Buscar

Instituições de Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A ordem econômica no Brasil é disciplinada por um conjunto de princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988. Assinale abaixo a assertiva incorreta no que tange a esses princípios:
Trustes, cartéis, monopólios, são atos proibidos na Constituição Federal de 1988 por atentar contra a livre concorrência.
A livre concorrência, ou livre iniciativa é garantida pela Constituição Federal e configura se como um dos sustentáculos estruturais da economia nacional.
 O órgão responsável por fiscalizar a livre concorrência no Brasil é o PROCON, sendo ele dotado de capacidade para punir aqueles que infringem tal princípio.
O Estado não pode atuar na discriminação injusta de determinada atividade econômica, sem estar justamente fundamentado para isso.
No artigo 1147 do Código civil, encontramos uma hipótese de concorrência desleal cuja repressão tem base contratual. Referido artigo diz que na omissão do contrato, o alienante de estabelecimento comercial não pode restabelecer se na mesma praça, concorrendo com o adquirente, no prazo de 5anos seguintes ao negócio, sob pena de ser obrigado a cessar suas atividades.
A Constituição Federal de 1988 prevê alguns direitos que devem ser garantidos a todos os cidadãos brasileiros. Analise as assertivas a seguir no que tange aos princípios e garantias constitucionais:
I é livre a locomoção no território nacional em qualquer tempo, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.
II Pelo princípio da igualdade ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
III é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias.
IV é inviolável o sigilo da correspondência salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.
V nenhuma pena passará da pessoa do condenado.
corretas as afirmações I, IV e V.
corretas as afirmações II, III e V.
 corretas as afirmações III, IV e V.
todas as alternativas são incorretas.
corretas as afirmações I, II e IV.
	A ordem econômica no Brasil é disciplinada por um conjunto de princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988, precisamente no artigo 170. Analise as afirmativas abaixo:
I- Trustes, cartéis, monopólios são atos proibidos na Constituição federal de 1988 por atentar contra a livre concorrência. Sendo assim, o órgão responsável por fiscalizar tais atos no Brasil é o Procon, sendo ele dotado de capacidade para punir aqueles que infringem tal princípio.
II- O princípio da soberania nacional, previsto como o primeiro princípio da ordem econômica e financeira brasileira, traz a particularidade específica da soberania econômica do Estado que caracteriza-se como o poder do Estado, em interferir e dirigir a ordem econômica, nos aspectos em que for de seu interesse ou da coletividade.
III- O tratamento diferenciado à empresas de pequeno porte, uma vez elencado como princípio da ordem econômica, é benéfico, pois traz menores encargos sociais, obrigações e ônus para as empresas que desejam manter-se no mercado.
IV- No Brasil não se observa um controle absoluto da propriedade privada  pois ela existe com o objetivo de acolher um fim mais amplo, que se denomina função social da propriedade. É uma norma de conduta positiva e coletiva a ser praticada constantemente pelo proprietário ou controlador da empresa.
V- Segundo o princípio da defesa do meio ambiente, a ordem econômica deve buscar o desenvolvimento sustentável, não estando dissociado da proteção ambiental. No entanto, o desenvolvimento econômico deve estar sempre em primeiro plano, mesmo que represente impactos ao meio ambiente.
 
Assinale a alternativa correta
	
	
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	
	Apenas as afirmativas III e V estão corretas
	
	
	Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas
	
	
	Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas
	
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
	Com relação ao Direito Constitucional, analise as afirmativas a seguir: 
 I - A Constituição Federal assegura o Direito de Propriedade, que deverá atender a sua função social, direito absoluto visto que a desapropriação é considerada ilícita mesmo em casos de utilidade pública.
II - O Direito à Liberdade de Locomoção poderá ser restringido na vigência do estado de sítio, no sentido de obrigar as pessoas a permanecerem em determinada localidade.
III - A Constituição Federal estabelece regras protetivas para o consumidor, elevando o mesmo a titular de direitos constitucionais fundamentais.
IV - O Brasil é uma República Federativa, comandada por um Presidente da República e dividida em três poderes: Executivo, Legislativo e Poder Constituinte.
V - Segundo o Princípio da Legalidade ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
 
Assinale a alternativa correta.
	
	
	Estão corretas as afirmativas II, III e V. 
	
	
	Estão corretas as afirmativas II e IV. 
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, e IV.
	
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e V. 
	
	
	Estão corretas as afirmativas I e III. 
Nas páginas do nosso material de estudo Instituições do Direito / Sociologia das Organizações, encontramos destaques para os principais direitos e garantias constitucionais do cidadão. A respeito destes direitos e garantias, assinale a alternativa CORRETA:
	
	O direito ao contraditório e à ampla defesa é uma garantia constitucional para as pessoas que estão envolvidas em processos judiciais; assim, se um funcionário está respondendo a um processo administrativo (processo interno da empresa), ele não possui tais direitos.
	
	É totalmente inexistente a figura da prisão por dívidas no direito brasileiro, pois configura violação de direitos humanos
	
	Sobre a inviolabilidade das comunicações telefônicas (ou seja, a quebra do sigilo telefônico), garante a Constituição Federal que ela somente pode ser violada mediante decisão judicial, baseada na lei, para investigação criminal ou instrução (obter provas) do processo penal; assim, a Justiça não pode quebrar o sigilo telefônico de alguém se o intuito for cobrar dívidas financeiras
	
	Graças ao direito constitucional de liberdade de manifestação de pensamento, todo ser humano pode exprimir sua opinião livremente, sem censuras, ainda que o faça mediante falsos perfis em redes sociais de internet (como facebook), garantindo-lhe o anonimato.
	
	Graças ao direito constitucional de liberdade de locomoção, não se pode criar qualquer lei que interfira na entrada, na permanência ou na saída de pessoas relativamente ao território nacional.
O artigo 170 da Constituição Federal traça a estrutura geral do ordenamento jurídico econômico  Para que os fins sejam alcançados, foram adotados princípios norteadores da ação do Estado.  Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA:
	
	Como princípio da ordem econômica, a Defesa do Meio Ambiente implica dizer que qualquer atividade econômica, seja ela de cunho industrial, comercial, de serviços ou mesmo as atividades informais desamparadas pelo contrato formal de trabalho, não poderá redundar em depredação e degradação do meio ambiente.
	
	É garantido aos brasileiros que sua propriedade é de responsabilidade pessoal de cada um. No entanto, o Estado tem poderes para interferir, mesmo sem justos motivos, em qualquer situação que julgar necessária sua atuação.
	
	 A instituição do princípio constitucional de Defesa do Consumidor fundamenta-se na igualdade de oportunidades e igualdade de tratamento entre os indivíduos. Tal princípio  assevera que nas relações de consumo, a atividade econômica deve proteger exclusivamente o empresário.
	
	O princípio da Soberania Nacional trata da soberaniaeconômica do Estado, ou seja, o poder do Estado em interferir e dirigir a ordem econômica visando os aspectos em que for de seu interesse, deixando a coletividade sempre para segundo plano. 
	
	A livre concorrência procura garantir que os agentes econômicos tenham oportunidade de competir de forma justa no mercado, podendo algumas gozarem de supremacia em virtude de privilégios jurídicos, força econômica ou posse exclusiva de certos recursos.

Outros materiais