Buscar

desafio profissionalbrinquedoteca



Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO CAMPO LIMPO
PEDAGOGIA – 4ª SÉRIE
DISCIPLINAS NORTEADORAS: ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINQUETOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTIL E MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
RITA DE FÁTIMA GONÇALVES PISNISKI - RA 2834319068
 
 
DESAFIO PROFISSIONAL: Implantação de Brinquedoteca em Centro Municipal de Educação Infantil
TUTORA ELIZÂNGELA SIQUEIRA
 
São Paulo,
Outubro / 2016
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO...............................................................	02
2 	JUSTIFICATIVA .......................................…................. 	03
3	OBJETIVOS .................................................................. 	04
3.1 	OBJETIVOS ESPECÍFICOS ............................................... 04
4 DESCRIÇÃO METODOLÓGICA ................................... 05	
4.1 	Implantação da brinquedoteca ..................................... 06
4.1.1 	Recursos humanos ....................................................................... 06
4.1.2 	Espaço físico ................................................................................. 06
4.1.3 	Recursos materiais ......................................................................... 06
4.2 Critérios de aquisição e uso dos brinquedos ......... 08
5 	AVALIAÇÃO .................................................................... 09
6 Considerações finais ..........................................	10	
REFERÊNCIAS ..................................................................... 11
02
1 INTRODUÇÃO 
Vivemos numa época em que a criança não tem mais liberdade de brincar como antigamente nas ruas, nas praças, seja por falta de tempo, de espaços ou de segurança nos espaços disponíveis. O fato é que as crianças de hoje passaram a brincar menos. Muitas dessas crianças sofrem com a falta de oportunidade de socialização e de brincar livremente comprometendo assim seu desenvolvimento cognitivo e motor, visto que muitas não tem momentos para correr, pular e outras atividades comuns na infância. 
No intuito de valorizar a brincadeira é que surge a ideia de implantação de uma brinquedoteca neste Centro Municipal de Educação Infantil, suprindo a necessidade de um espaço onde a criança possa se integrar socialmente e vivenciar atividades em um ambiente repleto de ludicidade. Neste sentido, a brinquedoteca será um espaço para que o jogo e a brincadeira sejam tratados como atividades onde a criança representa seus desejos, sua realidade através do faz-de-conta, além de despertar a criatividade, o raciocínio, o significado do convívio com outras crianças, pois a criança que vive em comunidade adquire valores de grupo.
Assim o Centro Municipal de Educação Infantil, através de sua brinquedoteca, pensa em ampliar a possibilidade de concretização das suas intenções educativas, uma vez que esse espaço possibilita oportunidades de educar e cuidar através de brincadeiras livres e orientadas, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.	
Salientamos que, este ambiente não significa apenas uma sala com brinquedos, mas uma postura frente à educação. Isto significa abandonar métodos e técnicas tradicionais e buscar o novo não pelo modernismo, mas pela convicção que representa, é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil, proporcionando um ambiente onde o estímulo, a criatividade e resgate de brincadeiras e brinquedos estejam presentes.
03
2 JUSTIFICATIVA 
O Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI - atende crianças de 4 meses até 4 anos de idade, caracterizando-se, portanto, como uma Instituição de atendimento à infância. O trabalho educativo prestado pelo CMEI na modalidade a que se propõe está pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Reconhecer o direito da criança e procurar garanti-lo de acordo com a Constituição vem sendo uma prática e uma busca constante desta instituição, pois entendemos que o brinquedo e a brincadeira são constitutivos da infância. Desta forma, pensando na busca de conhecimento e na qualidade de atendimento oferecido às nossas crianças, os profissionais do CMEI viram na Brinquedoteca uma alternativa eficaz de garantir neste espaço o direito ao brincar.
A presença da Brinquedoteca na vida de nossas crianças terá um papel fundamental uma vez que proporcionará aprendizagem e desenvolvimento de habilidades de forma natural e agradável. No entanto pensar a Brinquedoteca num âmbito de um Centro de Educação Infantil é pensar não só num espaço de reconhecimento de direitos das crianças, mas também pensar na possibilidade de parcerias com profissionais de outras instituições de Ensino, em projetos de pesquisa e extensão, como mediadores entre a criança e o objeto da brincadeira, é criar espaços de formação objetivando especialmente a formação de professores, mediadores, brinquedistas, estagiários, é pensar em possibilidades de pesquisa sobre o brincar e o brinquedo, a criança na convivência com situações lúdica e de aprendizagem no processo de desenvolvimento, como também criar um acervo onde se inclua tanto o brinquedo tecnológico quanto o brinquedo construído e fabricado pela própria criança. 
Assim o CMEI, através de sua brinquedoteca, poderá ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que irá possibilitar oportunidades de educar e cuidar através de brincadeiras livres e orientadas, contribuindo para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.	
04
3 OBJETIVO
Partindo do princípio que brincar é um direito da criança e que toda brincadeira, é uma forma de atividade social infantil onde a característica imaginativa favorece uma ocasião educativa única para a criança, este projeto objetiva proporcionar às crianças atendidas nesta unidade educacional um espaço que busque estimular a criança a brincar livremente, com acesso a uma grande variedade de brinquedos em um ambiente especialmente lúdico, no qual tenham a oportunidade de se relacionar com o grupo de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo escolar ou institucional. É um espaço onde tudo deverá convidar a explorar, sentir, experimentar e assim vivenciar situações que permitam criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, éticas e atitudes diante de outras crianças.	
3.1 objetivos específicos
Proporcionar oportunidade para que as crianças possam brincar sem cobrança de desempenho;
Propiciar um espaço alegre com muitos brinquedos de diferentes tamanhos e diversas faixas etárias; 
Estimular o desenvolvimento da capacidade de concentração e atenção;
Estimular o desenvolvimento pessoal e cognitivo através do brinquedo;
Estimular o prazer pelo faz-de-conta e pelo jogo simbólico;
Estimular o desenvolvimento integral das crianças, desfazendo preconceitos;
Favorecer as relações interpessoais;
Valorizar o brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social;
Incentivar o respeito ao outro e o cuidado com os espaços da escola;
Proporcionar oportunidades de brincar e criar.
05
4 DESCRIÇÃO METODOLÓGICA
O presente será desenvolvido por professores e demais voluntários, tais como bolsistas e estagiários de cursos de Letras ou Pedagogia. Para tanto, serão utilizadas diversas estratégias de trabalho, a promoção de atividades lúdicas através de jogos pedagógicos, brincadeiras populares, brinquedos diversos, leitura de livros de histórias infantis, a produção dos seus próprios brinquedos, divulgação à comunidade da existênciada Brinquedoteca. 	
Os usuários serão crianças na faixa etária até quatro anos de idade regularmente matriculadas no CMEI, podendo estender-se a irmãos e familiares mais velhos, selecionadas pela coordenação do CMEI que analisará a necessidade de cada aluno (a) /pai (mãe) de trazer outras crianças para a Brinquedoteca. Todas as atividades realizadas no espaço deverão promover uma reflexão e embasamento teórico a respeito deste trabalho e serão registradas em diários de atividades para discussão e avaliação futuras junto ao grupo de educadores.
Na Brinquedoteca serão desenvolvidas atividades lúdicas através de jogos simbólicos (imitação do cotidiano de uma família: os papéis de cada membro da família), brincadeiras populares (esconde-esconde etc.), uso de brinquedos diversos estruturados (carros, bonecas, jogo de montar etc.) ou não (sucatas), leitura de livros infantis e construção de jogos e brinquedos artesanais fabricados pelas crianças com o auxílio das professoras ou dos familiares. Essas construções ajudam a conscientizar sobre a reutilização de materiais. O faz-de-conta será estimulado através do uso das roupas e fantasias e do reconto de histórias através do teatro de fantoches.
Todos os envolvidos terão clareza de que a Brinquedoteca tem como proposta favorecer a brincadeira. É um retorno ao lúdico, dessa forma, esse espaço porá em evidência não só a função lúdica, mas também, a socialização, a interação, o desenvolvimento das potencialidades de linguagem das crianças, etc. Por isso, será necessária a aquisição de brinquedos compatíveis com diferentes faixas etárias, para que estes objetos não sirvam apenas para serem manuseados de maneira aleatória, mas que tenham a função de divertir, mexer com a imaginação das crianças e ao mesmo tempo educa-las proporcionando momentos de descontração. As interações e a brincadeira são consideradas eixos fundamentais para se educar com qualidade.
06
4.1 IMPLANTAÇÃO DA BRINQUEDOTECA 
O brinquedo visto como suporte da brincadeira pode ser industrializado, artesanal ou fabricado pela professora junto com a criança e sua família. Para brincar numa instituição educacional não basta disponibilizar brinquedos e brincadeiras, é preciso planejamento do espaço físico e das ações intencionais que favoreçam um brincar de qualidade. As crianças atendidas pelo CMEI são pequenas e ainda vulneráveis e todos os materiais disponibilizados deverão estar adequados à faixa etária atendida. Partindo desses pressupostos, segue relação de recursos humanos, físicos e materiais, necessários à implantação de nossa Brinquedoteca.
4.1.1 Recursos humanos	
Professores;
Estagiários e bolsistas;
Voluntários (familiares ou comunidade).
4.1.2 Espaço físico
A Brinquedoteca deverá ocupar a Sala 5 - localizada no andar térreo do CMEI, medindo aproximadamente 25m². É uma sala de fácil acesso para todas as crianças, bem ventilada, com iluminação natural satisfatória. Para que esteja totalmente adequada ainda é necessário que se faça algumas adequações:
Pintura com cores alegres que estimule o bem-estar das crianças;
Porta da entrada se possível de vidro temperado com mola para que se evite acidentes como apertar os dedos das crianças, e o bater de porta;
Instalação de bebedouro, para evitar o sobe e desce das crianças.
4.1.3 Recursos materiais
Dois armários pequenos para acomodar os brinquedos;
07
Cestinho para lixo;
Caixas plásticas reforçadas e baús para acomodar os brinquedos de encaixe e outros;
Livros e revistas que podem ser acomodados em caixas ou estante;
Fantasias;	
Teatro de fantoches e fantoches diversos;
Audiovisuais;	
Tapetes de EVA;
Pufes e almofadas;
Tintas, lápis e papéis variados;
Piscina de bolinhas;
Casinhas e materiais para cabaninhas;
Móveis infantis retráteis (mesas e cadeirinhas);
Brinquedos adequados às diferentes faixas etárias:
Brinquedos e materiais para bebês
Bolas de diferentes tamanhos e materiais (plástico, espuma, etc.)
Colcha ou rede para balançar os bebês
Bichinhos para morde e pegar
Carrinhos grandes para entrar/empurrar
Blocos plásticos de encaixe
Brinquedos musicais ou sonoros
Kit de construção de espuma
Cavalos de balanço
Estrutura de espuma para brincadeiras motoras
Brinquedos e materiais para crianças pequenas
Bonecas e bonecos
Carrinhos
Carrinhos de bebê
Acessórios para brincadeiras de faz de conta (fogão, cama, mesa, pratos, frutas e verduras, etc.)
Jogos de construção
08
Blocos lógicos
Boliche
Jogos de montar
Jogos de mesa (dominó, memória)
Quebra cabeças
Instrumentos musicais ou brinquedos com sons
4.2 Critérios de aquisição e uso dos brinquedos e outros materiais
Os materiais e brinquedos que irão compor o acervo do CMEI podem ser advindos de doações ou compra, mas, em qualquer dessas modalidades o brinquedo deve passar por critérios de seleção e aprovação, pela equipe pedagógica. 
Todas as compras serão feitas mediante cotação de preços e aprovação da direção do CMEI, seguindo regras de transparência de gastos e prestação de contas aos patrocinadores, familiares e funcionários da instituição, dando ampla publicidade aos gastos realizados.
A compra seguirá os critérios abaixo:
Tipos diversos do mesmo brinquedo (tamanhos e materiais diferentes);
Quantidade suficiente para todas as crianças;
Resistência do material (pedir amostra e testar antes da compra);
Referências do fabricante;
O brinquedo deve atender normas de segurança;
Possuir selo do inmetro;
Jogos e brinquedos não devem conter peças pequenas;
Pelúcias e brinquedos de pano com costuras reforçadas e material antialérgico;
Não ser tóxico e nem fabricado com material tóxico;
Não conter farpas, não soltar lascas ou se esfarelar;
Produtos e madeira devem ser colados, não podem ter pregos;
Ser leve para facilitar o manuseio;
Brinquedos construídos no CMEI ou por artesãos deve seguir os mesmos critérios.
09
5 AVALIAÇÃO
A avaliação deste projeto será realizada em caráter permanente, deverá ser formativa, contínua e processual, através de observação. Todos os envolvidos deverão participar, ainda que em diferentes níveis do processo avaliativo.
Caberá aos professores e demais educadores presentes nas atividades da Brinquedoteca observar as crianças e fazer registro individuais sobre elas durante as brincadeiras. Verificar como reagem as intervenções e como se apropriam dos materiais, como seguem os combinados e de que maneira interagem com turmas de diferentes idades. 
A partir dessas observações serão gerados relatórios para que se façam possíveis adequações relacionadas ao uso e funcionamento da Brinquedoteca. Além disso, é a partir dessas observações diárias que será possível analisar se a Brinquedoteca está cumprindo os objetivos propostos.
A avaliação terá ainda a função de prestação de contas a todos os envolvidos e é necessária para que se instituam critérios, acordos e regras para o bom e efetivo uso do espaço em questão.
 10
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nos tempos atuais é fundamental a mobilização e o desenvolvimento da dimensão brincante e brincalhona dos educadores do Centro Municipal de Educação Infantil para garantir o direito ao brinquedo e à brincadeira. Por isso é importante a formação inicial e continuada de professores e demais educadores que atuam nessa área. Sem interações e brincadeiras de qualidade, os materiais e os brinquedos perdem o significado.
A qualidade da educação infantil está diretamente relacionada à concepção equivocada de que o brincar depende apenas da criança, não demanda suporte do adulto, observação, registro e nem planejamento. Tal visão precisa ser desconstruída, uma vez que a criança não nasce sabendo brincar. Ao ser educada, a criança deve entrar em um ambiente organizado para recebê-la, relacionar-se com as pessoas (educadores, pais e outras crianças), escolher os brinquedos, descobrir os usos dos materiais e contar com a mediação do adulto ou de outra criança para aprender novas brincadeiras e suas regras. Depois que aprende, a criançareproduz ou inventa novas brincadeiras e assim vai garantindo a ampliação de suas experiências. É nesse processo que vai experimentando o ler o mundo para explorá-lo: vendo, falando, movimentando-se, fazendo gestos, desenhos, marcas e encantando-se com suas descobertas.
A infância, a criança e o brinquedo são temas importantes para nossas reflexões. O bebê ingressa no CMEI, cresce e vai embora, sua infância é passageira. Se não garantirmos a qualidade da experiência de cada criança no seu curto espaço de tempo vivenciado na educação infantil, deixaremos de cumprir nosso papel ético, social e educativo.
]
11
REFERÊNCIAS 
BIBLIOGRAFIA
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos, brincadeiras e materiais para bebês: material de orientação pedagógica: módulo 2. Brasília: MEC/SEB, 2012.
________ . Brinquedos, brincadeiras e materiais para crianças pequenas: material de orientação pedagógica: módulo 3. Brasília: MEC/SEB, 2012
________ . Critérios de compra e uso dos brinquedos e materiais para instituições de educação infantil: material de orientação pedagógica: módulo 5. Brasília: MEC/SEB, 2012
________ . Organização do espaço físico, dos brinquedos e materiais para bebês e crianças pequenas: material de orientação pedagógica: módulo 4. Brasília: MEC/SEB, 2012
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. Ed. Ground, 2007.
WEBGRAFIA
OLIVEIRA, Marcos Martins de. A Importância do Brincar. Faculdade de Educação – USP. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HpiqpDvJ7-8>. Acesso em: 10 set. 2016. 
BASEIO, Maria Auxiliadora; CUNHA, Maria Zilda da. Tecnologias e Literatura para crianças. Literartes, São Paulo, v. 1. n. 1, p. 1-14, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/47172/50903>. Acesso em: 31 ago. 2016. 
ESCOLAS públicas apostam na tecnologia dentro das salas de aula. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=U56apjVYR9w>. Acesso em: 31 ago. 2016. 
EUSTÁQUIO, Rosilane Neves Pinto. A importância da brinquedoteca no espaço escolar. Disponível em: < http:// www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-brinquedoteca-no-espaco-escolar/111263ixzz4LIIMZkj>. Acesso em: 25 set. 2016.
12
JARDIM, Tatiane M. S. Desafio Profissional de Organização e Metodologia em Educação Infantil; Brinquedoteca e o Elemento Lúdico; Didática de Contar Histórias; Literatura Infanto-juvenil; Multimeios aplicados à Educação. [On-line]. Valinhos, 2016. p. 01-09. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 31 ago. 2016.
JEAN Piaget - Fases do desenvolvimento. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EnRlAQDN2go >. Acesso em: 22 set. 2016. 
ROSA, Fabiane V. da; KRAVCHYCHYN, Helena; VIEIRA, Mauro Luis. Brinquedoteca: a valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010465782010000200002>. Acesso em: 25 set. 2016.