Buscar

QUESTOEStema2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEMA 02
Questão 1 Como você já viu no tema anterior, a luta dos trabalhadores no período de constituição e consolidação do Capitalismo Industrial teve sempre características de resistência ao poder até então instituído. Com base nessas afirmações e em seus conhecimentos anteriores, elabore um pequeno texto (entre 4 e 6 linhas) no qual possa demonstrar quais eram as principais bandeiras de luta dos trabalhadores e o que motivava tais lutas. Resposta: Você deve ser objetivo e direto, mas também deve desenvolver seu conhecimento indicando as principais bandeiras de luta dos proletários, que segundo Martinelli (2011, p. 54), são “protesto pelo domínio do capital e a recusa à dominação pela máquina”. Esses motivos revelam por que tais trabalhadores tanto resistiam ao crescimento do poder da burguesia, muitas vezes em consubstanciação ao poderio já instalado do Estado. A grande marcha contra as máquinas estabelecida pelos trabalhadores era forma de protesto e de tentativa de destruir o que, para eles, havia destruído suas condições de trabalho e de possibilidade de melhora.
 Questão 2 Martinelli (2011, p. 55) afirma que “A marcha expansionista da Revolução Industrial e, na sua esteira, a da industrialização capitalista aumentam, porém, a necessidade de braços operários”. Demonstre com dados objetivos, algumas das medidas que favoreceram tal crescimento de mão de obra, conforme necessidade da burguesia. Resposta: Você pode falar do próprio aumento populacional, fortalecido no meio dos trabalhadores pela manutenção das altas taxas de natalidade e diminuição das taxas de mortalidade, o que foi também corroborado pelas medidas do Estado que favoreciam a mobilidade dos trabalhadores do campo para os aglomerados urbanos. Essa mobilidade era encorajada ao se revogarem dispositivos legais que antes “prendiam” os trabalhadores aos seus feudos e os privavam de transitar livremente entre as cidades. A flexibilização da Lei dos Pobres é um fator que auxiliou neste aspecto. Você pode discorrer ainda sobre a abolição de leis que impediam o trânsito e o livre trabalho, como forma de manutenção do sistema e como forma de tornar a pessoa mão de obra e mantê-la nessa condição.
Questão 3 Com base na afirmação de que o Estado burguês era pressionado pelos capitalistas e tomava algumas medidas para “barateamento geral das mercadorias e gêneros alimentícios que entravam na composição da subsistência do trabalhador” (MARTINELLI, 2011, p. 56), analise os seguintes itens abaixo: I. Baratear o custo de subsistência do trabalhador, conservando seus salários sempre baixos. II. Promover uma melhora no padrão de vida dos proletários e seus familiares, garantindo acesso aos seus direitos enquanto cidadãos. III. Garantir acesso aos alimentos básicos aos proletários, mantendo sob controle sua energia para o trabalho. IV. Garantir poder de compra aos trabalhadores e suas famílias, melhorando assim o seu bem-estar. V. Proporcionar condições mínimas de subsistência ao exército industrial de reserva. A seguir, marque a alternativa que contém a sequência numérica das afirmações corretas em relação às reais intenções históricas da burguesia: a) I, II e III. b) I, III e V. c) II, III e IV. d) II, III e IV. e) III, IV e V. Resposta: Alternativa B. 
 Questão 4 Houve um momento na história da constituição do Capitalismo Industrial no qual burguesia e proletariado, aparentemente, lutavam pela mesma bandeira, a de alteração da Lei dos Pobres. Com base nas suas leituras e pesquisas, como você pode descrever esta aparente contradição? Resposta: Neste momento, você deverá reconhecer e analisar que realmente burguesia e proletariado lutavam pela mesma bandeira, mas por motivações diferentes. Os burgueses pressionavam o Estado pela flexibilização da lei para que os trabalhadores pudessem ter trânsito livre (o que possibilitava a transformação destes também em mercadoria), aumentando assim a concorrência. Na verdade, os burgueses queriam apenas a transformação das Casas de Correção em Casas de Trabalhos, como forma de aumentar a força de trabalho e consequentemente a produção. Em contrapartida, a intenção dos proletários era o fim da degradante Lei dos Pobres. Entretanto, venceu mais uma vez a força da burguesia aliada ao Estado, e a lei foi apenas flexibilizada.
Questão 5 No início do século XIX os trabalhadores começaram a se organizar de forma mais sistemática e definitiva, realizando movimentos que encontrariam seu auge próximo da metade deste século. Marque qual das alternativas seguintes traz unicamente motivações e bandeiras que faziam parte dos movimentos dos trabalhadores nesse período: a) Direito a vale refeição, direito a estadia na Casa de Correção e aumento salarial. b) Flexibilização da Lei do Assentamento e da Lei dos Pobres. c) Abolição da Lei dos Pobres, salário legalizado e jornada de trabalho regulamentada. d) Abolição da Lei dos Pobres, aumento de salário e direito a voto. e) Flexibilização da Lei dos Pobres, o direito a Casa de Trabalhos e formalização dos salários. Resposta: Alternativa C. 
Questão 6 Em meados do século XIX há uma configuração que inicia a demonstração de algumas mudanças, demonstrando um fluxo da burguesia e um refluxo dos movimentos trabalhistas. Como você pode justificar esta situação, diante das discussões realizadas neste tema? Resposta: Você deve discorrer sobre a organização da burguesia e o recuo dos grandes movimentos trabalhistas. Em relação à organização da burguesia, é preciso que compreenda que a expansão do capitalismo e a possibilidade de maiores ganhos faz com que os capitalistas se organizem na tentativa de se tornarem cada vez mais uma classe homogênea, aumentando seu poderio social, político e econômico. Enquanto isso, como resultado dos grandes movimentos trabalhistas, surge uma nova forma de organização que tem suas bases nos resultados e nos organismos sindicais que acabam resultando de seus movimentos anteriores. Tais formatos renovados de organização fazem com que eles possam garantir alguns ganhos (como salários maiores e legalizados, jornada de trabalho diminuída e acesso a educação garantida pelo Estado).
Questão 7 Leia e relacione entre si os itens/enunciados seguintes: I. Garantias do movimento trabalhista francês de 1848. II. Ganho dos trabalhadores ingleses em 1870. III. Característica dos movimentos insurrecionais de 1848 na França. IV. Criação permitida na França e na Inglaterra em 1850. ( ) Os trabalhadores agiam de forma impulsiva e sem liderança política. ( ) Foram criados Tribunais de Ofício para resolver questões trabalhistas. ( ) Jornada de 12 horas oficialmente legalizada. ( ) O Estado assumi a educação básica elementar. A seguir, marque a alternativa que apresenta a ordem numérica correta: a) I, II, III e IV. b) II, IV, I e III. c) I, III, II e IV. d) II, I, III e IV. e) III, IV, I e II. Resposta: Alternativa E.
Questão 8 Martinelli (2011) fala em vários momentos no seu texto sobre as contradições que estão no interior do próprio sistema capitalista. Como você pode caracterizar tais contradições? Resposta: Você deve demonstrar em sua resposta que as contradições presentes no capitalismo estavam justamente na forma de pensar e de organizar o mundo dos capitalistas. Estes buscavam olhar o mundo de forma aparente e imediatista, sem perceber que as consequências, por exemplo, de uma aparente derrota podem corresponder a seu fortalecimento e as de um aparente crescimento podem corresponder a sua queda. Exemplificando, podem-se utilizar as ideias demonstradas por Martinelli quando diz que, no quartil entre 1850 e 1875, a grande organização dos capitalistas levou-os para a Grande Depressão, quando não puderam observar o crescimento na sua totalidade e o fizeram de forma desordenada e inconsequente. Há também como exemplo o movimento contrário, acontecido com os trabalhadores que fizeram com que a as lutas impulsivas e sem liderança dessem origem a formas organizativas que possibilitaram conquistas no sentido da melhoria de suas condições.
Questão 9 Sobre o surgimento doServiço Social no contexto do desenvolvimento industrial do capitalismo no século XIX, marque a alternativa incorreta. a) Os capitalistas apoiaram o desenvolvimento das práticas sociais com base no funcionamento das sociedades pré-capitalistas que utilizavam a assistência social como forma de amenizar os conflitos entre servos e senhores. b) Valoriza a tendência da Escola Humanitária em detrimento da Escola Filantrópica, por acreditar mais em seus preceitos e por estes oferecerem maiores possibilidades de engodo no seu discurso. c) A burguesia busca na racionalização das práticas assistenciais uma saída para que houvesse a possibilidade de aplainar a fúria da classe trabalhadora, que busca melhores condições de sobrevivência. d) A utilização das práticas sociais institucionalizadas e relacionadas ao assistencialismo demonstra uma das “bases de sustentação” daquilo que veio a se configurar como as estratégias de fortalecimento da burguesia e sujeição do trabalhador. e) A explosão da pobreza, especialmente na Inglaterra durante as décadas de 1850 e 1860, favoreceu a criação em 1869 da Sociedade da Organização da Sociedade, que marca o início da institucionalização do profissional do Serviço Social .Resposta: Alternativa B.
 Questão 10 Analise as principais características do surgimento do Serviço Social apresentados até o momento e faça uma síntese que indique pela menos três características reais deste contexto. Resposta: É preciso que sejam apresentadas pelo menos três das sete características demonstradas a seguir: 1. A sua utilização aparentemente a favor do trabalhador, mas como forma de mascarar sua realidade. 2. A utilização dos assistentes sociais como uma maneira de amenizar as lutas de classes. 3. A contradição presente nas práticas assistenciais e seus reais objetivos. 4. O fortalecimento da falsa consciência criada pela própria burguesia a respeito do contexto de então. 5. A utilização dos profissionais do Serviço Social para manutenção do controle social. 6. A racionalização da prática da assistência como forma de serviço prestado ao burguês e ao trabalhador. 7. A ligação com a Igreja e o Estado como forma de obter apoio e força política, além de manter maior poder também frente aos trabalhadores.

Outros materiais