Buscar

Questões de Gestão de Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Quando a empresa opta por realizar treinamentos, ela favorece a melhoria de uma série de indicadores, como o aumento da eficácia organizacional, do clima e da imagem da empresa. Com relação à prática de treinamentos na empresa, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O treinamento só é considerado despesa quando não oferecer utilidade e prática para a organização.
( ) O treinamento é privilégio de poucos, somente devem ser treinados os funcionários que têm melhor rendimento.
( ) A solução de todos os problemas organizacionais está no treinamento.
( ) O treinamento deve ser realizado sempre considerando os problemas humanos, com os problemas organizacionais.
2-A remuneração variável, pode-se dizer, que é a remuneração fixa mais a soma de incentivos motivadores oferecidos em valores pela organização, tais como premiações, comissões, entre outros. Qual é o seu principal objetivo?
( ) Oferecer crescimento profissional apenas em uma área ou setor.
( ) Criar expectativas que o colaborador não possa alcançar.
( ) Obter a rotatividade de pessoal por falta de emprenho humano.
( ) Fortalecer o desempenho do profissional através da recompensa.
3-Hoje as organizações desenvolvem seus profissionais através de treinamentos contínuos. Os investimentos em treinamentos são feitos de forma a garantir que os profissionais adquiram qualificação e capacidade necessárias para exercer com eficácia sua função. Diante desse contexto, antes da realização de um treinamento, são feitos quatro tipos de análise. Sobre os tipos de análises, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Análise organizacional.
II-Análise dos recursos humanos.
III-Análise da estrutura de cargos.
IV-Análise do treinamento.
( ) Considera a missão, a visão e os objetivos da empresa para a realização do treinamento.
( ) Considera o perfil comportamental e as competências de um funcionário ou candidato para exercer sua função de acordo com a estratégica organizacional.
( ) Determina as habilidades e as competências que as pessoas deverão ter para assumir determinado cargo e, a partir daí, executa-se o levantamento das necessidades de treinamento.
( ) Compara a necessidade da organização com o que pode ser oferecido como treinamento, para determinar a eficácia do mesmo.
4-O fato de um indivíduo passar por um treinamento pode proporcionar a ele mudanças consideráveis que envolvem a adoção de novos comportamentos e atitudes. O treinamento, além de estimular o processo criativo, instrui o indivíduo na melhor forma de utilizar seus conhecimentos. Sobre as mudanças que ocorrem por intervenção de um treinamento, analise as sentenças a seguir:
I-Transmissão de informações atua de forma a estimular as pessoas a terem visão global, a pensar de forma ampla.
II-Desenvolvimento de habilidades ensina a executar determinada operação, envolvendo máquinas e equipamentos, além de propiciar o aprendizado d diversas ferramentas.
III- Desenvolvimento de atitudes propicia ao colaborador a percepção sobre a maneira como lida com colegas e clientes, apontando os aspectos que precisam ser melhorados.
IV-Desenvolvimento de conceitos aumenta o conhecimento das pessoas sobre a organização, os produtos e serviços, além de estabelecer as políticas e diretrizes a serem seguidas.
5-No processo de administração salarial realiza-se o enquadramento salarial, que é a análise realizada através de um quadro dividido em cargos, pontos de avaliação, salário atual, salário proposto e, por último, um quadro informativo sobre a diferença em porcentagem dos aumentos salariais que acontecem durante o período. Sobre o enquadramento salarial, assinale a alternativa CORRETA:
( ) É utilizado apenas para demonstrar informações sobre salários praticados na área administrativa da empresa, excluindo o pessoal da produção.
( ) Um dos principais objetivos do enquadramento é a adequação de cargos e salários dos colaboradores a partir de informações do mercado.
( ) Determina a aprovação ou ao do trabalhador no período de experiência.
( ) O enquadramento salarial é responsável pela maior parte das demissões realizadas nas empresas.

Outros materiais