Buscar

TEÓRICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM
Departamento de Engenharia Civil – DEC
Pós-graduação em Engenharia Urbana – PEU
- Seminários para Qualificação –
Docente: Prof. Dr. Generoso De Angelis Neto
Discente: Arq. Gleison Mendes Gerola.
TÍTULO
O título surge assim, em primeiro lugar, como anúncio e rótulo. Ele não surge por si só, mas para referir algo que lhe é exterior. Quando o título anuncia outro texto (como é o caso dos títulos de imprensa, de romances, de poemas, etc.), ele é então um metatexto, um texto que se refere e relaciona com outro texto. O ato de intitular torna-se um ato exegético e pode mesmo ser visto como um tipo de discurso crítico, como o resumo e o discurso analítico-descritivo. O título, apesar desta dependência em relação ao texto, não deixa por isso de ser uma unidade textual autônoma com vida própria. Quanto aos títulos, nestes, “não pode faltar o verbo, expresso ou subentendido” (AGANTE, 2010).
TEMA
Em termos científicos puros qualquer tema pode ser relevante. Do ponto de vista da política científica, da realidade social, econômica, política e cultural alguns temas são mais importantes que outros. Cabe ao pesquisador ter a sensibilidade para saber conciliar a escolha de um tema que seja de seu agrado pessoal, possibilite a sua inserção no seu campo científico de atuação, contribua de forma original para os estudos de sua área e que esteja articulado com a agenda da política científica e tecnológica de seu local de trabalho e as demandas da sociedade de seu tempo. Escolha o tema da pesquisa com a mesma diligência de que escolhe um parceiro ou parceira para o casamento (MACHADO, 2011).
OBJETIVOS
Os objetivos constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa.
São eles que indicam o que um pesquisador realmente deseja fazer. Sua definição clara ajuda em muito na tomada de decisões quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, afinal, temos que saber o que queremos fazer, para depois resolvermos como proceder para chegar aos resultados pretendidos.
Podemos distinguir dois tipos de objetivos em um trabalho científico: os objetivos gerais e os objetivos específicos.
Como o próprio nome diz, os objetivos gerais são aqueles mais amplos. São as metas de longo alcance, as contribuições que se desejam oferecer com a execução da pesquisa. Objetivos específicos: são eles que, somados, conduzirão ao desfecho do objetivo geral (GONÇALVES, 2008).
JUSTIFICATIVA
A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.
        Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a Hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento (BELLO, 2004).
METODOLOGIA
Metodologia científica é um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática (RODRIGUES, 2007).
A metodologia é a explicação detalhada de toda ação a desenvolver durante o trabalho de pesquisa.
A metodologia envolve de acordo com Minayo (2001), a escolha do espaço de pesquisa, a escolha do grupo de pesquisa, o estabelecimento dos critérios de amostragem, a construção de estratégias para entrada em campo, a definição de instrumentos e procedimentos para análise dos dados (FONSECA, 2002 p52). 
RESUMO
Resumo é uma apresentação sintética do conteúdo do trabalho. A primeira frase do resumo deve ser categórica em indicar o tema do trabalho.
O texto deve ser simples e objetivo, composto de um único parágrafo. Normalmente segue uma sequência lógica da apresentação do trabalho, com indicação do objetivo do trabalho e do embasamento para a argumentação, uma breve referência aos principais resultados do trabalho e ainda apresentar soluções ou sugestões à questão estudada (FONSECA, 2002, p. 91).
Silva e Menezes (2005, p. 71) afirma que a extensão recomendada, segundo ABNT, para os resumos informativos é a seguinte:
Monografias e artigos até 250 páginas;
Notas e comunicações breves até 100 palavras;
Relatórios e teses até 500 palavras.
�

Outros materiais