Buscar

SOCIEDADE OBJETIVAS

Prévia do material em texto

1
A sociedade, atualmente, organiza-se em rede, em Rede Dinâmica nas palavras de Castells. Quais das alternativas abaixo apresentam dimensões corretas do conceito de Rede Dinâmica?
Peso: 1.0
    A-Invisibilidade, rigidez, controle. 
    B-Heteronomia, aumento do potencial autoritário, flui- dez. 
    C-Autonomia, fluidez,complexidade. 
    D-Dependência, auto-organização, relações verticalizadas. 
    E-Indeterminação, abertura, inflexibilidade. 
2
Embora o acesso e a troca de informações sempre estivessem presentes na sociedade, hoje, as mediações disseminam a informação de uma maneira inédita e com características que a distinguem das mediações anteriores, instaurando profundas mudanças na dinâmica dos fenômenos. Os dispositivos comunicacionais, hoje disponíveis, possibilitam diferentes formas de comunicação entre as pessoas, pois:
Peso: 1.0
    A-Os dispositivos comunicacionais, hoje disponíveis, possibilitam diferentes formas de comunicação entre as pessoas. 
    B-Os dispositivos rompem com a comunicação passiva, típica de mediações anteriores. 
    C-Abrem novas possibilidades aos sujeitos cujas ações retroagem sobre a sociedade, complexificando-a. 
    D-O advento das mídias interativas,como a Internet, trouxe de original, para as relações sociais,a maior possibilidade de conexão entre as pessoas, em tempo muitíssimo mais veloz e independente da distância, do espaço ou do tempo. 
    E-Todas as alternativas estão corretas.  Pag 4
3
De acordo com o capítulo Redes Sociais na Era Digital, assumimos a condição de civilização humana a partir do momento em que abandonamos o uso da violência bruta para resolver conflitos e criamos organizações e regras de convivência não violenta. O espaço das funções de mediação social - antes exclusivamente exercidas por instituições, organizações e leis -, está sendo invadido pelas novas relações de mediação simbólica, geradas a partir do sistema de comunicações em redes digitais, que influenciam o comportamento, a percepção do mundo e as relações sociais de novo tipo que emergem e se impõe na mesma proporção em que cresce o acesso da população mundial aos novos meios de comunicação-relação rede. As mensagens lançadas às redes de comunicação influenciam comportamentos, reproduzem valores; moldam nossos modos de vida.
Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Peso: 1.0
    A- O espaço das funções de mediação social antes exclusivamente exercidas por instituições e organizações, agora é somente mediado pelas leis e pela força. 
    B- Com a desestruturação social provocada pela revolução tecnológica, cada vez mais o uso da força e da violência se farão necessários para mediar as relações sociais. N
    C- As mensagens em linguagem multimídia (sons, imagens, texto e dados) que circulam nas redes digitais influenciam o comportamento social dos indivíduos e, com isso, convertem-se em instrumentos de mediação social simbólica. acho
    D- Com os novos meios de comunicação a humanidade abandou por completo o uso da força e da violência como forma de dirimir conflitos. N
    E- As mensagens que circulam nas redes digitais não passam disso; mensagens sem qualquer poder de influenciar o comportamento social dos receptores. N
4
No capítulo das Redes Sociais na Era Digital, a capacidade de pesquisar, selecionar, classificar, analisar e interpretar informações e convertê-las em conhecimento tornou-se um produto-serviço de alto valor agregado nesse sistema. O sistema, por sua vez, é alimentado e realimentado por usuários que injetam na rede o capital simbólico; intangível, resultante de suas inteligências e capacidades criativas interagentes, num processo que cresce em velocidade e volume exponenciais, movimentando uma gigantesca rede de relações sociais, políticas, econômicas e culturais.
Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Peso: 1.0
    A- Como o novo sistema de produção de riqueza baseia-se em tecnologias sofisticadas que transmitem quantidades incontáveis de informações, a inteligência, a criatividade e a capacidade de análise adquirem alto valor de mercado. 
    b- Por “capital simbólico” entende-se o dinheiro que os capitalistas investem nas suas empresas para a produção de mercadorias e serviços numa economia globaliazada. 
    C- Consumidores são alijados do novo sistema de produção de riqueza, dominado por empresas multinacionais imperialistas que visam explorar a força de trabalho escrava no mundo. Aliás o capitalismo vive da exploração do trabalho escravo. 
    D- Indivíduos com aprendizado intuitivo, mesmo sem muito estudo, serão aqueles que liderarão a sociedade tecnológica do futuro. 
    E- O aço é a principal matéria prima e o petróleo é o principal combustível na nova economia de base tecnológica na sociedade contemporânea. 
5 pag 45 resp.
Com base no capítulo Redes Sociais na era Digital, é correto afirmar:
Peso: 1.0
    A- Qualquer pessoa pode publicar conteúdo informativo numa rede social, logo, qualquer pessoa é um jornalista em potencial; N qualquer pessoa poder se tornar um produtor de conteúdo ao publicar um texto, fotografia,
vídeo ou informação numa rede social não significa que todo usuário produza notícia ou possa ser considerado
um jornalista
    B- Não existe diferença entre informação e notícia; N
    C- O jornalismo não possui mais função social e balizadora num mundo com tamanha quantidade de informações circulando; possível que o Jornalismo,
como instituição, nunca tenha sido tão criticado quanto no
presente. Se, antigamente, tínhamos um cenário em que se
tomava como verdade absoluta o que era noticiado pelo jornalismo,
    D- A imprensa não se baseia nos conteúdos publicados e compartilhados em redes sociais; N a imprensa baseia a sua
produção de notícias em parte na repercussão real ou potencial de determinados assuntos nas redes sociais, de modo que as redes pautam efetivamente o jornalismo.
    E- Os valores-notícia são um conjunto de qualidades ou atributos de um fato que fazem com que ele tenha mais chances de virar notícia do que outro; 
6
Redes sociais “analógicas” sempre existiram em alguma medida como espaços de sociabilidade envolvendo grupos unidos por laços familiares, profissionais, de amizade ou interesses em comum. Mas, ao mesmo tempo, o cenário que se desenha após a popularização da Internet banda larga, das redes sociais e dos dispositivos móveis de comunicação (como smartphones, tablets e notebooks) embaralha alguns conceitos e torna confusos alguns limites que dizem respeito aos fenômenos mencionados acima como, por exemplo:
Peso: 1.0
    A- as fronteiras entre o público e o privado; 
    B- as diferenças entre a notícia e o boato; 
    C- entre um jornalista e um cidadão comum; 
    D-rede social e um veículo de comunicação tradicionalmente instituído; 
    E- Todas as questões estão corretas; 
Pág: 34 – tenho certeza 
7 pag 79
A globalização é comumente analisada pelo viés econômico. No entanto, ela é, também, um processo complexo e inseparável de suas dimensões de integração social, política e cultural, que decorre da interconexão de todas as regiões e comunidades do planeta terra por sistemas de comunicação on-line em tempo real. Segundo Hall, esse processo de integração estaria fragmentando as "paisagens culturais de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e nacionalidade", que forneciam "sólidas localizações aos indivíduos sociais" aos indivíduos e coletividades no período antecedente da história.
Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Peso: 1.0
    A-A globalização está destruindo as bases sociais e morais da sociedade atual e por esta razão ela deve ser evitada. 
    B- A globalização está harmonizando e integrando a vida dos indivíduos na sociedade contemporânea como nunca antes no planeta. 
    C- Somente a religião e sólidos valores morais do passado podem salvar a humanidade da catástrofe da globalização. 
    D- A globalizaçãonão exerce efeito sobre a vida dos indivíduos contemporâneos. 
    E-A globalização, para ser corretamente compreendida, deve ser analisada por uma abordagem teórica que analise os fenômenos de maneira multidimensional e multidisciplinar. P 86 
8 pág 82
Com base no capítulo Jogo de espelhos: a crise das identidades sociais na sociedade contemporânea, a definição de um indivíduo imerso num oceano de referências externas, composto de infinitas combinações de imagens, sons, informações e indivíduos multifacetados e globalmente inseridos, real ou virtualmente, em seus círculos de convivência, que estaria assistindo seus sistemas de classificação e construção de significados e representações culturais se multiplicarem e assumirem um grau de complexidade nunca antes experimentado, e que assumiria, em diferentes momentos e ambientes, identidades múltiplas, corresponde ao conceito de:
Peso: 1.0
    A- Sujeito moderno. 
    B-Sujeito pós-moderno. 
    C- Sujeito do Iluminismo. 
    D-Sujeito religioso. 
    E- Sujeito pré-histórico. 
9
De acordo com o capítulo  EDUCAÇÃO na Era Digital, “digital, digitalidade, vida digital..”. são fenômenos desencadeados por uma revolução tecnológica e cultural sem precedentes, a partir da transformação de átomos em bits. Esse intenso processo de mudanças na contemporaneidade tem o indivíduo como o principal protagonista das práticas sociais e, por conseqüência, das práticas pedagógicas em seu conjunto, contando com um poderoso vetor nesse processo de mudanças: as novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC). Disso decorrem fenômenos que demarcam a contemporaneidade, tais como:
(assinale a alternativa correta)
Peso: 1.0
    A- Promoção de visibilidade (transparência) às relações sociais e, conseqüentemente, às organizações sociais. acho
    B- Não promoção da mobilidade (online) dos indivíduos e, conseqüentemente, de suas práticas sociais. 
    C- Baixa intensificação da velocidade da produção das relações sociais, processo no qual se formam as individualidades.  Pag 103 ritmo acelerado ao produzirem as relações sociai
    D- Rompimento do paradigma da complexidade, passando a predominar a perspectiva linear simples das interações sociais. Errada, p. 103
    E- Todas as alternativas estão corretas. 
10 pag 212
Sabemos que o impacto da comunicação estabelecida através das redes digitais, em escala global, muda o comportamento social dos milhões de usuários dessas tecnologias; influenciando as relações sociais, políticas, econômicas e culturais individuais e coletivas; substituindo em velocidade e abrangência impressionantes, a comunicação e o comportamento de massas, típico da matriz industrial, que se baseava na oferta de enormes quantidades de produtos iguais para consumo de massas. No mundo das comunicações a lógica era a da emissão de uma só mensagem-mercadoria de cada vez, para milhões de pessoas, através de canais padronizados e unidirecionais de comunicação e distribuição. Os canais de televisão aberta transmitido a mesma programação, ao mesmo tempo, para milhões de pessoas em todo o país, é exemplo típico dessa lógica.
Com as afirmações acima o autor quis dizer que:
Peso: 1.0
    A- Os canais de televisão aberta transmitido a mesma programação, ao mesmo tempo, para milhões de pessoas em todo o país, é exemplo típico do paradigma das redes digitais. 
    B- As redes digitais produzem comportamentos padronizados e de massas em escala superior ao fenômeno ocorrido com a Revolução Industrial. 
    C-A comunicação através de redes digitais em escala mundial revolucionou a vida das pessoas em todas as suas dimensões, mudando padrões de comportamento e sistema de crenças e valores. 
    D - A lógica da comunicação através de redes digitais é a da emissão de uma só mensagem-mercadoria de cada vez, para milhões de pessoas, através de canais padronizados e unidirecionais de comunicação e distribuição. 
    E- A televisão aberta transmitindo a mesma programação para milhões de pessoas aponta o caminho para o futuro das telecomunicações no mundo contemporâneo.

Continue navegando