transcrito em RNA mensageiro, que vai ser traduzido em uma proteína, que vai ser responsável pelo efeito fisiológico do hormônio naquela célula. Então o efeito fisiológico dos hormônios tireoideanos vai depender da proteína que for produzida, sendo a resposta diferente para cada tipo de proteína.
Mecanismo de controle do hormônio tireotrófico:
O hipotálamo vai ser responsável pela síntese e secreção do TRH, que é o hormônio que vai estimular na hipófise anterior a síntese e a secreção do hormônio TSH, que uma vez na corrente sanguínea vai agir na célula folicular tireoideana estimulando a síntese e a secreção dos hormônios T3 e T4.
Quando os hormônios tireoideanos estão em altas concentrações vão agir na hipófise anterior inibindo a secreção do TSH, o que leva a queda da concentração plasmática de T3 e T4. (Feedback negativo)
Efeitos fisiológicos dos hormônios tireoideanos que tem haver com o aumento do metabolismo basal:
Aumentar o metabolismo basal.
Obs 1: O frio vai estimular a síntese de T3 e T4, para aumentar o metabolismo basal do corpo. O metabolismo basal é o metabolismo das células do nosso corpo quando nós estamos em repouso. Todas as células do nosso corpo não param de trabalhar, mesmo no mais profundo estado de repouso. Existe uma enzima que nunca para de trabalhar, que se chama sódio potássio ATPase, que é a maior consumidora de ATP do nosso organismo. Então, se nós sentimos frio e o T3 e o T4 são estimulados a serem secretados, a proteína das células que vai primariamente ter a sua síntese aumentada é a Sódio-potássio-ATPase, para que ela possa trabalhar consumindo ATP e queimando oxigênio e como resultado disso liberando calor, para manter o nosso corpo na temperatura necessária.
Aumento do débito cardíaco (vezes que o coração bate por segundo). 
Aumenta a eficiência do sistema cardiocirculatório
Aumenta a eficiência do sistema respiratório – aumenta as trocas gasosas, para aumentar a quantidade de oxigênio no corpo.
Obs 2: Se mais oxigênio está sendo queimado e mais nutrientes estão sendo usados na célula para a produção de ATP, é preciso que o sistema cardiocirculatório trabalhe mais e melhor.
Obs 3: O aumento do débito cardíaco vai acontecer pois: A proteína produzida depois da transcrição gênica gerada pelo complexo hormônio-receptor vai ser o Receptor-beta-1-adrenérgico. Com mais receptores beta-1-adrenérgicos, o coração vai ficar mais sensível às categolaminas adrenérgicas circulantes (adrenalina e noradrenalina), de forma que ele vai bater mais vezes por segundo. Dessa maneira, todo o nutriente e o oxigênio que a célula precisa para aumentar o seu metabolismo basal vai chegar para todas as células do corpo em menor tempo, para possibilitar o aumento do metabolismo basal.
Aumento da fome.
Aumento da absorção de glicose.
Aumento da Glicogenolise e da gliconeogênese
Aumento da lipólise
Aumento da síntese de proteínas específicas para exercer o efeito biológico do T3 e do T4 e diminui a síntese e aumenta a degradação daquelas que podem ser usadas como fonte de energia.
Obs 4: Se há muita queima de ATP, é preciso gerar muito ATP, para isso é preciso ter mais nutrientes. Os nutrientes vem da alimentação, então há um aumento da fome e da absorção de glicose.
Efeitos fisiológicos dos hormônios tireoideanos que não tem haver com o aumento do metabolismo basal, mas que são tão importantes quanto:
Maturação do sistema nervoso central
Maturação e crescimento ósseo.
Obs 1: Se uma criança nascer com hipotireoidismo congênito, ela não vai crescer bem. Então concluí-se que não é só o Hormônio do crescimento que tem papel importante no crescimento, o Hormônio tireoideano também é extremamente importante. Com o agravante de que, como o hormônio tireoideano também é responsável pela maturação óssea, essa criança também teria ossos frágeis. Além disso, essa criança vai ter a maturação do sistema nervoso prejudicada também e como resultado, ela apresentará deficiência mental, se não for tratada. O hipotireoidismo congênito pode ser tratado com reposição hormonal, mas para que a criança não tenha danos neuronais irreversíveis, é preciso que a doença seja diagnosticada antes dos dois anos, o crescimento pode ser reajustado durante a fase de crescimento da adolescência. Se não for diagnosticada, essa criança vai apresentar uma debilidade chamada Cretinismo. Ela vai apresentar baixa estatura e deficiência mental.
Patologias relacionadas ao hormônio tireoideano:
Hipertireoidismo: Está associado com o excesso de hormônios tireotróficos. Uma das formas de hipertireoidismo é em função de células cancerígenas na tireóide que vão produzir T3 e T4 descontroladamente, sem responder ao mecanismo de feedback negativo. 
Sintomas como: o aumento do metabolismo basal e do metabolismo normal (pessoas que geralmente são mais magras mesmo comendo demais); débito cardíaco alto e problemas de sono. 
Hipotireoidismo:Esta associado com a baixa quantidade dos hormônios T3 e T4.
Sintomas como: Diminuição do metabolismo basal (a pessoa come pouco, mas engorda), débito cardíaco baixo, raciocínio lento, sonolência, a pessoa sente mais frio.

Outros materiais