Buscar

Resumo crítico do filme A Corporação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Curso: Bacharelado em Ciências e Tecnologia
Disciplina: Sociologia
Professor: Davi da Costa Almeida
Aluno: Brendel Freitas Duarte
Turma: 02
Tema: Resumo crítico do filme A Corporação (The Corporation)
Pode se observar no filme que mesmo que as pessoas não percebam ou não tenham conhecimento suficiente o mundo está tomado pelas corporações que é um conjunto de acionistas que sempre buscam ao máximo aumentar seus lucros vendendo seus produtos.
Para os sócios das corporações não importa como seus produtos estão sendo produzidos, os locais de produção ou até mesmo quem produz o que realmente os interessa é o montante que vai cair nas suas contas no final de cada mês.
 Visando isso muitas corporações têm seus escritórios localizados nas grandes capitais perto do conforto de casa e possuem suas linhas de produção em países pobres onde a população passa por bastante necessidade e não reclamam do baixo salário pago pelo seu trabalho, assim, com essa mão de obra barata os acionistas sempre vão ter suas metas de lucros facilmente atingida e vão crescer cada vez mais e mais.
Quando uma corporação escolhe um local para montar sua fábrica, muitas vezes agem através de estratégias perante os líderes locais e mais ainda sob a população que recebe uma lista de vantagem que todos vão ter com a chegada daquela nova fábrica na região. Essas vantagens vão de investimentos nos entornos da fábrica, disponibilidade de emprego para a população, grande receita para a localidade e até mesmo propina para os líderes da região.
Porém, quando a produção começa é tudo completamente diferente duque se esperava, os salários são baixos, os investimentos no local são mínimos, o máximo é a melhoria de uma estrada para transporte da produção e por fim todo o dinheiro gerado naquela fábrica são enviados para os escritórios nos grandes centros e de lá repassado para os acionistas.
Muitos dessas corporações estão instaladas em países que tem um baixo índice de desenvolvimento sempre buscando a mão de obra mais barato e se livrar de altos impostos ater que pagar para o governo que é o caso aqui no Brasil. Países com grande número de mão de obra barata disponíveis que é o caso da China, da Indonésia e até mesmo da Tailândia são um prato cheio para essas corporações se instalarem.
Outro fato importante de se destacar é o trabalho infantil que está associado a maioria dessas corporações, como a fiscalização nos países mais pobres são poucas fica muito fácil a exploração da mão de obra infantil e muitas vezes as famílias por não terem conhecimento o suficiente preferem que os filhos trabalhem e levem dinheiro para casa duque levem boa parte da vida frequentando a escola.
Além do mais, muito país subdesenvolvido disponibiliza grandes vantagens para as corporações se instalar em suas terras, fazendo isenções de impostos por muitos anos e vista grossa na poluição do meio ambiente, com isso é muito mais vantajoso a instalação nesses locais e depois é só pegar seus produtos e levar para os grandes centros de consumidores.
Contudo isso ainda tem países que a população não aceita muito bem essas corporações e começam a colocar obstáculos para produzir, porém, invés das corporações fazer investimentos nas melhorias dos locais elas preferem fechar as portas e procurar novas localidades que lhe propunham maior retorno de seu investimento.
Depois de toda a produção vem a hora da venda de seus produtos, como foi gasto muito pouco com a fabricação dos produtos sobram mais recursos para fazer o investimento em divulgação e marketing, com isso, contratam celebridades mundiais que passam bastante credibilidade assim a população é facilmente influenciada sobre a qualidade daquele produto e acaba pagando facilmente pelos produtos ou serviços disponibilizados.
E por fim essas corporações tem uma visibilidade de mercado muito grande, pois suas marcas estão atreladas a qualidade de seus produtos e uma ideia de que elas se preocupam com o meio ambiente o com a qualidade de vida das pessoas e pelo fato da maioria dessas corporações estarem a muito tempo no mercado mundial a população já adotou u carinho especial por elas e muitas vezes levando a acreditar que essas corporações são pessoas físicas como elas.
Por fim, em um breve resumo podemos tomar que as corporações são um grande perigo para a sociedade, usufruindo em muitos casos de trabalho escravo e trabalho infantil, causando enormes dando ao meio ambiente, fazendo concentração de capital na mão de poucas pessoas no caso os acionistas.
Outro fato também é que muitas pessoas estão acostumadas com o dinheiro fácil vindo das organizações e quando o mercado tem alguma queda devido algum desastre natural ou guerras nos países mais pobres, muitos desses acionistas acabam não resistido a tantas perdas e cometem suicídio pressionados pela sociedade e até mesmo pelos outros acionistas.

Continue navegando