Buscar

aula 4 Jean Jacques

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Ciência Política e Teoria Geral do Estado
 (D 102)
prof. Jackson Bitencourt
*
Jean-Jacques Rousseau
□Opunha-se ao absolutismo, ao mercantilismo e ao dogmatismo religioso.
□Tornou-se um crítico mordaz do processo Civilizatório-Ocidental e do Capitalismo.
□Para esse autor, antes da sociedade propriamente dita, existiria uma situação em que os homens viviam de maneira muito simples, ou até mesmo rústica. Rousseau denomina este momento de Estado de Natureza.
*
Jean-Jacques Rousseau
□A liberdade só teria sentido se fosse baseada na igualdade.
□Discussão sobre o contrato social, deixando claro que a igualdade é fundamentalmente jurídica. 
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
*
Jean-Jacques Rousseau
□A desigualdade, por outro lado, condena os homens a não-liberdade. A lei era a base de sua teoria, que considerava a obrigatoriedade de os homens serem iguais perante ela.
□A desigualdade social era um fenômeno gerado pela própria sociedade e não uma condição natural, apesar de existirem as desigualdades de natureza física e psíquica.
□A única possibilidade de impedir uma Revolução seria realizar a limitação da propriedade privada.
*
Jean-Jacques Rousseau
□Os homens seriam livres e iguais e o contrato social era uma forma de selar o pacto de submissão de todos os indivíduos e dos governantes de uma sociedade à vontade geral.
□Desenvolvimento da ideia de bem comum → obedecer a uma lei auto-imposta é liberdade. 
□Preocupação com as formas de perpetuação da própria desigualdade → por isso suas análises sobre o papel das instituições no processo de manutenção e de reprodução das condições desiguais.
*
Jean-Jacques Rousseau
□A questão básica no pensamento de Rousseau referia-se à igualdade moral e legítima → possibilidade de uma sociedade que tivesse como base a igualdade jurídica de todos os seus membros.
□Do Contrato Social (1762).
□Proeminente defensor da República e da democracia → "Devemos obedecer a voz da maioria".
*
Jean-Jacques Rousseau
□Do contrato Social: “uma livre associação de seres humanos inteligentes, que deliberadamente resolvem formar um certo tipo de sociedade, à qual passam a prestar obediência mediante o respeito à vontade geral. 
 ●Campo político: encara o Estado como objeto de um contrato no qual os indivíduos não renunciam a seus direitos naturais, mas ao contrário, entram em acordo para a proteção desses direitos e que o Estado é criado para preservá-los. 
*
Jean-Jacques Rousseau
□Rousseau reforça o contrato social através de sanções rigorosas, pois, acreditava serem necessárias para a manutenção da estabilidade política do Estado por ele preconizado.
 II - Campo religioso: deveria ser concedida tolerância a todas as religiões, e cada uma delas conceder tolerância às demais. O Estado não deveria estabelecer uma religião, mas deveria usar a lei para banir qualquer religião que fosse socialmente prejudicial. 
*
Jean-Jacques Rousseau
 III - Campo educacional: "o homem é naturalmente bom e má é a educação dada pela sociedade”. 
□Como minimizar as desigualdades sociais:
 I - Igualdade de direitos e de deveres políticos ou o respeito por uma "vontade geral“;
 II - Educação pública para todas as crianças (devoção à Pátria e austeridade moral);
 III - Sistema econômico que combinasse os recursos da propriedade pública com taxas sobre as heranças.
*
Jean-Jacques Rousseau
□Com quem concordava:
 I - Teoria política de Rousseau → síntese do pensamento de Hobbes e de Locke → o homem teria direitos naturais (vida, liberdade e propriedade) → os interesses de um indivíduo perante o seu próximo poderiam acabar ameaçando a garantia de tais direitos → o Estado surgiu como uma instituição social coletivamente aceita na garantia de tais direitos. 
*
Jean-Jacques Rousseau
 II - Iluministas → o homem era naturalmente bom, porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo → se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada → os direitos naturais, o respeito à diversidade de idéias e a justiça deveriam trazer a melhoria da condição humana. 
*
Jean-Jacques Rousseau
□Com quem não concordava:
 I - John Locke e outros tinham assumido que o desejo da maioria deve ser o correto → Rousseau questionava essa postura: a maioria podia estar desejando alguma coisa contrária ao bem comum e não poderiam ser aceitas. A vontade geral deveria prevalecer, pois, assegurava a liberdade, a igualdade e a justiça dentro do Estado.
*
Jean-Jacques Rousseau
 II - Voltaire criticava Rousseau: "ninguém jamais pôs tanto engenho em querer nos converter em animais" e que ler Rousseau faz nascer "desejos de caminhar em quatro patas" → o propósito de Rousseau era combater os abusos e não repudiar os mais altos valores humanos. 
 III - Locke admitia a perda de liberdade: “O homem por ser livre por natureza não pode ser privado dessa condição e submetido ao poder de outro sem o próprio consentimento“→ para Rousseau, o homem não pode renunciar à sua liberdade → seria uma exigência ética fundamental. 
*
Jean-Jacques Rousseau - resumo
□Rousseau foi uma figura diferenciada e, ao mesmo tempo, bastante controvertida que integrou o grupo dos pensadores iluministas. Questionou fortemente os fundamentos da civilização ocidental. Atacou as desigualdades socioeconômicas e o despotismo político; propôs uma outra forma de organização societária, baseada na relativa igualdade e limitação da propriedade privada.
*
Jean-Jacques Rousseau - resumo
□Ricos e pobres unidos por um contrato social, que pudesse permitir o máximo possível de harmonia e de desenvolvimento coletivo. O pensamento de Rousseau inspirou as práticas e teorias de socialistas e anarquistas de todos os tempos. Robespierre, por exemplo, foi seu ardente e sincero discípulo, atuante no período de domínio jacobino na Revolução Francesa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais