Buscar

AD1 Informática Básica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância 1 – AD1
Período - 2018/1º
A Modalidade EAD – Do curso por correspondência à Internet
Introdução	
	
	A Educação à distância foi criado em 1728, sim, acredite! Na época esse tipo de educação era feito apenas por correspondência e surgiu em Boston, Estados Unidos. O curso dado era de Taquigrafia, técnica para escrever à mão rapidamente utilizando códigos e abreviações , no qual era ministrado pelo professor Caleb Phillips e era distribuído por todo o país.
	Depois desse fato, a EAD só foi se desenvolvendo. Em 1833 na Suécia surgiu um curso por correspondência de composição, em 1840 na Inglaterra teve um curso de Taquigrafia de passagens bíblicas e em 1856 já era possível aprender uma outra língua na Alemanha.
	No século XIX, essa modalidade começou a ser difundida para outros países além dos que já foram citados, como: França, na antiga União Soviética, Japão, Austrália, Noruega, África do Sul, Argentina, Espanha, dentre outros. No começo só existiam curso profissionalizantes e, atualmente, temos de cursos até graduação completa.
	Veja a tabela abaixo (tabela 1) como foi a evolução da EAD no mundo:
	ANO
	COMO OCORREU?
	Até 1910
	Cursos por correspondência
	1910
	Slides e materiais audiovisuais + materiais impressos
	De 1910 a 1940
	Época das duas guerras mundiais – uso do rádio para difusão de materiais
	1950
	Invenção da TV - telecursos
	1970
	TVs via Satélite e a Cabo – cursos por esses recursos.
	1990
	Início dos cursos via Computador – Cursos via CD-ROM e depois, pela Internet.
Tabela 1: Evolução da EAD no mundo e o uso tecnológico
A EAD no Brasil
	Assim como no mundo, a modalidade no Brasil começou também com os cursos profissionalizantes. Porém, o demorou muito para acontecer. O que começou em 1728 nos Estados Unidos, aqui só começou a ter em 1920 pelo rádio. O conteúdo difundido eram Português, Francês e outros temas ligados à radiofusão.
	Nos anos 40 e 50 iniciaram os cursos mais complexos e elaborados ministrados por grandes instituições como o Instituto Universal Brasileiro e pela Universidade do Ar, patrocinada pelo Senac e pelo Sesc. Nos anos 60 e 70, os cursos se voltaram para a formação da educação do ensino fundamental até a inclusão social de jovens e adultos que não se formaram. E, definitivamente no final dos anos 70, temos a primeira graduação à distância 
em Brasília.
	Depois de muitos anos, mais precisamente em 1996, que a modalidade se consolidou como meio educacional no país, com a criação da Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC)1Decreto Nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regualmenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB) (MEC, 2017)
 e uma legislação no qual valida em todo território nacional o diploma do EAD.
	 
A Educação à Distância nos nossos dias
	Atualmente, o modelo EAD se tornou essencial para quem almeja realizar o sonho de se formar em uma faculdade. O que antes não era possível, com a Internet, essa barreira foi quebrada.
	Não conseguimos pensar hoje em estudar – tanto em EAD quanto do modo tradicional – sem pensarmos na Internet. Sim, ela nos acompanha sempre e possibilita uma grande gama de informações que antes não tínhamos. A EAD é a prova de algo que se desenvolveu junto com a sociedade e a tecnologia e que, sem a Internet, não seria possível para muita gente ter uma profissão.
	Com esse cenário, existem três formas do modelo EAD presentes em diversas instituições no Brasil: 
	Cursos totalmente à distância com algumas matérias presenciais obrigatórias;
	Cursos semipresenciais, ou seja, com aulas semanais;
	Cursos Presenciais, porém com algumas disciplinas à distância.
	A partir desse tipo de modalidade, a EAD tem crescido muito nos últimos anos, até mais que os cursos presenciais tradicionais. Vemos aí as inúmeras vantagens que se tem ao escolher um curso à distância pela facilidade, flexibilidade nos horários e um acesso ilimitado para estudar em casa, o que ajuda muito para quem mora em regiões longe das grandes universidades.
	
	Outro ponto que vale salientar é que a facilidade de estudo tem ajudado pessoas que, num ponto de vista de cursos presenciais, não daria para conseguir alcançar o diploma. Não apenas a distância física, mas a correria do dia a dia, filhos, trabalho, e muitos outros aspectos sociais e físicos que impedem uma pessoa de voltar ou continuar seus estudos, até mesmo a idade.
	Pensando nos cursos no Brasil, mesmo na Educação à Distância, os cursos mais procurados ainda são os mesmos que os cursos presenciais (figura 1). Daí, podemos observar que, os alunos continuam procurando as mesmas coisas, mas com uma modalidade diferente e que se adapte com os novos hábitos.
Figura 1: Os cursos na modalidade à distância mais procurados no Brasil. Fonte: Época
Segurança na Internet
	
	Com o advento da Internet, o mundo tem evoluído a cada dia. No EAD vemos isso na vivência em estudos online, o que chamamos de AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
	O AVA, assim como o nome já diz, é um “espaço na internet”, ou seja, um sistema de distribuição de conteúdos e desenvolvimento para alunos e professores em cursos de diversos tipos, como ditos anteriormente. É muito importante utilizá-la da melhor forma, pois além dos conteúdos digitalizados do curso escolhido, o ava ainda é um espaço de envio de arquivos (avaliações) e um espaço para conteúdos audiovisuais, no qual significa mais formas de se aprender e vantagens para o aluno.
	Como vimos, a Internet possibilita uma gama de possibilidades para quem quer ingressar em um curso à distância. Porém, assim como em todo meio virtual, é importante que se tenha segurança na internet. Temos de ter esse cuidado principalmente no EAD porque é uma modalidade que se troca muitas informações, podendo ser algumas delas falsas (fake news), troca de arquivos com vírus, os e-mails não autorizadas e que podem ser enviadas (spams), e muitos outros.
	No AVA, por exemplo, temos uma plataforma para que o aluno possa acessar e fazer parte do curso e, assim, estudar. Por isso, ainda pensando em segurança, é necessário que o aluno tenha o cuidado ao acessar a plataforma ou o site de sua instituição educacional em computadores desconhecidos. Esse tipo de atitude pode ocasionar em danos no seu computador por vírus, ou até mesmo, vírus maliciosos que podem roubar dados tanto do seu computador ou dos sites que você entrar, inclusive do seu Ambiente Virtual de Aprendizagem.
	
Conclusão
	
	A Educação à distância é um método de estudos datado de muitos anos, muitos mesmo e que começou no Estados Unidos. É uma modalidade no qual ajuda muitas pessoas a retornarem ou continuarem seus estudos de uma 
maneira mais flexível e que se adapta aos hábitos e vivência do indivíduo.
	Mas, vale ressaltar que, não tem apenas vantagens nesse tipo de estudo, pois além do que já foi citado de vantagem, deve-se ter muita força de vontade e disciplina. Mas, como as vantagens são maiores, é um método que tem crescido exponencialmente no Brasil e que ainda tem muito a crescer, não apenas em alunos, mas também em diversidade de cursos oferecidos.
	Em suma, cabe ainda reforçar que a Internet tem criado soluções inovadoras em vários aspectos de nossas vidas e foi assim com a EAD que evoluiu com a sociedade e suas tecnologias. Por isso, devemos sempre ter cuidado com o que é visto, clicado, inserido e difundido pela rede para que não ocorra problemas não apenas para você, mas para com seus colegas também.
Referências Bibliográficas
	AVANCINI, Marta. Os frutos do ensino à distância. Época, 2017. Disponível em: <https://epoca.globo.com/educacao/noticia/2017/11/os-frutos-do-ensino-distancia.html>. Acesso em: 28 fev. 2018.
	BRANDED CONTENT, Abril. Educação à distância segue
em expansão no Brasil. Exame, 2017. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/educacao-a-distancia-segue-em-expansao-no-brasil/>. Acesso em: 01 mar. 2018.
	PORTAL MEC, 2017. Atualizada legislação que regulamenta Educação a Distância no país. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/212-noticias/educacao-superior-1690610854/49321-mec-atualiza-legislacao-que-regulamenta-educacao-a-distancia-no-pais>. Acesso em: 01 mar. 2018.
	Site EAD, 2018. Como surgiu a EAD?. Disponível em: <https://www.ead.com.br/ead/como-surgiu-ensino-a-distancia.html>. Acesso em: 01 mar. 2018.
	Site EDOOLS, 2017. O que é AVA?. Disponível em: <https://www.edools.com/faq/o-que-e-ava/>. Acesso em: 02 mar. 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais