Buscar

AD1 Imagem, Cultura e Tecnologia Kariny Costa de Lima.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2018.1 
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos 
Coordenadora: Professora Andrea da Paixão Fernandes 
Aluno (a): Kariny Costa de Lima 
Matr.: 17212080259
Polo: Magé 
Caro/a Estudante, Nosso objetivo com a Avaliação a Distância é possibilitar o desenvolvimento das respostas a partir de pesquisas e leituras que possam ser feitas utilizando-se, para isso, o material didático postado em cada aula como obrigatórios e o livro da disciplina como material complementar. Além disso, outros materiais relacionados aos temas podem fazer parte de sua pesquisa e devem ser indicados na elaboração da avaliação. 
Ao final da resposta de cada questão registre as referências bibliográficas utilizadas, conforme as normas da ABNT. Sugerimos, mais uma vez, entendê-la como um trabalho de pesquisa. Bom trabalho! 
1ª questão: (valor: até 3,0 pontos) 
O artigo “Escolarização de jovens e adultos”, de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro (In: Revista Brasileira de Educação, n. 14, maio-ago/2000, p. 108-130) que faz parte do material didático da disciplina, apresenta uma visão panorâmica da educação para pessoas jovens e adultas. Elabore um quadro síntese que retrate os principais aspectos da história da Educação de Jovens e Adultos por décadas. 
2ª questão: (valor: até 4,0 pontos) 
2.1 – Assista ao curta-metragem “Vida Maria”, de Márcio Ramos. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Qwa7BmfQ4Rs 2.2 – Elabore um texto argumentativo relacionando o curta-metragem de Márcio Ramos a importância da escola básica na idade considerada adequada para cursar o Ensino Fundamental e aos efeitos de sua ausência para os sujeitos que compõem a Educação de Jovens e Adultos.
No curta podemos a ver a vida da menina Maria, que sonha com a aprendizagem, ela esta na janela aperfeiçoando a escrita do seu nome, quando sua mãe a interrompe para que ela possa dar continuidade ao serviço domestico. Sem perspectiva Maria continua sua vida interrompendo seus estudos, ela cresce, casa, e reproduz em sua filha o mesmo tratamento que teve de sua mãe. 
	Ao término do curto podemos ver que no caderno estão escrito vários nomes, de várias meninas, todos interrompidos da mesma forma. Dando a noção da carga da condição de vida vivida por aquelas mulheres e que sem querer, por um processo quase que mecânico reproduzem o mesmo tratamento sofrido anteriormente em seus filho, praticamente lhes impondo uma continuidade da condição de vida em que estão. 
	Os efeitos da falta de educação adequada e de condições de educação fica evidente quando essa situação é exposta. 
	A falta de politicas publicas eficazes para o controle das crianças na escola, de escola de qualidade tem efeito direto sobre essas pessoas. A educação de Jovens e adultos surge como forma de continuidade de educação, para essas Marias e Josés que tiveram que interromper os estudos quando mais jovens, ou que mesmo jovens, por alguma necessidade atrasaram seus estudos precisando trabalhar, e que anseiam por uma nova oportunidade de alcançar a escolaridade desejada. 
3ª questão: (valor: até 3,0 pontos) 
Após as reflexões feitas para responder as duas questões anteriores, caracterize os sujeitos da EJA e apresente dois aspectos que devem ser considerados em uma escola que atenda pessoas jovens e adultas para que sua oferta seja de efetiva qualidade social e inclusiva. Justifique os aspectos apresentados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando