A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Exercício 02 Avaliação emp. e era do conhecimento

Pré-visualização | Página 1 de 1

*Assinale a opção INCORRETA:
Na contabilidade financeira, os critérios de avaliação estão centrados no custo como base de valor, tendo como base o postulado da continuidade.
O valor da empresa é substancial para a continuidade do investimento, pois é ele que determina sua atratividade para potenciais investidores e sua sobrevivência – condição final da eficácia empresarial.
X A obtenção permanente do valor da empresa, de acordo com critérios econômicos, e sua incorporação no sistema de informação da controladoria são relevantes para a continuidade do empreendimento, já que a controladoria não deve considerar a hipótese de descontinuidade.
Os princípios contábeis geralmente aceitos podem impedir uma visão mais adequada do desempenho e da avaliação econômico-financeira da empresa. Para a controladoria, os princípios não são restrições, e outros critérios de avaliação podem ser utilizados para fins de controle econômico e de tomada de decisão.
*A empresa Bons Rumos S/A possui 8.000.000 ações preferenciais e 2.000.000 ações ordinárias. Em 31/06/x1, verificou-se que a cotação unitária das ações ordinárias era de R$ 2,10 e das ordinárias, 20% menor do que as ordinárias. 
A gestão fez uma projeção que a cotação das ações ordinárias em 31/06/x2 aumentaria em 18,5% e as preferenciais, em 7%. O valor da empresa em 30/06/x1 e o valor projetado para 30/06/ x2 são, respectivamente:
19.357.800 e 17.640.000
X 19.357.800 e 17.640.000
20.160.000 e 23.503.200
23.503.200 e 20.160.000
* Leia a matéria intitulada Itaú Unibanco e BMG unificam negócios no consignado.
A partir dessa leitura e dos conhecimentos adquiridos com base no estudo desta aula, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
 F Ao utilizar a estratégia, visando “operar com ativos de menor risco e rentabilidade atraente", a empresa pretende atingir a criação de valor. Essa medida é relevante para a continuidade do investimento por parte dos acionistas, mas não exerce influência em sua atratividade.
V Na matéria, o trecho “O banco cita, ainda, no comunicado, que, com essa operação, reafirma seu compromisso com a criação de valor a longo prazo para seus acionistas”. Trata-se de uma demonstração clara de expressar estratégias de compromissos para manter seus atuais investidores e, por conseguinte, seus potenciais investidores – razão da sobrevivência da empresa e condição final da eficácia empresarial.
V O texto cita que “Feito o aumento de capital, o Itaú Unibanco deterá participação de 60% do capital social total e votante da joint venture, e o BMG ficará com outros 40% remanescentes. Com a unificação das operações, o Itaú Unibanco deve atingir a liderança entre os bancos privados no segmento de crédito consignado”. A liderança de segmento poderá impactar na criação de valor econômico da empresa.
F Como vimos, o valor atual da empresa decorre de sua rentabilidade futura, ou seja, dos fluxos futuros de benefícios. Ao “operar com ativos de menor risco e rentabilidade atraente”, a empresa está direcionando ações ao aumento do retorno sobre o investimento, mas este não está ligado ao custo de oportunidade de seus proprietários.
*Imagine que você foi convidado para fazer parte de uma equipe responsável por apurar o valor de uma empresa. Assinale a opção que identifica os principais critérios que poderiam ser utilizados por você nessa tarefa:
X Valor contábil, valor de mercado, cotação da ação e valor econômico.
Valor contábil, valor de mercado, custo médio corrigido e valor econômico.
Valor contábil, valor de mercado, custo histórico corrigido e valor econômico.
Valor contábil, valor de mercado, cotação da ação, valor econômico e valor corrente corrigido.
*Nonaka e Takeuchi (1997) entendem a sociedade do conhecimento como aquela que tem como primazia o poder do cérebro, a informação como recurso econômico maior e o conhecimento como maior gerador de riqueza. São características dessa sociedade:
Valores da sociedade elitistas, divisão de classes e educação em massa.
Economia de mercado nacional, produção de bens padronizados e tangíveis.
Tecnologias utilizadas como ferramentas baseadas na força, produção artesanal e comunicação manuscrita.
X Economia global integrada, maior fusão entre produtor e consumidor, e capital humano como recurso fundamental.
*A descoberta, a pesquisa, a busca por novas técnicas e novos processos que possam modificar as estruturas e os parâmetros – quer sejam da produção, da tecnologia ou da sociedade – nos remetem ao conceito de:
X Inovação.
Reengenharia.
Ativo tangível.
Capital Intelectual.
*São considerados modelos de mensuração do Capital Intelectual:
Custo histórico, Q de Tobin, valor de mercado e navegador da Skandia.
Razão do valor de mercado pelo valor contábil, cálculo do valor intangível e navegador da Skandia.
X Razão do valor de mercado pelo valor contábil, Q de Tobin, cálculo do valor intangível e navegador da Skandia.
Fluxo futuro de benefícios, fluxo futuro de dividendos, fluxo futuro de lucros e fluxo futuro de caixa ou fluxo de caixa descontado.
*As três condições para definir o ativo intangível são:
Separabilidade, propriedade e mensuração confiável.
X Controle, geração de benefícios futuros e identificabilidade.
Geração de benefícios econômicos, separabilidade e controle.
Identificabilidade, mensuração confiável e geração de benefícios futuros.