Buscar

TESTE 17 DE CONHECIMENTO AULA 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2º TESTE DE CONHECIMENTO AULA 08
SISTEMA DE SEGURANÇA PUBLICA
O Guarda Municipal Sicrano está realizando patrulhamento a pé em certo trecho de sua cidade. Ele observa que um homem está quebrando um telefone público. Ao lhe ordenar que pare com sua ação, Sicrano observa que o homem se deita no chão, negando-se a levantar para ser revistado ou algemado. Sicrano usa de força para levantar o cidadão, revistando-o e o prendendo. Diante da narrativa, temos as seguintes assertivas: I ¿ Sicrano não poderia ter ordenado que o cidadão parasse de quebrar o telefone público. II ¿ Sicrano usou a força amparado pelo estrito cumprimento do dever legal. III ¿ Sicrano prendeu legalmente o cidadão. Diante do exposto, podemos afirmar que:	
Certo	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
Fulano, Policial Militar, desconfia das atitudes de certo cidadão. Aborda-o mas nada encontra que possa configurar a prática de crime ou contravenção. Irresignado, leva o abordado para a Delegacia Policial mais próxima, lá o mantendo por um período de 12 horas, enquanto seus antecedentes são pesquisados. Podemos afirmar que:	
Certo	Fulano somente poderia prender o cidadão em caso de flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente.
	
O Guarda Municipal Beltrano é obrigado a usar seu bastão contra um cidadão que, sem motivação explícita, tenta agredi-lo, afirmando que ele é um representante de um tirano. Podemos afirmar que Beltrano:	
Certo	Não praticou qualquer crime pois sua ação pode ser caracterizada como legítima defesa.
	
O Guarda Municipal Fulano defende-se de agressão cometida por cidadão que participava de manifestação em frente ao Prédio da prefeitura da cidade. O Guarda domina o agressor, algemando-o. Após, leva-o para a viatura. No carro, o GM bate com o bastão nas pernas e braços do preso. Podemos afirmar que Fulano:
Certo	Errou ao agredir o cidadão que estava preso, cometendo crime.
	
O Policial Militar Sicrano dá voz de prisão a um cidadão que, sob o argumento de que estava manifestando-se contra o governo, quebrou o vidro de um estabelecimento comercial. O cidadão deita no chão, recusando-se a obedecer a ordem de Sicrano de levantar-se. O Policial levanta o manifestante do chão, revistando-o e algemando-o. Podemos afirmar que Sicrano:	
Certo	Não praticou qualquer crime pois sua ação pode ser caracterizada como estrito cumprimento do dever legal.
	
Um fato antijurídico é aquele que:	
Certo	É contrário a lei, contrário ao ordenamento jurídico.
Ao realizar patrulhamento a pé em certo trecho, o Policial Militar Fulano depara-se com um cachorro que tenta mordê-lo. Fulano usa seu espargidor de gás pimenta, fazendo com que o animal fuja. O dono do cachorro aborda Fulano e, armado com um pedaço de madeira, tenta bater no Policial. Fulano usa o espargidor de gás novamente, debilitando o agressor e o algemando. Diante da história, temos as seguintes assertivas: I ¿ Fulano não cometeu qualquer crime ao usar o espargidor contra o cachorro, posto que agiu em estado de necessidade. II ¿ Fulano não cometeu qualquer crime ao usar o espargidor contra o homem, posto que agiu em legítima defesa. III ¿ A prisão efetuada por Fulano é legal. Diante do exposto, podemos afirmar que:	
Certo	Todas as assertivas estão corretas.
	
Podemos afirmar que a justiça restaurativa é:	
Certo	Um programa que faz com que a vítima, o criminoso e a comunidade afetada participem da resolução do caso

Outros materiais