Buscar

TG estudos disciplinares III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Aluno(s):
 
Rafaela Feitosa Damasceno RA: 1766485
POLUIÇÃO: UM CASO DE GESTÃO PÚBLICA EM SAÚDE DO SÉCULO XXI
Disciplina: Poluição e saúde sob uma visão interdisciplinar: tipos, origem e impactos.
Professor: Guilherme Francisco
POLO
Senador Canedo
2017
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Poluição: Um caso de gestão pública em saúde do século XXI 
 É consenso que a poluição do ar será um dos maiores problemas em saúde do século XXI, dentre alguns fatores relevantes temos: a falta de parceria entre gestores públicos na área da saúde junto aos gestores das pastas do meio ambiente, principalmente porque os legisladores da saúde ainda não consideram a questão ambiental enquanto problemas de saúde e muito menos os legisladores ambientais não entendem muito sobre saúde.
 Sabe-se que o clima é o fator determinante de efeitos positivos ou negativos, na saúde da população principalmente em idosos e crianças, provocando doenças respiratórias. Analisando os gráficos: número de procedimentos para inalação e nebulização, total de precipitações por mês, temperatura e quantidade de material particulado PM10. Coletados no mesmo período para o estudo de Estela Cristina Carneseca e colaboradores (2012). Logo, se vê que ocorre inversões térmicas. 
 A camada de ar fria por ser mais densa e pesada, desce e fica próxima a superfície terrestre, por sua vez, retendo as partículas do material particulado. Dessa forma, a temperatura diminui ainda mais, e os poluentes que poderiam ser levados pelo ar quente, ficam retidos nesse ambiente. Este fenômeno climático ocorre em qualquer dia do ano principalmente nos grandes centros urbanos, onde encontramos altos níveis de poluição. Porém, no inverno ele se torna mais comum, pois, nessa época, as chuvas são escassas, dificultando ainda mais a dispersão dos poluentes.
 Além disso, com a queima de combustíveis fósseis derivados do petróleo (diesel e gasolina) em motores de combustão interna dos veículos, indústrias, termoelétricas e poeiras das construções. Ou seja, material particulado existentes no ar. Forma-se uma camada cinza por esses poluentes no horizonte das grande cidades, qual pode ser observar a olho nu.
 O ideal para a diminuição de procedimentos médicos para inalação e nebulização, e quiçá, prevenir doenças respiratórias, seria a conscientização e a criação de políticas públicas, visando a diminuição da poluição nos grandes centros urbanos, tais como: o investimento em transportes públicos mais eficientes fazendo com que a população trocasse o transporte particular pelo o publico, a utilização total de biocombustíveis substituído os combustíveis fosseis.
 Como se vê, a poluição, o clima e a temperatura podem influenciar nos fatores da saúde. Enfim, cabe aos cidadãos e gestores públicos traçarem e adotarem novos métodos de uso consciente dos recursos naturais. Pois somente assim poderemos ter qualidade de vida no futuro.
Referências Bibliográficas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17139/tde-02052012-094850/pt-br.php

Outros materiais