Buscar

9ª Aula: Weber organizações modernas e o Direito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
WEBER Organizações Modernas e o DIREITO
A vida em centros urbanos cada vez mais depende de diversas Organizações e depende do seu bom funcionamento 
para que a sociedade possa avançar como um todo:assim, 
hospitais; companhia de água e esgoto ; construtoras ; retransmissoras de TV,e outras organizações são inter dependentes entre si . 
Mas o que são Organizações ?  “associações de pessoas para atingir um fim. Ex. :corporações empresariais de agencias governamentais ou não; Universidades (publicas ou privadas); Escolas; Hospitais ;Prisões;etc. 
 O que existe em comum entre uma prisão, um hospital, uma escola , ou um manicômio ?  A organização burocrática delas ,que pode ser sistematizada pelos itens:
 Hierarquia de autoridade;
Regras escritas de funcionamento e controle;
Horário estabelecido e funcionários com salários;
Tarefas específicas dentro do trabalho. 
 Significado de burocracia ou “bureau”  escritório
Organização moderna com hierarquia de autoridade clara;
Regras escritas  para controle da conduta dos funcionários;
 Separação entre tarefas do escritório e vida fora deste;
 Trabalho em tempo integral com salário; e não supõe propriedade
Max Weber e o conceito de burocracia
*
*
O Aparelho BUROCRÁTICO de acordo com Weber : 
 Um Sistema Superior ao anterior Apresenta maior Eficiência  Exigência de um Estado Moderno  Produz / certo equilíbrio nos desníveis da Sociedade
 Weber nos estudos conclui pela possibilidade de Disfunções da burocracia ou seja rigidez  ritualismo onde as regras burocráticas se sobrepõem às metas organizacionais Sentido atual em relação ao crescimento desordenado  papelada, ineficiência, desperdício .
Determinados elementos são inerentes a organização Burocrática, como por exemplo:
 Ritualismo  Procedimentos oficiais mantidos de forma inflexível ;
 Regras tem prioridade sobre Metas da Organização em si. Ex: Hospital – a meta é atender pacientes, o preenchimento dos papéis requisitados é um mera rotina administrativa.
 A burocracia parece mais adequada em tarefas rotineiras, o problema é a pouca adaptabilidade para ambiente de trabalho que são imprevisíveis.
Na obra de Michel Foucault ele estuda como os ambientes físicos influenciam nas organizações e nos aspectos sociais: a relação estabelecida é entre a vigilância ou supervisão dos indivíduos como meio de assegurar a obediência com relação aos que detém o poder. Também a manutenção de registros escritos sobre o funcionamento. Esta teoria é muito utilizada em organizações carcerária quer seja prisões ou manicômios a onde os indivíduos estão separados fisicamente do mundo exterior.
*
*
A questão é se o processo de democratização seria incompatível com a organização burocrática em si:.
 processos de longo prazos de grandes instituições tem a tendências de centralizar as decisões.
 existe uma tendência atual de democratizar o processo decisório admitindo maior participação. 
existe ainda hoje este conflito que não está solucionado pois persistem as duas tendências conforme o tipo de organização e de poder.
Outra questão importante é a de gênero aonde se verifica tradicionalmente uma segregação a determinadas categorias ocupacionais, principalmente cargos gerenciais que são de reduzidos números ocupados por mulheres. Aquela que consegue galgá-los, de acordo com estudos deve adotar um estilo gerencial masculino e demonstrar maior capacidade e dedicação que os homens.
As grandes organizações começam a estruturar-se para ficarem mais flexíveis. Adota-se sistemas de gerenciamento japoneses em que a gerencia promove mais consulta aos empregados em posições inferiores; pagamento e responsabilidade estão vinculados à antiguidade e a avaliação do desempenho é de grupo e não de indivíduo. 
De acordo com a nova tecnologia de informação faz com que muitas tarefas podem ser feitas eletronicamente de forma que as organizações transcendem os limites físicos. 
Giddens, A – Artmed – Sociologia – cap. 12
*
*
A 2° tipologia de variáveis são ; as “racionais” e as “irracionais” - maneira pela qual os componentes do sistema são utilizados ou seja , suas regras e seus procedimentos . 
O desenvolvimento jurídico (assim como de outros fenômenos sociais) é um produto de vários fatores convergentes e “não de um só”.
Weber “pluri-causalidade” . 
Ele detecta “o insolúvel conflito entre os princípios de justiça formal e a material . Nos princípios de justiça formal ele chama de um “direito dos juristas”, pois não existe a preocupação com o entendimento dos “leigos”, nem com sua participação., nem leva em consideração as “reinvidicações sociais ”. (Ela é feita por e para juristas)
A sociologia compreensiva de Weber estabelece a relação entre o sistema econômico e o social. Responde de certa forma aos seguidores de Marx.
O “direito racional” e sua influencia no capitalismo moderno.
Como os fatores econômicos determinam o direito. (importância deles nas causas do desenvolvimento dos sistemas jurídicos.)
O sistema jurídico material pode ser: a) empírico (reações a casos individuais) , ou b) afetivos (baseados em valores emocionais , quer sejam reações baseadas na emoção,crenças ou sentimentos.
A VISÃO DE WEBER SOBRE O DIREITO
*
*
Os fatores econômicos determinam de certa forma o desenvolvimento do Direito , mas ele “não é conseqüência exclusivamente das forças econômicas”. 
“De um modo geral o desenvolvimento da estrutura jurídica de associações não foi condicionada por fatores econômicos “. Sempre esteve e esta sim condicionado pelas relações de Poder político. (Estudo da Dominação)
Quem garante a atividade econômica ?  Direito exemplo : comerciar implica em uma “garantia” que as partes cumprirão com seus compromissos.
Na “liberdade de contrato” as partes exercem livremente suas vontades . (no comercio e trabalho principalmente). Isto não redundou em benefícios para os não proprietários.
O Direito acaba servindo aos interesses  de classe . Exemplo , nas relações do trabalho: O fato do trabalhador possuir o direito de negociar com qualquer empresário de pouco lhe serve.O empresário (parte mais poderosa) acaba fixando as condições de trabalho e o outro (mais fraco) acabará curvando – se diante da necessidade de trabalhar para sobreviver.
Weber concebe que a ordem jurídica serve cada vez mais aos interesses econômicos privados 
Inter-relação entre a economia e o direito
*
*
Weber previu a transformação do homem moderno em “maquina”.
Racionalização / Sociedade Ocidental
Princípios Técnicos e Instrumentais (maquina)
Evento mais significativo:  Separação entre a Moral e o Direito (em 4 etapas)
Criação legal carismática (os profetas da lei).
Criação empírica da Lei (empírico da lei juristas notáveis.)
Lei imposta por poderes seculares ou teocrático.
Direito e Administração profissional da Justiça – sistemática /lógica jurídica
Weber constata no Direito erosão da liberdade (contraditório) e perda do sentido Moral e valorativo Instrumentalização (século XIX ) Processo de Direito se dá com a identificação Legitimidade = Legalidade  se distanciando cada vez mais do principio de : Direito = Equidade  baseados em contratos entre sujeitos “livres e iguais”.(a liberdade contratual fica mais identificada com os interesses econômicos da burguesia.)
*
*
Weber detecta os chamados “Grupos de Pressão” (de diferentes grupos) Garantias jurídicas especiais: eliminar formalidade de procedimento e buscar métodos mais rápidos de solução.Na pratica eles(os contratantes) não possuem nem equidade nem igualdade formal ( diferenças sociais e econômicas)
A ideologia do Bem Estar Social e a expansão da burocracia estatal
Busca de justiça Social pelos movimentos e organizações sociais.
Ordem legal por seu valor prático  crença das profissões
jurídicas (positivismo)
Fatores
Evolução do Direito: Natural Racional Reino da liberdade individual ; depois distanciamento com a Moral Sua instrumentalização interesses corporativos de grupos organizados.
Nova função social distância da Moral : Instrumento grupos diferentes obtenção de privilégios sociais e econômicos
Arnaldo Lemos Filho e outros – Alinea – Soc. G. e do Direito – capitulo 4 pg. 96 
*
*
Dever ser
Ideal
“ correto”
Sentido Normativo dos Preceitos
Conduta
Valida Ordem
Real
Consensual
 Aprova 
 Reprova 
Obediência “sentida”
?
O que garante?
Modo permanente
Coação ?
Jurídica
Meios
 Psíquicos ( indiretos)
 Físicos (diretos)
Weber fala “ordem jurídica”  aplicar qualquer meio coativo ; Física/ Psíquicas. 
Direito
Garantido
Não Garantido (Tribunal)
Direito Público (Intervenção Espontânea)
A coação jurídica violenta  monopólio do Estado Quando Weber fala  Direito não se refere só ao Estatal
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando