Aprendendo a Pensar com a Sociologia – Zygmunt Bauman e Tim May
3 pág.

Aprendendo a Pensar com a Sociologia – Zygmunt Bauman e Tim May


DisciplinaSociologia Geral1.476 materiais15.235 seguidores
Pré-visualização1 página
ATIVIDADES COMPLEMENTARES 
					
				
		Aprendendo a Pensar com a Sociologia \u2013 Zygmunt Bauman e Tim May
	 
 
 ELIANE GOMES VASCONCELOS
 RA: 1658394
 POLO DE MATRÍCULA
 IBHES
 2018
 
Resumo
 O livro Aprendendo a pensa com a sociologia nos traz os aspectos mais familiares da vida, tais como amor, trabalho, lazer, religião, dentre outros, para nos fazer pensar a ideia do senso comum. Cada capítulo trata de um tema e os autores desconstroem conceitos comumente aceitos na nossa sociedade e sobre ele constrói um olhar sociológico sobre cada tema.
O livro traz questionamentos e perguntas da vida social fazendo-nos repensar todos os aspectos da nossa vida cotidiana
.
Análise crítica 
Somos frutos de uma sociedade. Transformados desde o útero em seres aptos a viverem em comunidade. Inseridas são as competências necessárias para a vida em grupo através das normas sociais. Sofremos a influência de diversos grupos, tais como família, escola, trabalho, sendo estes, e os demais, pontos de referências para nossa construção social. No geral orbitamos a grupos que nos são próximos e consequentemente por eles influenciados e bem como exercemos influencias sobres eles. Mas há grupos que \u201cobservamos\u201d de um ponto de vista mais distante que nos influenciam, mas sobre o qual não temos influencia. 
A partir desta vivencia em sociedade extraímos diversas conclusões do viver e porta-se e estas conclusões têm consequências em nossas vidas sociais e pessoais. 
Não significa que o livre arbítrio é suprimido, mas na nossa busca pela vida em sociedade, optamos por suprimir ou anular certos atos, sacrificando até mesmo a liberdade em alguns momentos, por esta necessidade de \u201cviver em sociedade\u201d. 
Quando nos deparamos com o diferente, o estranho, tendemos a segregar, apartar, e Bauman, tenta nos ajudar a lidar com esta questão. A sociologia ou a ideia de Baumam é entender que viver é uma pratica complexa, que precisamos do \u201colhar sociológico\u201d para entendermos a complexidade das relações das quais participamos. 
Conclusão
A sociologia amplia a visão do homem e sua análise de si próprio e da sociedade onde vive, mas não é um olha fixo, imóvel. Antes, é um saber fluido, que precisa se modular para entender, para compreender. 
Este livro de Baumam e May é uma ferramenta importante para o futuro professor de sociologia, para o docente, e até mesmo para as pessoas que simplesmente querem entender os mecanismos do senso comum. Baumam nos diz que a sociologia não veio para solucionar problemas. Didaticamente, é uma ferramenta poderosa, por que partindo de coisas rotineiras como amor, trabalho, liberdade nos faz trabalhar e repensar o senso comum. 
Importante ressaltar a maneira que o livro foi trabalhado, cada tema por capítulo, o que permite ao futuro sociólogo a internalização de temas para futuro trabalho em sala de aulas.
Partindo-se do livro podemos como docentes de sociologia, aprender a trabalhar os temas com alunos, criando-se um diálogo, um questionamento que descontrua as noções pré-estabelecidas e sobre eles o discente possa aprender a construir suas próprias considerações.