Buscar

Aula 11 TGA.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aprendizagem Organizacional 
*
Prof. Ana Paula Friedl 
apfriedl105@gmail.com
Cel 988003254
DISCIPLINA
TGA - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
*
Aprendizagem Organizacional 
Unidade VIII - Novas Abordagens da Administração
8.1 - Abordagens de Adaptação das Organizações
8.2 - Aprendizagem Organizacional
*
Aprendizagem Organizacional 
Falaremos sobre o as disciplinas de aprendizagem demonstrando que elas só terão sucesso se as organizações implementarem modelos de gestão e de organizações flexíveis e horizontais , pra criarem espaços atitudinais para as pessoas poderem se expressar e dialogar . 
Organizações em processo de aprendizagem : Transcendendo a organização Piramidal
A nova organização é um network de pessoas que ensinam e aprendem umas com as outras o tempo todo e em que lideres e liderados formam um todo indivisível em contínua educação .
A liderança integrativa tem uma forma sistêmica de pensar assim como competência coletiva em lidar com a complexidade .* Ler os pontos de destaque do texto Liderança integrativa a busca de excelência do todo conectado pág 221 e 222 TGA - Rui & Amboni 
			
*
Aprendizagem Organizacional 
O que é uma organizações em processo de aprendizagem :
Organizações que aprendem são as que permitem as pessoas a expandirem continuamente sua capacidade de criar novos padrões de pensamento e aprendem a trabalhar juntas em equipe . 
Uma organização que aprende nunca é um ponto final, pois está em processo contínuo de aprendizagem. 
A empresa que aprende é a nova fronteira , mas até o momento, ninguém afirmou ser capaz de oferecer um modelo operacional deste modelo .Este aparecimento representa mudanças e transições fundamentais em nossas ideias a respeito das organizações exigindo uma mudança de mentalidade , de atitude ou de percepção .
A principal mudança se dá de uma organização de comando e controle para uma organização baseada na informação e no conhecimento.
Em uma economia em que a única certeza é a incerteza , a única fonte segura de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento .
*
Aprendizagem Organizacional 
A criação do conhecimento é um processo holístico reconhece a distinção entre 
Dois tipos de aprendizado:
Conhecimento formal ,objetivo e sistemático ou informação factual que pode ser processada, ainda pode existir o conhecimento baseado na intuição ,julgamento e na subjetividade , embora possa consistir em qualificações técnicas como as acumuladas por um artesão em sua vida de trabalho.
Modelos e perspectivas de aprendizagem :
Segundo a literatura existem diversos modelos de aprendizagem , podendo se destacar :
Modelo de Argyris-Schon (1978) – Característica :Circuito simples de aprendizagem associado ao como fazer melhor por meio da experiência . Circuito duplo de aprendizagem focado no por que fazer, ou seja envolve o questionamento da forma como é feita e por que é feita determinada tarefa na organização.
*
Aprendizagem Organizacional 
Modelo de Senge (1994) – Característica :Aprendizado adaptativo , ocorre dentro dos limites da interpretação da organização sobre o ambiente e sobre si mesma . Aprendizado generativo , caracterizado pela habilidade criadora ( transmitir e adquirir conhecimento),capacidade de modificar o conhecimento .
Modelo de Kim (1993) – Característica :Aprendizado operacional , ligado ao conhecimento que ainda não foi materializado e documentado(know-how). Aprendizado Conceitual, Aquele que pode ser facilmente formalizado , sistematizado e facilmente comunicável .Segundo o autor o balanceamneto entre os dois tipos de aprendizado é essencial para o real aprendizado organizacional .
Modelo de Ulrich et al. (1993) – Característica :Aprendizado superficial , está relacionado a aquisição de habilidades e know-how. Aprendizado Substancial, envolve esforços no sentido de questionar os valores fundamentais da organização e articular conhecimentos conceituais sobre uma experiência (know-why).
*
Aprendizagem Organizacional 
O aprendizado envolve mudanças de comportamento e modelos mentais .
Destacando-se três perspectivas individuais de aprendizagem (comportamento\pisicologico):
Modelo Behaviorista – Associado aos conceitos de condicionamento e de estimulo-resposta, segundo este modelo o aprendizado é verificado a medida que as pessoas mudam seu comportamento em resposta a estímulos do ambiente.
Modelo cognitivo – Tenta explicar aprendizados de fenômenos mais complexos e baseado na teoria de Gestalt, diz que o aprendizado ocorre a partir de insigths e da compreensão das relações lógicas entre meios e fins e entre causa e efeito .
Modelos de aprendizado experiencial – Segundo o modelos, o aprendizado é por natureza é um processo de tensão e conflito que ocorre por meio da interação entre individuo e o ambiente envolvendo experiências concretas observação e reflexão , geram uma permanente revisão dos conceitos aprendidos. 
*
Aprendizagem Organizacional 
A perspectiva grupal e organizacional de aprendizagem está centrada nas disciplinas ou nos comportamentos essenciais das organizações em processo de aprendizagem contínua:
Raciocínio Sistêmico – É uma disciplina para ver o todo, uma estrutura pra ver as inter-relações em lugar as coisas , padrões de mudança em lugar de instantâneos estáticos . Hoje em dia o raciocínio sistêmico é mais que necessário , já que a complexidade impera no meio . Esta disciplina assinala a existência de dois tipos de complexidade : 
A dos Detalhes - Existência de muita variáveis para entender o comportamento das organizações e dos atores sociais envolvidos no processo .
A Dinâmica- Preocupada com a causa e o efeito , sem produzir os resultados esperados
*
Aprendizagem Organizacional 
O que Senge tenta demonstrar é que os instrumentos do raciocínio sistêmico podem ser úteis para desvendar aspectos subjetivos e inconscientes que explicam o comportamento e a ação administrativa pra se superar paradigmas convencionais . Os Sistemas humanos são infinitamente complexos e portanto não existem soluções perfeitas para eles. 
As próprias organizações de aprendizagem são uma forma de evolução no complexo sistema dos esforços humanos. Criar organizações de aprendizagem implica formar pessoas que consigam ver as coisas pela perspectiva sistêmica , que desenvolvam seu próprio domínio pessoal e que aprendam a expor e reestruturar modelos mentas de maneira colaborativa .
*
Aprendizagem Organizacional 
Domínio ou maestria pessoal – Visão objetiva da realidade , do que é importante para cada um, os objetivos pessoais .Representa o reconhecimento da força extraordinária que as pessoas passam a ter quando decidem viver exatamente como são , sem dissimulações , manipulações defensividade e medos. 
Domínio pessoal pressupões uma significativa mudança de patamar no nível de
Consciência das pessoas , significa sair de concepções\modelos mentais fragmentados e viver fundamentado na premissa de que somos todos parte de um todo totalmente interconectado e interdependente .
Em plano organizacional a queda dos muros leva as pessoas a se sentirem parte de uma missão maior , a se preocuparem com o todo e não só com o seu trabalho ,isso resulta em um intenso trabalho de cooperação , intercambio e comunicação. As pessoas passam a se preocupar com o significado do que fazem em relação ao usuário final , tendo por foco seu bem estar global. 
*
Aprendizagem Organizacional 
Os valores passam também a ter vida em uma outra dimensão : ética , honestidade e respeito humano deixam de ser apêndices necessários da pratica organizacional e assumem o centro dos comportamentos naturais do dia a dia .
Para que os membros organização desenvolvam o domínio pessoal , os dirigentes devem promover um ambiente onde as pessoas tenham liberdade de criar objetivos , onde a investigação e o compromisso coma verdade sejam regras e onde o desfio ao status
quo seja esperado- principalmente quando o status quo inclui aspectos obscuros da realidade que as pessoas procuram evitar.
Em síntese pode se dizer que o domínio pessoal passa por 02 estágios:
Deve ocorrer a liberação das pessoas em relação aos fatores que impedem de ser quem são . Mostra a autenticidade e o potencial das pessoas pra ser utilizado.
As pessoas devem ser quem são , ser autentico , já não é suficiente. È preciso que elas descubram seus propósitos de vida , sua razão de ser . 
*
Aprendizagem Organizacional 
Modelos mentais – Ideias arraigadas , generalização ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarrar o mundo.
A modificação dos modelos mentais desencadeia um novo processo de adaptação e crescimento, promovendo um aprendizado voltado para dentro ou seja um meticuloso exame que a organização faz do mundo que a rodeia .
A adaptação e o crescimento contínuos em um negócio em fase de mudanças dependem do aprendizado institucional , que é o processo pelo qual as equipes administrativas modificam os modelos mentais da empresa , dos seus mercados e dos seus concorrentes.
Para poder processar níveis múltiplos de experiência , os gerentes segundo os autores precisam ser capazes de ver seus próprios valores , conhecimentos e experiências não necessariamente melhores nem piores que os outros. A humildade interfuncional requer dos gerentes que estejam interessados em reexaminar as premissas e as crenças de seu treinamento que são capazes de inibir o pensamento e a criatividade. 
*
Aprendizagem Organizacional 
Visão compartilhada– A transformação de objetivos individuais em comuns, baseados em princípios, valores e compromissos compartilhados por todos os 
Membros, pode desencadear a mudança organizacional. 
O objetivo comum faz surgir uma coragem que as pessoas nem sabiam que possuíam , ou seja simplesmente fazer o que é necessário para alcançar o objetivo . 
Com objetivo comum podemos ficar mais propensos a expor nossas ideias e abrir mão daquelas profundamente arrigadas, com o intuito de reconhecer as deficiências pessoais e organizacionais. 
*
Aprendizagem Organizacional 
Aprendizagem em equipe – É o raciocínio comum concebido por uma equipe a partir de ideias preconcebidas . È alcançado por meio do diálogo , do fluxo de ideias entre seus membros. È a célula pra o aprendizado da organização . O aprendizado em equipe , quando supera o aprendizado individual acaba desenvolvendo com maior rapidez a capacidade individual na organização fazendo com que cada membro passe a enxergar além dos limites de suas perspectivas pessoais .
A pratica do diálogo que entre os gregos antigos significa livre luxo de ideias entre um grupo de pessoas, foi preservada em muitas culturas primitivas, como a dos índios americanos , porem foi praticamente esquecida na sociedade moderna . Atualmente os princípios e praticas do diálogo estão sendo redescobertos e colocados em um contexto contemporâneo .
 O aprendizado em equipe torna-se vital , já que a unidade fundamental de aprendizagem nas organizações modernas é o grupo e não os indivíduos .
*
Aprendizagem Organizacional 
McGill e Slocum Junior, na mesma linha de raciocínio , procuram a partir dos estudos realizados em organizações que aprendem, identificar os cinco comportamentos de aprendizagem essenciais: 
Abertura - Significa que as pessoas devem ter a capacidade de reexaminar constantemente suas premissas e crenças , e os gerentes , a consciência de que não precisam saber de tudo e de todas as atividades de seus funcionários .
Pensamento sistêmico – Capacidade de ver conexões entre eventos, assuntos e detalhes de dados e de pensar no topo , em vez de pensar nas partes de forma isolada.
Criatividade – Capacidade de libertar-se do medo do fracasso e das consequências organizacionais , assim como a flexibilidade para deixar de lado rotinas e hábitos enraizados.
4) Eficácia Pessoal - Capacidade de ver a si próprio com precisão 
5) Empatia - Capacidade de estabelecer relacionamentos na organização e com isso levar em consideração diferentes dimensões. 
*
Aprendizagem Organizacional 
Cada uma das disciplinas de aprendem pode ser considerada em três níveis diferentes:
Pratica – Conjunto de atividade que os praticantes da disciplina concentram seu tempo e energia. Ex. : A visão sistêmica envolve o uso de arquétipos de sistemas a fim de descobrir as estruturas subjacentes em uma situação complexa .
Princípios – Representam as teorias as quais as praticas se sustentam. Ex.: A estrutura influencia o comportamento (a estrutura indica a capacidade de influenciar a realidade provem de enxergar as estruturas que estão controlando o comportamento e os eventos; o Comportamento indica que as tentativas de manipular o comportamento geralmente amenizam a situação a curto prazo mas cria mais problemas a longo prazo.) 
Essência - è o estado de ser dos indivíduos ou grupos que se concentram em um nível avançado das disciplinas de aprendizagem. Ex.: Há uma diferença mesmo que sutil entre interligação ( raciocínio sistêmico ) e ligação (domínio pessoal – fazemos parte do mundo )
*
Aprendizagem Organizacional 
Características básicas das organizações em processo de Aprendizagem
1. Tem cultura e um conjunto de valores que promovem a aprendizagem.
2. Tem estruturas mais inteligente com permeabilidade , flexibilidade e integração em rede 
3. As informações e os sistemas de informação tem precisão , disponibilidade imediata ( no tempo e no espaço) ,à aqueles que deles necessitam e em um formato que facilite o uso .
4. Selecionam pessoas não apenas pelo que sabem, mas pelo que são capazes de aprender e recompensam do mesmo modo .
5. Aprendem com as outras .
Os exemplos demonstram que as organizações e grupos , assim como os indivíduos se quiserem sobreviver em ambientes caóticos , devem mudar sua forma de pensar e agir para aprender sempre com erros e acertos .
	 *** LER QUADRO 16.3 pág. 238 – TGA Rui e Nerio ***
*
Aprendizagem Organizacional 
Considerações acerca da organização em aprendizagem
As organizações estão convivendo com várias transformações sociais , politicas, econômica , culturais e etc . Portanto devem tirar proveito destas transformações para consolidarem uma cultura voltada para o aprendizado continuo.
 
2. As pessoas como as organizações devem ter a capacidade para aprender , a aprender para aprender , a desaprender para aprender sempre . A aprendizagem é um ciclo contínuo de varias voltas.
 
3. As organizações precisam mudar de mentalidade para aprender. A verdadeira aprendizagem está intimamente relacionada com o que significa o ser humano. Por intermédio da aprendizagem nos recriamos, nos tornamos capazes de fazer o que nunca conseguimos fazer, adquirimos uma nova visão do mundo e da nossa relação com ele, ampliamos nossa capacidade de criar , de fazer parte do processo generativo da vida . Dentro de cada um de nós há uma sede por este tipo de aprendizagem.
4. As pessoas precisam superar as deficiências de aprendizagem se realmente quiserem aprender . 
*
Aprendizagem Organizacional 
Próxima Aula 
 - REVISÃO 
 
Trazer resposta das “Questões de Revisão” pag 240 - pontuação para AV2
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando