Buscar

01.2011 VS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Pólo Universitário de Volta Redonda
Escola de Ciências Humanas e Sociais
Curso: ADMINISTRAÇÃO/CONTABILIDADE - Disciplina: MICROECONOMIA
Código VAD00055 – Turma A2 – Sala 107
Segunda Feira de 18h às 20h e Quarta Feira de 18h às 20h
Prof: Fabio Henrique Cazeiro de Mayrinck
fabiohenrique@id.uff.br
Aluno: ______________________________________________________________________________
Verificação Suplementar – 04/07/11 
Questão 01) Considere dois consumidores, A e B, sendo e as suas respectivas funções de utilidade, considerando que os dois consumidores tenham renda igual a 1.000 e os preços dos bens x, y, z e w sejam, respectivamente, 1, 2, 4 e 1, então marque a alternativa correta. (1,0 ponto)
A) No equilíbrio a disposição do consumidor A de trocar y por x (TMS) é menor, em módulo, do que a disposição do consumidor B de trocar w por y.
B) O consumidor B pode ser considerado irracional, pois obtém satisfação consumindo um bem não desejado pelo consumidor A 
C) O consumidor A pode ser considerado mais racional que o consumidor B, pois distribui melhor sua satisfação entre os bens consumidos. 
D) No equilíbrio o consumidor B se dispõe a pagar um preço pelo bem y maior do que o preço que o consumidor A se dispõe a pagar pelo mesmo bem y.
E) No equilíbrio o consumidor A obtém uma satisfação muito maior do que o consumidor B.
Questão 02) Considere dois consumidores, A e B, sendo e as suas respectivas funções de utilidade, considerando que o consumidor A tenha uma renda de 1.000 e o consumidor B tenha uma renda de 5.000, os preços dos bens x, y e z sejam, respectivamente, 1, 2 e 2, então marque a alternativa correta. (1,0 ponto)
A) No equilíbrio o consumidor B obtém uma satisfação cerca de 167% maior do que o consumidor A.
B) Caso o governo crie um racionamento para o bem z, determinando que ninguém possa comprar mais do que 500 unidades do bem z, então o consumidor B será relativamente mais prejudicado do que o consumidor A.
C) Para o consumidor B é preferível pagar um imposto de renda de 40% do que ter o consumo do bem z racionado à no máximo 500 unidades.
D) Caso o governo crie um imposto sobre o preço do bem y o consumidor A será relativamente mais prejudicado do que o consumidor B, pois como o consumidor A tem uma renda menor então tal imposto o empobreceria mais do que o consumidor B.
E) No equilíbrio o consumidor B tende a consumir, relativamente à sua renda, uma quantidade maior do bem y do que o consumidor A.
Questão 03) Considere um mercado perfeitamente competitivo no qual a curva de oferta de mercado seja expressa pela seguinte função: , e a curva de demanda de mercado seja expressa pela seguinte função: , então marque a alternativa correta. (1,0 ponto)
A) O excedente total é formado principalmente pelo excedente dos produtores.
B) O excedente do consumidor é igual ao excedente do produtor
C) O excedente total gerado nesse mercado será reduzido caso o governo crie um imposto sobre o preço do produto.
D) A única forma de se aumentar o excedente total nesse mercado é reduzindo os custos de produção.
E) A busca de lucro pelas firmas é uma fonte de peso morto para o setor.
Questão 04) Considere uma firma com a seguinte função de produção: , onde K1, K2 e L1, L2 são, respectivamente, os estoque de capital tipo 1 (não especializado) e 2 (especializado) e trabalho tipo 1 (não especializado) e 2 (especializado), então marque a alternativa correta (1,0 ponto)
A) Qualquer que seja o preço dos dois tipos de capital e trabalho a firma deve utilizar mais trabalho que capital.
B) Essa função de produção apresenta retorno (ou rendimento) de escala constante.
C) Qualquer que seja o preço do capital tipo 1 e 2 a firma deve utilizar mais capital do tipo 2 do que do tipo 1.
D) Caso o capital tipo 2 se torna absurdamente caro então essa firma deixará de utilizar esse fator de produção, compensando isso com o aumento nos outros fatores de produção.
E) Para esta função de produção o aumento na quantidade produzida só é possível com o aumento no uso de todos os fatores de produção.
Questão 05) Considere uma firma monopolista que enfrente a seguinte curva de demanda: e possua a seguinte estrutura de custos: . Então marque a alternativa correta. (1,0 ponto)
A) Essa firma enfrenta uma curva de demanda com elasticidade preço da demanda constante e igual a -0,5.
B) Esse monopolista não gera peso morto para a economia, pois a curva de demanda é perfeitamente elástica.
C) Essa firma produzirá uma quantidade de aproximadamente 528 unidades de produto
D) Essa firma obterá um lucro extraordinário de aproximadamente $ 37.000
E) Essa firma obterá um lucro extraordinário médio de aproximadamente $ 259
Questão 06) Marque verdadeiro (V) ou falso (F). (cada item vale 0,25 pontos)
	01
	V
	Custo de oportunidade, também conhecido como custo econômico ou oculto, pode ser definido como o ganho que se abre mão por se destinar recursos a um investimento em detrimento de oportunidades alternativas.
	02
	F
	Para que uma firma obtenha lucro máximo é necessário produzir até o momento em que o custo marginal iguale a receita marginal. Sendo que para uma firma competitiva a receita marginal é tanto menor quanto menor for a elasticidade preço da demanda.
	03
	F
	A curva de oferta de uma firma com poder de mercado é a curva de custo marginal a partir do momento em que o custo marginal se torna maior que o custo total médio.
	04
	F
	O preço de equilíbrio de longo prazo de um mercado perfeitamente competitivo é dado pelo valor do custo total mínimo da firma de menor custo entre todas as firmas que se mantenham produzindo nesse mercado.
	05
	F
	Um aumento de demanda sempre leva a aumentos na quantidade produzida e no preço do produto
	06
	V
	A curva de custo total exibe, em geral, um formato cúbico, pois para baixos níveis de produção é possível aumentar a produção com custos que crescem menos que proporcionalmente ao aumento na produção, devido a ganhos de escala e eficiência, enquanto para altos níveis de produção os aumentos na quantidade produzida aumentam os custos mais que proporcionalmente, devido a perda de eficiência e deseconomias de escala.
	07
	V
	Economia de escala, ou retorno de escala, significa a possibilidade de reduzir o custo médio de produção com o aumento da quantidade produzida, ou o aumento no uso de fatores de produção. Uma função de produção do tipo exibe retorno de escala constante.
	08
	F
	Uma firma com uma função de produção do tipo e que tenha um orçamento de $ 1.000 e preços do capital igual a $ 1 e do trabalho igual a $ 0,5 adquirirá cerca de 800 unidades de trabalho e 200 de capital
	09
	V
	Quanto menos elástica for a curva de demanda de mercado maior será, a longo prazo, o preço cobrado pelo produto por uma firma oligopolista ou monopolista.
	10
	F
	Quanto menos elástica for a curva de demanda de mercado maior será, a longo prazo, o preço cobrado pelo produto pelo conjunto de firmas competitivas que explorem esse mercado.
	11
	V
	Uma firma competitiva que tenha uma função de produção do tipo utilizará mais recursos que uma firma monopolista com uma função de produção idêntica.
	12
	F
	Uma firma monopolista que tenha uma função de produção do tipo utilizará tantos recursos (capital e trabalho) quanto uma firma competitiva com uma função de produção idêntica, caso a firma monopolista enfrente uma curva de demanda negativamente inclinada.
	13
	F
	Peso morto é a perda de bem estar na economia, essa perda pode ser calculada pela perda de excedente dos consumidores.
	14
	V
	Uma política governamental de preço mínimo gera peso morto para a sociedade como um todo, pois para manter tal política o governo pode adquirir o excesso de produção gerado pelos produtores que passarão a produzir o produto devido ao preço vantajoso, caso o governo não limite o número de produtores na economia, com isso toda a sociedade acaba pagando, via tributação, para adquirir um produto numa quantidadenão socialmente desejável.
	15
	F
	Uma política governamental de preço mínimo só gera peso morto se o preço estabelecido pelo governo for superior ao preço de equilíbrio de mercado, e para manter tal política o governo restringe o número de produtores e a quantidade total a ser produzida por tais produtores.
	16
	V
	Uma política governamental de preço máximo só gera peso morto se o preço estabelecido pelo governo for inferior ao preço de equilíbrio de mercado.
	17
	V
	Uma firma monopolista não gera peso morto para a economia caso sua curva de demanda seja perfeitamente elástica.
	18
	F
	Uma firma competitiva com duas fábricas, sendo o custo de produção da fábrica 1 e o custo de produção da fábrica 2, e que produza um produto cujo preço no mercado seja $ 200 obterá um lucro de $ 15.000.
	19
	F
	Uma firma monopolista com duas fábricas, sendo o custo de produção da fábrica 1 e o custo de produção da fábrica 2, e que produza um produto cuja demanda inversa de mercado seja cobrará um preço de $ 200 pelo produto e produzirá 80 unidades na fábrica 1 e 50 unidades na fábrica 2.
	20
	V
	Uma firma monopolista com duas fábricas, sendo o custo de produção da fábrica 1 e o custo de produção da fábrica 2, e que produza um produto cuja demanda inversa de mercado seja obterá um lucro de $ 24.000.

Continue navegando