Buscar

TUMBU RESENHA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O livro conta a trajetória de um escravo que possui o nome do titulo do livro, Tumbu, conta a historia de um menino que cujos pais e a melhor amiga foram levados como escravo para o Brasil, na época da colônia, conta a sua aventura e desventuras, dores e sofrimentos, pelos quais passou a fim de encontrar sua família, havia sido escravizada, levada a força par longe da África.
Um livro para trabalhar no fundamental, trazendo a visão de um escravo e suas perdas lutas, a perda do pai, e a busca por sua amada, a historia começa com um menino escravo, e acaba com um homem liberto que encontra seu amor, mas no decorrer, do tempo ele sofre, apanha, é humilhado, sua pele é arrancada, e com ela a sua dignidade, mas não seus sonhos.
O livro trás um olhar, um ponto de vista, diferente do que vemos nos livros de historia e isso chamará a atenção dos alunos, que a descoberta do Brasil, não foi pacifica, e nem amável, foi dor e sofrimento de muitos negros e indígenas. Uma luz nova, ao tema Brasil colonial. 
Quanta tristeza, quanta dor, talvez nós não imaginássemos o sofrimento de um povo, levado a beira da morte, um menino vendo muitos dos corpos jogados no mar, isso quando não jogavam vivos, amarrados em correntes, com seus filhos ainda bebês.

Outros materiais