Buscar

dosagem de colesterol total

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
1. Identificação 
.
Título da aula prática: Dosagem de Colesterol Total
2. Introdução	
Colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteroide, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos.
 O colesterol é o principal esterol sintetizado pelos animais, mas pequenas quantidades são também sintetizadas por outros eucariotas, como plantas e fungos.O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas
3. Parte Experimental 
Na parte experimental foram usados os seguintes instrumentos: Três tubos de ensaio, o primeiro identificado como “B” (branco), o segundo identificado como “T” (teste) e o terceiro identificado como “P”(padrão). Também utilizou se pipeta, ponteiras descartáveis, espectrofotômetro, cubeta, beckers (para descarte das ponteiras), Banho-maria , reagente de solução padrão contendo 200mg/dL de colesterol e para análise soro sanguíneo.
Procedimento: No tubo “B” foram pipetados 1,0ml de reagente de cor, no tubo “T” 10 μl da amostra e 1,0ml do reagente de cor e, por fim, no tudo “P” 1,0ml de reagente de cor e 10 μl da solução padrão contendo 200mg/dl de colesterol (Após a dosagem todos tubos foram homogenizados).
	TUBO
	REAGENTE DE COR
	AMOSTRA
	SOLUÇÃO PADRÃO
	B
	1,0 ml
	-
	-
	T
	1,0ml
	10 μl
	-
	P
	1,0ml
	-
	10 μl
 
Após a pipetagem os tubos foram levados ao banho-maria a 37º C por 10 minutos, em seguida foram levados para leitura no espectrofotômetro a 505nm primeiramente o conteúdo do tubo “B” foi colocado na cubeta e zerado. O segundo conteúdo a ser medido foi o mais claro visualmente tubo “T” que o valor registrado foi 0,630 nm e por ultimo o tubo “P” que registrou 0,520nm.
	TUBO
	LEITURA NO ESPECTROFOTÔMETRO
	B
	ZERADO
	P
	0,640nm
	T
	0,590nm
4. Resultados e Discussão
Os resultados obtidos no espectrofotômetro foram utilizados para se chegar ao resultado final do tubo “T” (teste) da seguinte maneira: 
[P] = 200 mg/dL
 Absorbância do teste (0,630)
 Colesterol mg/dL = 				 x 200
 Absorbância do padrão (0,520)
 [G] mg/dL = 184mg/dL de colesterol total.
5. Conclusões
	A concentração do Colesterol plasmático é influenciada por caracteres hereditários, função endócrina, nutrição e integridade dos órgãos vitais como fígado e rins. Numerosas investigações confirmam a relação entre o Colesterol total e a evolução da doença coronária aterosclerótica. O Colesterol encontra-se aumentado no diabetes, síndrome nefrótica, cirrose biliar, no hipotiroidismo e nas hiperlipoproteinemias tipo IIa, IIb e III. Pesquisas revelam que nível elevados do Colesterol LDL (Colesterol Ligado a lipoproteínas (LP) de baixa densidade) relacionam-se intimamente à doenças coronarianas isquêmicas (DCI). 
Ao contrário, a elevação do Colesterol HDL (Colesterol ligado a lipoproteínas de alta densidade) representa um fator de proteção contra a DCI. Hipertensão, tabagismo, Obesidade são outras causas responsáveis pela arteriosclerose e DCI. Valores diminuídos podem ocorrer na presença de doenças que acometem o parênquima hepático (Hepatite virótica, Hepatite Tóxica), ocasionalmente nas infecções agudas (pneumonia, febre tifóide), hipertiroidismo, anemias, desnutrição.
6. Bibliografia
 
SBC. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Resumo das III Diretrizes Brasileiras sobre Dislipidemias e Diretriz de Prevenção da Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq. Bras. Cardiol. 2001; 77:1-48.
Procedimento operacional padrão para dosagem de colesterol, disponível em: http://www.lincx.com.br/cuidando-de-sua-saude/saude-de-a-a-/medicina /bprevencao/5156-colesterol-e-triglicerides.html
Dosagem de colesterol total, disponível em http://www.mega21.com.br /artigo/310-Dosagem-de-colesterol-total.ht.
Colesterol, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Colesterol.

Outros materiais