Buscar

Efeito de Crise Econômica sobre Escolhas de Ativos para Investimentos Pessoais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Efeito de Crise Econômica sobre Escolhas de Ativos para Investimentos Pessoais. 
 Resumo
A crise econômica partida das economias centrais é temida porque tradicionalmente se iniciam pelo lado real da economia, quase sempre se revelando, no seu estágio inicial, através do enfraquecimento da demanda. E a partir daí, internamente, tem um efeito dominó, pois menos consumo leva a menor produção e menos emprego.
Nos Estados Unidos a crise se iniciou pelo ativo do sistema bancário, dificuldades dos bancos em reaver os empréstimos hipotecários de alto risco, os chamados subprime, daí se espraiando para o passivo das instituições financeiras face aos prejuízos acumulados e a dificuldade de manter o nível de captação de recursos
No mundo real, poupança é o recurso financeiro retido com o fim de proteger o agente contra eventos adversos ou garantir o poder de compra para aquisições futuras de maior valor.
É comum encontrar distinção entre poupança discricionária, aquela feita de forma deliberada, e poupança residual, que ocorre quando o consumo em determinado período é involuntariamente inferior à renda auferida no mesmo período. Para o presente, poupança segue o conceito econômico tradicional, de renda superior ao consumo no período anterior, excluindo-se os gastos excepcionais devidos à casa própria, veículo, entre outros, e não diferencia seu propósito ou sua origem (discricionária ou residual).
Os costumes e hábitos provenientes da formação cultural das famílias também parecem estar relacionados e afetam as decisões financeiras pessoais, embora atualmente ainda existam dificuldades em discriminar adequadamente quais efeitos advêm das diferenças culturais e quais decorrem de diferenças socioeconômicas entre as etnias
Apesar dos esforços de alguns, um considerável número de pessoas (até mesmo entre as que acumulam recursos substanciais durante a fase produtiva) não consegue obter o sucesso na tentativa de poupar o suficiente para a aposentadoria.
A preocupação com a formação de poupança para aposentadoria é relevante porque revela quanto esforço as famílias dedicam à manutenção do padrão de consumo, para a ocasião na qual os seus entes responsáveis pelo sustento saírem da fase produtiva e entrarem na fase de despoupança (aposentadoria)
Ao mesmo tempo em que ter filhos pode gerar uma demanda maior da família por poupança preventiva, os próprios filhos geram uma considerável elevação de despesas, a qual pode prejudicar a capacidade de poupança das famílias.
O real impacto dos principais indicadores da crise econômica nas pessoas, podemos dizer que quatro desses fundamentos afetam a todos indistintamente:
 PIB: o Produto Interno Bruto nada mais é do que a soma das receitas produzidas pelo país. O recuo do PIB, em termos objetivos, significa que empresas estão faturando menos e que salários estão menores. 
Inflação: a inflação afeta o bolso do consumidor, que passa a ter que gastar mais para adquirir o mesmo volume de produtos e serviços. O que muitos esquecem é que esse índice também afeta empresas e negócios. Gastando mais com os insumos e serviços que precisa para manter suas operações, as empresas não apenas veem sua lucratividade cair, como também possuem menos capital para investimentos e para garantir a folha de pagamento, o que leva a demissões, recuo em projetos de investimento e menor capacidade de manutenção das operações.
Desemprego: os índices de desemprego, formalmente falando (ainda temos de considerar outras alternativas de empregabilidade consideradas informais ou serviços prestados por profissionais liberais), 
Juros: a alta dos juros tem um impacto altíssimo no mercado, não apenas dispomos de menor renda, achatados pela inflação e pelo desemprego, mas também temos menor acesso ao crédito. Isso porque, quanto menor o capital que somos capazes de produzir, seja em termos salariais ou em faturamento, como empresas, maior a probabilidade de não honrarmos uma dívida, isso faz com que financeiras e bancos elevem os juros, como forma de remunerar esse risco maior.

Outros materiais