Buscar

MEIO AMBIENTE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional Uninter
Meio Ambiente, Inovação e SUSTENTABILIDADE
Resumo
	Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. Esse trabalho tem por objetivo definir sustentabilidade, mostrar sua importância e diferentes aspectos, bem como tratar da abordagem adotada pelas empresas.	Comment by user: Trabalho de acordo só faltou imagens
Palavras-chaves: Sustentabilidade, Meio Ambiente e Inovação.
Introdução
A verdade, no entanto, é que poucos compreendem o que seja “sustentabilidade”. Muitas pessoas associam-na à preservação do meio ambiente. É uma compreensão correta, porém incompleta. Sustentabilidade é muito mais do que cuidar do planeta para que seus recursos sejam utilizados de forma responsável e não destruídos. Apesar da falta de informação sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna-se cada vez mais consciente da necessidade de preservação dos recursos naturais. Nesse novo cenário “sustentável” de consumidores “verdes” foi necessária uma adaptação das organizações para continuarem a atender seu público.
As mudanças nas atividades produtivas não podem ser feitas de forma arbitrária, apagar a luz durante o dia não é sinônimo de sustentabilidade, é preciso intenso estudo sobre os impactos gerados durante esses processos. A partir desse conhecimento, pode-se definir os métodos a serem utilizados para tornar a produção eficiente do ponto de vista ambiental. Algumas medidas a serem adotadas são a especialização da mão-de-obra, redução de resíduos, uso controlado da energia, utilização de matérias-primas menos tóxicas...
Para a marca Natura, a prioridade é aumentar a reciclabilidade das embalagens e o uso de material reciclado pós-consumo, assim como estimular o desenvolvimento e consumo de embalagens mais eco eficiente. Redução de emissões por desmatamento e degradação, incluindo conservação, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal. A marca vem, por meio de suas submarcas, estimulando valores e comportamentos necessários à construção de um mundo mais sustentável.
Conclusão
	É indiscutível que a abordagem sócio-ambiental surgiu como uma estratégia utilizada por empresas que temiam perder competitividade. De uma forma geral, concluí-se que as empresas adaptaram-se, ou vem se adaptando bem a essa realidade. Essa nova abordagem tem gerado às empresas melhor uso dos recursos disponíveis, produtos com padrões de qualidade, seguidos de melhor qualidade no atendimento aos clientes, fornecedores e colaboradores. 
O exemplo da empresa Natura, foi usado como uma organização que tem comprovações que uma empresa verde, consciente da situação do meio ambiente, também pode obter lucros e estar no topo de seu mercado. 
Referências Bibliográficas
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31760207
http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N.6/Art1v4n6.pdf
http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20101010031842/4gadotti.pdf
http://www.natura.com.br/sites/default/files/static/sustentabilidade/natura_visao_sustentabilidade_2050.pdf?utm_so
http://www.natura.com.br/a-natura/inovacao/sustentabilidade

Continue navegando