Buscar

EXERCÍCIO DE DIREITO EMPRESARIAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE DIREITO EMPRESARIAL I
01. Julgue os itens a seguir: 
a) Terminado o prazo de duração de sociedade limitada sem que os sócios promovam sua liquidação, a entidade não se tornará irregular. Com efeito, estabelece o Código Civil que em tais casos a sociedade se prorrogará por tempo indeterminado.
b) A expulsão de sócio depende sempre da comprovação da quebra de dever em relação à sociedade.
c) Entre as cláusulas facultativas do contrato social de sociedade limitada está a que prevê a criação de conselho fiscal. Porém, não se pode perder de vista, que caso o referido órgão venha a ser criado, deverão ser integralmente seguidas as normas do Código Civil aplicáveis à espécie. 
d) A unipessoalidade societária pode conduzir à extinção das sociedades empresárias. Tratando-se de sociedades limitadas, a unipessoalidade somente poderá persistir, segundo expressamente previsto no Código Civil, por até 180 dias.
e) A sociedade limitada rege-se, nas omissões do capítulo do Código Civil a elas reservado, pelas normas da sociedade em comandita simples. O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade anônima.
f) A sociedade empresária limitada constitui-se mediante contrato escrito, particular ou público, que, além de cláusulas estipuladas pelas partes, mencionará as prestações a que se obriga o sócio, cuja contribuição consista em serviços.
g) Decisão aprovada pela maioria não é suficiente para alterar o projeto de estatuto apreciado na assembleia de constituição da sociedade anônima.
h) Os titulares de ações preferenciais não são naturalmente desprovidos do direito de voto.
i) Entre os requisitos preliminares para a constituição de uma sociedade anônima de capital fechado está a subscrição, pelo menos por 2 (duas) pessoas, de todas as ações em que se divide o capital social fixado no estatuto.
j) Nas sociedades anônimas, devido à natureza de direito pessoal que se forma entre os sócios e entre estes e a sociedade, um sócio pode opor-se ao ingresso, por meio da aquisição de ações, de um estranho na sociedade, se houver o ingresso do novo sócio, o sócio discordante pode pedir à sociedade que proceda à apuração dos haveres que possuir, para retirar-se da empresa.
k) Entre os requisitos gerais de validade do contrato social de sociedade limitada está a contribuição dos sócios para formar o capital social. Entre as cláusulas obrigatórias do referido contrato estão: a indicação do nome empresarial e a qualificação dos sócios. 
l) Não apenas por escrito pode ser provada pelos sócios a existência de uma sociedade empresária.
m) Uma sociedade limitada escriturou regularmente todas as suas obrigações tributárias, mas, por dificuldades de caixa em razão da grave crise econômica mundial, não realizou a totalidade dos pagamentos. Em consequência disso, à luz do previsto no Código Tributário, os seus diretores não poderão ser cobrados pelo Fisco.

Outros materiais