Buscar

CCJ0036-WL-C-AMMA-07-Providências Preliminares

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II.
Aula 7 – JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO.
Tema da Apresentação
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
AULA7
AULA7
Vindo os autos conclusos ao magistrado, caberá ao mesmo analisar se já é possível sentenciar o processo com fundamento no art. 267 ou com base no art. 269, incisos II, III, IV ou V. O dispositivo em comento apenas não prevê a possibilidade de extinção com fulcro no inciso I do art. 269, eis que esta hipótese já retrata um “julgamento antecipado da lide”, que é disciplinado pelo dispositivo seguinte (art. 330). Logo, se constata uma coerência do CPC, que somente autoriza a resolução do mérito com fundamento no art. 269, inciso I se antes não for possível sentenciar por qualquer um dos outros, seja qualquer inciso do art. 267 ou os demais do próprio art. 269.
Tema da Apresentação
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
AULA7
AULA7
O “julgamento antecipado da lide”, que é considerado como uma das modalidades de tutela de evidência (pois já há evidência do direito alegado pelo demandante ou mesmo da sua ausência), confere uma autorização para que o magistrado já possa sentenciar o processo na forma do art. 269, inciso I, ou seja, com resolução de mérito. Para a sua aplicação, no entanto, é necessário que tenha antes sido realizada a citação do demandando, o que o torna diferente da resolução liminar do mérito, seja com fundamento no art. 285-A ou do art. 739, inciso III, embora ambas também cuidem de sentença fundamentada no mesmo dispositivo e inciso.
Tema da Apresentação
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
AULA7
AULA7
Se não for possível ao magistrado efetuar o julgamento conforme o estado do processo (art. 329) ou realizar o julgamento antecipado da lide (art. 330), caberá ao mesmo tão somente determinar o prosseguimento do processo que tramita perante o procedimento ordinário, caso em que deverá ser observado o dispositivo seqüencial, ou seja, o art. 331, que estabelece a necessidade de se designar dia e hora para a realização de uma audiência preliminar.
Tema da Apresentação
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
AULA7
AULA7
EXERCÍCIOS
Tema da Apresentação
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
AULA7
AULA7
1ª Questão. 
Em determinada ação de cobrança o réu, em sua tempestiva resposta, suscitou compensação. Alegou, ainda, incompetência de juízo (em razão da matéria). Cumpridas as providências preliminares, passou-se à fase seguinte, verificando o juiz que havia prescrição (em relação ao direito da autora), bem como ausência de capacidade postulatória da parte da autora, não sanada no prazo concedido pelo juízo. A alegada incompetência não procedia. O crédito da autora, no entanto, realmente existia, pois a compensação alegada pelo réu não possuía qualquer fundamento jurídico. Responda, justificadamente: Após a(s) providência(s) preliminar(es), qual decisão deve ser proferida? Responda, em primeiro lugar, considerando o enunciado narrado. Posteriormente, elabore outra resposta, mas, desta vez, considere que não houve qualquer incapacidade postulatória.
Tema da Apresentação
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
AULA7
AULA7
2ª Questão. 
Em determinado processo, após as providências preliminares, verificou o juízo que, licitamente, as partes exerceram determinada “renúncia recíproca”, como autoriza o direito material (art. 840 do Código Civil), apesar de ainda carecer a causa de longa instrução probatória. Não havia prescrição ou decadência em relação à lide em questão. O juízo deverá, em seguida:
a) Aplicar o art. 329, CPC;
b) Aplicar o art. 330, CPC;
c) Aplicar o art. 331, CPC;
d) Aplicar o art. 269, I, CPC. 
Tema da Apresentação
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
AULA7
AULA7
E chegamos ao fim da aula... 
Bibliografia: HARTMANN, Rodolfo Kronemberg. Curso de Direito Processual Civil. Vol. II – Processo de Conhecimento.Ed. Impetus. 
www.rodolfohartmann.com.br
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando