Buscar

Agressividade no desporto powerpoint sub final 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia 12ºano 
Agressividade e estratégias de resolução de conflitos no desporto
Trabalho realizado por:
Ana Sofia Oliveira nº2
Luana Paula Cruz nº25
12ºA
Data de entrega: 15 de Maio de 2016
AGRESSIVIDADE 
CONCEITO:
	Todos os seres vivos costumam manifestar agressividade ao longo da sua vida devido aos impulsos agressivos que possuem. Assim sendo, na infância, a agressividade é utilizada habitualmente como forma das crianças obterem a atenção necessária ou em situações de fragilidade, insegurança ou raiva.
Por outro lado, na fase adulta, a agressividade manifesta-se como resultado de disputas sentimentais, perigos enfrentados ou resposta a perigos recebidos.
 	 Desta forma e fase ao que fora já anteriormente referido, a agressividade é normalmente caracterizada como sendo um comportamento necessário para a conservação e sobrevivência da espécie.
 	Na maioria dos casos, a agressividade é atualmente definida como um ato em que o indivíduo prejudica ou lesa outros da sua própria espécie intencionalmente.Neste sentido, existem dois tipos de agressividade: a ativa e a passiva.
	 A agressividade ativa manifesta-se através de uma conduta violenta e direta. Por outro lado, o modo passivo da agressão é aquele que tem lugar sobre modo de sabotagem. É ainda importante referir que pode-se manifestar um terceiro tipo de agressividade, a agressividade sequencial, que se manifesta quando inicialmente de forma serena e parece renunciar aos seus direitos, mas depois acaba por apresentar um comportamento agressivo assim que chega à conclusão que não consegue resultados.
	Todavia, a agressividade pode também ser vista como positiva, principalmente nas sociedades ocidentais, onde a mesma costuma ser aceite e estimulado quando equivale a um sinónimo de iniciativa, ambição, decisão e coragem para a obtenção de melhores resultados. A agressividade é um conjunto de padrões de actividade que se podem manifestar com intensidade variável, desde as expressões verbais e gestuais à agressão física.
AGRESSIVIDADE NO DESPORTO 
 	O desporto, nomeadamente as competições nas quais ocorre o confronto entre duas partes têm como principais objetivos: a ultrapassagem de obstáculos; a vitória e a superioridade, ou seja, demonstrarem ser melhores que os seus adversarios.
	Todavia, uma competição saudável é perfeitamente viável visto que ambas as partes se divertem e se respeitam mutuamente, apesar de adversárias. Deste modo, o problema surge quando a competição/desporto provocam “dor”, raiva, ódio, tristeza, frustração o que provoca consequentemente o aparecimento da agressividade, que é bastante comum não só relativamente a antiguidade (nomeadamente nos Jogos olímpicos da Grécia Antiga) bem como na atualidade.
 A agressividade pode ser por conseguinte utilizada no desporto de forma negativa ou de forma positiva.
Desta forma, quando um atleta utiliza a sua capacidade física e psíquica para alcançar os seus objetivos, isto é, as suas metas mesmo quando tudo parece perdido sem prejudicar o adversário ou o seu próprio parceiro ou membro de equipa trata-se da forma positiva.
(É o caso das imagens 1 e 2, nas quais na primeira, a jogadora de badminton não desiste do ponto, sendo agressiva consigo mesmo, isto é, dando o seu máximo; e na fig.2 o jogador defensivo é agressivo com o jogador atacante mas apenas com o objetivo de impedir o mesmo de marcar ponto, sem o prejudicar.)
Por outro lado, quando um atleta utiliza a sua energia, ou seja, a sua carga emocional e física para atingir os seus objetivos,mesmo cometendo faltas e prejudicando o adversário, está a recorrer à sua forma negativa.
(Por exemplo, nas figuras 3 e 4, na qual na figura 3 o jogador ataca com um pontapé o seu adversario e da figura 4 na qual o jogador impede o outro de se levantar, exercendo violência quando este se encontra ainda no chão,prejudicando-o.) Trata-se assim da violência fisica.
Fig.2: Agressividade no rugby
Fig.1: Agressividade no badminton
Fig.4: Agressividade no handebol
Fig.3: Agressividade no futebol
	Contudo, do ponto de vista negativo, observamos igualmente, a violência verbal ou moral no desporto, isto é, o recurso a palavrões ou a expressões ofensivas em campo ou fora desse; a violência psicológica em que um jogador ameaça o seu adversário, o seu treinador, o árbitro ou a própria claque de modo a obter o que pretende e a provocar medo, intimidação, humilhação receio a esses e a violência gestual, recorrendo a gestos obscenos.
CAUSAS DA AGRESSIVIDADE NO DESPORTO
As principais causas da agressividade no desporto podem ser as seguintes:
-Indignação;
-Frustação causada pela derrota;
-Rivalidades entre equipas;
-Pressão dos treinadores, claques e/ou família;
-Problemas pessoais dos atletas;
-Problemas com o árbitro;
COMPREENSÃO DA AGRESSIVIDADE ATRAVÉS DA PSICANÁLISE
	werimberg & gouid 1999
Os seus estudos defendem que a agressividade é um comportamento causado pela frustração devido a um fracasso no alcance das metas, ou seja, dos objetivos o que provoca o aumento da dor e da raiva no próprio indivíduo.
Deste modo, surge o conceito de conduta agressiva, isto é, quando um atleta perde uma competição devido ao seu baixo rendimento, o mesmo sente-se frustado com o seu desempenho desportivo, aumentando assim os seus níveis de raiva e dor. Assim sendo, caso o atleta ao longo do seu processo de aprendizagem tenha absolvido que é apropriado ser agressivo em algumas situações terá tendência a desenvolver esse mesmo comportamento observado. 
Concluindo, de acordo com estes psicólogos o comportamento agressivo depende de fatores sociais, culturais, pessoais e ambientais.
	Freud (1920)
	Freud defende que a agressividade é uma função biológica com uma extrema importância graças à necessidade de prevenção da espécie e do espaço vital, mantendo-se deste modo apenas os mais fortes na hierarquia, com base numa seleção natural. 
	Galber (1987)
	De acordo com Galber, uma determinada conduta é considerada agressiva, por exemplo, no desporto quando um determinado indivíduo desrespeita as normas/regras sociais e desportivas com o único objetivo de agredir o outro, prejudicando-o.
FORMAS DE AGRESSIVIDADE:
	Comportamento Hostil: Consiste em prejudicar ou lesionar outra pessoa diretamente, tratando-se de um comportamento intrinsecamente motivado.
Encontra-se relacionada com a agressão instrumental que se denomina como uma conduta agressiva que o atleta usa com o principal intuito de alcançar as suas metas, prejudicando o outro. É o caso de, por exemplo, numa prova de ciclismo, quando um ciclista se coloca propositadamente na frente do outro impedindo este de atingir a meta e ganhar-lhe.
	Trata-se, por conseguinte, de um método implícito de agressividade, visto que o atleta causa um possível dano ao adversário apenas em favor da realização de níveis superiores de rendimento;
	Agressões afetivas:Consiste no bloqueamento dos processos cognitivos e conscientes, levando o atleta a agir de modo impulsivo e inconsciente sem pensar nas consequências das suas ações. Este impulso é devido a um elevado stress emocional . 
	Por exemplo, quando um ciclista está quase a atingir a linha de chegada e o seu adversário coloca-se à sua frente de modo a impedir este de ganhar, isso pode causar dor, raiva e frustração levando este a agir de modo agressivo.
	Auto-Agressão:Ocorre quando o atleta dirige o comportamento agressivo contra si mesmo pretendendo magoar-se/ lesionar-se graças a sensações de culpa e frustração evidenciadas por si. Ocorre, por exemplo, quando um ciclista não ganha uma determinada prova e fica frustado atirando-se da bicicleta ou atirando-se com esta para um sitio perigoso.
EXEMPLOS DE AGRESSIVIDADE NEGATIVA NO DESPORTO:
FUTEBOL
-A frustração dos lances falhados, a perda de bola e cartões (amarelos e/ou vermelhos) levam os atletas (e até mesmo treinadores e árbitros) a serem agressivos, envolvendo-se em situações de violência;
-Nas bancadas, insultos entre individuos da mesma claque ou claques
opostas levam a violência que apenas é impedida pela polícia sobre recurso a maior violência.
RÂGUEBI
-Neste jogo ocorrem um grande numero de placagens e entradas duras que por vezes resultam na lesão de atletas, na maioria de modo propositado e que podiam ser portanto evitadas;
-Por vezes, ocorre descontrolo por parte dos jogadores o que provoca um clima de hostilidade que apenas poderá ser evitado pelo árbitro.
HÓQUEI
-Existe um elevado nível de agressividade neste desporto devido às sucessivas colisões e choques entre jogadores;
-Ocorre frequentemente a troca de insultos entre atletas;
-Enquanto que noutros desportos não existe o recurso a tacos/sticks no hóquei esse é um dos principais equipamentos, o que pode auxiliar à violencia para atingir ou magoar o outro.
EXEMPLOS DE AGRESSIVIDADE NEGATIVA NO DESPORTO (2): 
BASQUETEBOL
-Os atletas, isto é, os jogadores de basquetebol competem pelo seu espaço de manobra para a posse de bola, empurrando-se e saltando uns para cima dos outros na maioria dos casos;
-A má atitude de um jogador de uma determinada equipa pode fazer com que os outros jogadores sintam a necessidade de intervir serem igualmente agressivos, tornando isso generalizado;
KICK-BOXE
-Por vezes, na execução de determinados gestos técnicos/movimentos há um uso excessivo de força o que pode pôr em causa a integridade física do seu oponente;
-É frequente a ocorrência de jogadores/lutadores que dão pontapés aos seus adversários mesmo quando estes últimos se encontram já no chão ou até após o árbitro os separar;
BASEBOL
-O jogador no primeiro lançamento, atinge propositadamente o batedor, magoando-o e desconcentrando-o;
-A tensão acumulado durante o decorrer do jogo pode provocar situações violentas;
ESPIRITO DESPORTIVO/ FAIR-PLAY
Desta forma, alguns exemplos de espírito desportivo são os seguintes:
-Respeitar os árbitros e os respetivos juízes, aceitando todas as suas decisões sem pôr em causa a sua integridade;
-Reconhecer com dignidade a superioridade do adversário no caso de derrota;
-Saber a aceitar a vitória com modéstia, sem ridicularizar ou humilhar o adversário;
-Utilizar apenas o talento e habilidade para os seus resultados;
-Recusar ganhos através de meios ilegais e violentos;
-Recusar ganhar com batota;
-O árbitro ter conhecimento de todas as regras e aplica-las de maneira imparcial;
-Saber observar o lado positivo de um erro, encorajando os jogadores mesmo após a derrota;
O espírito desportivo, desportivismo ou fair-play caracteriza-se de forma geral pelo cumprimento de todas as regras, pelo não cumprimento de faltas de modo deliberado e aceitação dos resultados. É, por conseguinte, o oposto de violência desportista, consequência da agressividade nesse mesmo setor.
ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO DEPORTO:
	As soluções, isto é, as estratégias de resolução de conflitos no desporto podem passar por 4 fases ou etapas: 
a nível dos atletas
a nível dos treinadores 
a nível dos árbitros e juízes técnicos ou de linha 
a nível das claques
A NÍVEL DOS ATLETAS:
-A criação de sanções, não só a nível desportivo, mas também legal;
-Relaxamento dos atletas conjuntamente antes de cada jogo;
-Momentos de descontração em equipa;
-Divulgação aos atletas sobre as consequências da agressividade no desporto;
A NÍVEL DOS TREINADORES:
-Consciência de que devem incutir aos “seus jogadores” um espírito competitivo, desportivo com o objetivo de ganhar mas sem prejudicar o adversário;
-Relembrar os jogadores da importância do fair-play;
-Relembrar os jogadores que o mais importante no desporto é o divertimento e a promoção de um estilo de vida saudável;
-Partilha de bons momentos e socialização com a equipa fora e dentro do campo;
A NÍVEL DOS ÁRBITROS E JUÍZES:
-Tentar compreender os jogadores de qualquer uma das equipas;
-Não mostrar preferência por nenhuma equipa e/ou jogador;
-Não provocar com intenção o treinador, o atleta ou a claque;
-Ser o mais honesto e correto possível na marcação de pontos e faltas;
A NÍVEL DAS CLAQUES:
-Existência de uma maior força policial de modo dissuasor e preventivo;
-Sensibilização dos membros superiores da claque ou os chamados chefes para manterem a calma entre os seus colegas;
-Pesadas sanções sobre os graves infratores;
	Foi elaborado um questionário com 13 (treze) questões, aplicadas à atletas e treinadores de diferentes modalidades, de idades entre 11-52 anos, totalizando 35 (trinta e cinco) pessoas, onde os entrevistados puderam responder a questões voltadas a agressividade no desporto. Desta pesquisa foi possível analisar que 66% (sessenta e seis por cento) dos entrevistados já presenciaram e/ou praticaram algum tipo de violência no desporto, podendo ser física ou verbal. Outros 34% (trinta e quatro por cento) não presenciou nenhum tipo de agressão. Segue o gráfico abaixo: 
ANÁLISE E DISCUÇÃO DOS RESULTADOS
Fonte: As autoras	 
Gráfico 01: Comportamentos agressivos durante desportos
	Quando os desportos foram questionados se sentiram vontade de agredir alguém, tanto verbalmente como fisicamente, constatamos que a maioria sendo 52% (cinquenta e dois por cento) responderam que sim, outros 31% (trinta e um por cento) responderam que não, mais 17% (dezessete por cento) responderam que as vezes.
	De acordo com a maioria dos desportos 47% (quarenta e sete por certo), concordam com as decisões tomadas pelos árbitros e as respeitam, porém 42% (quarenta e dois) disseram que as vezes não concordam mas respeitam e apenas 11% (onze por cento) não concordam e não respeitam. Segue o gráfico abaixo: 
Gráfico 02: Decisões dos árbitros 
Fonte: As autoras
	Através dessa pesquisa contatamos que cerca de 72% (setenta e dois por cento) não recebem incentivos nenhum tipo de incentivo de seus treinadores para agirem de modo agressivo com seus adversários para conseguir atingir melhores resultados, 17% (dezessete por cento) disseram que as vezes são influenciados e apenas 11% (onze por cento) recebem incentivos. 
	Conforme o gráfico 03, ao serem questionados sobre a agressividade ser algo correto e necessário para conseguir alcançar suas metas impostas a maioria sendo 68% (sessenta e oito por cento) responderam que não é a coisa certa que não é preciso para conseguir bons resultados, porém 17% (dezessete por cento) acreditam que algumas vezes é preciso utilizar a agressão, e outro 15% (quinze por cento) acredita que sim, a agressividade pode auxiliar nas suas conquistas.
Gráfico 03: A agressão para alcançar as metas 
Fonte: As autoras
	Dos entrevistados, 63% (sessenta e três por cento) responderam que costumam utilizar palavrões durante seus jogos, sendo que 23% (vinte e três por cento) disseram que as vezes pronunciam, e outros 14% (quatorze por cento) afirmam que não. 
	Segundo os desportos após perder um jogo conseguem controlar as suas emoções e sentimentos, como a raiva e a tristeza sendo a grande maioria com 52% (cinquenta e dois por cento) , outros 31% (trinta e um por cento) responderam que não e que demonstram sua revolta ou tristeza, e outros 17% (dezessete por cento) responderam que as vezes. Conforme apresentado no gráfico abaixo: 
Gráfico 04: Controle de sentimentos e emoções
Fonte: As autoras
	Para os desportos o respeito aos adversários é essência e 69% (sessenta e nove por cento) afirmam que respeitam os seus adversários mesmo quando não saem satisfeitos com o resultados. Alguns responderam que nem sempre respeita e apenas 11% (onze por cento) dizem que não respeitam.
	Quando interrogados sobre a aplicação de punições mais severas como multas, além de cartões amarelo ou vermelho, em casos de agressões mais violentas, 51% (cinquenta e um por cento) responderam que sim e 49% (quarenta e nove por cento) responderam que não. Observou-se que a maioria não acredita que se deve ser aplicado, porém o porcentual está bem dividido.
CONCLUSÃO INICIAL ACERCA DA AGRESSIVIDADE NO DESPORTO
	Com
este trabalho, pudemos verificar que nem sempre o desporto é visto como um modo de entretimento e promoção de vida saudável, sendo muitas vezes encarado como um modo excessivo de competição, no qual o importante é apenas ganhar.
	Desta forma, surge a agressividade no desporto que foi debatida ao longo de todo este trabalho. Consideramos portanto que o mais importante para a evitar é os individuos, nomeadamente atletas tomarem consciência de que devem controlar as suas emoções principalmente raiva/ódio, tristeza e frustação. Achamos igualmente relevante, os atletas e treinadores respeitarem-se mutuamente, não se provocando uns aos outros deliberadamente.
	Todavia, pensamos que a principal forma de controlar a agressividade no deporto é os atletas, treinadores, árbitros e juízes tomarem a noção de que a agressividade/violência no desporto não é aceitável, devendo ser o desporto apenas uma forma de entretimento, tentando a combater.
	Porém analisamos ainda que há desportos que de certa forma toleram a agressividade, concretamente desportos de combate como o boxe, o karaté, o kickboxing; o futebol e o hóquei. Para esses desportos o que achamos ser fundamental é o controlo de cada uma das situações, não agredindo o adversário de forma prejudicial, mas sim corretamente “desportiva”.
	
Apesar disto tudo, o maior problema de todos é quando a agressividade surge em modalidades que não a deveriam permitir., isto é, jogadores agridem-se uns aos outros, sem que sejam submetidos a qualquer tipo de castigo. Assim, chegamos à conclusão que da mesma forma que a agressividade e violência na sociedade é condenada legalmente (a partir de um determinado ponto) também deveria ser no desporto, nomeadamente competições.
	Entendemos igualmente que atualmente algo não está correto, ou as regulações das modalidades ou o bom senso das pessoas. Mas, o mais chocante é a existência de pessoas (espectadores) que revelam que o principal motivo porque assistem a uma determinada partida ou jogo é o facto de saberem que irá ocorrer realidade entre equipas e se gerará agressividade.
	É por conseguinte necessário encontrar medidas até porque a agressividade no desporto pode ser consequência de agressividade fora deste e gerar outros tipos de violência, como bullying ou violência doméstica.
	Não devemos permitir que a agressividade ultrapasse a barreira do tolerável, tendo perfeitamente noção desta.
WEBGRAFIA:
http://pt.slideshare.net/sergiomorais7/o-desporto-como-potenciador-legitimador-da-violncia
QUESTIONÁRIO
Agressividade no Desporto
Desporto:—————	Treinador ( ) Atleta ( ) 		Idade: _____ 
Federado: Sim ( ) 	Não ( )		Sexo: Fem. ( ) Mas.( )		 
	
Já presenciou algum comportamento agressivo durante o desporto ? Verbal ou físico ?
Sim ( ) 	Não ( ) 	Verbal ( ) 	Físico ( ) 	As duas ( )
Já praticou agressividade no desporto ?
Sim ( ) 	Não ( )
Já teve vontade de agredir alguém ?
Sim ( ) 	Não ( )	As vezes ( )
Costuma concordar com as decisões do árbitro?
Sim ( ) 	Não ( )	As vezes ( )
Respeita as decisões do árbitro?
Sim ( ) 	Não ( )	As vezes ( )
O seu treinador incentiva-o a ser violento de modo a alcançar melhores resultados ?
Sim ( ) 	Não ( )	As vezes ( )
Questionário (2ªparte)
Acredita que a violência é necessária para alcançar as suas metas?
Sim ( ) 	Não ( )	As vezes ( )
Acha correto a violência no desporto ?
Sim ( ) 	Não ( )	As vezes ( )
Costuma utilizar palavrões ao longo dos seus jogos ?
Sim ( ) 	Não ( )	As vezes ( )
Habitualmente no caso de perder, controla a sua tristeza e raiva durante o jogo ? 
Sim ( ) 	Não ( )	As vezes ( )
Respeita os seus adversários ?
Sim ( ) 	Não ( )	As vezes ( )
Acha que no caso de violência, deveria ser aplicada alguma punição ( Multa ) e não apenas um cartão amarelo ou vermelho ( No caso de existir ) ou a suspensão ou expulsão ? 
Sim ( ) 	Não ( )	
O que pensa que poderia solucionar a agressividade no desporto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando