Buscar

1 TEMA E OBJETO DE PESQUISA

Prévia do material em texto

1 TEMA E OBJETO DE PESQUISA
 O tema do tcc apresentado foi Supervisão escolar, orientação educacional e gestão escolar: a caminho de uma prática integradora por uma escola mais democrática e eficaz.
As razões que levaram a delimitação desse tema deram-se pelo fato de perceber que os gestores estão buscando melhorar a cada dia a sua gestão e lutando para tornar a escola um lugar propicio para o bem-estar e desenvolvimento psicológico e social dos educandos. Decerto, para que a escola cumpra o seu papel de educar é necessário que o gestor escolar esteja preparado para assumir essa função e que possua ligações com a comunidade, trabalhando com o coletivo e promovendo ações que a tragam para dentro da escola e que além disso possua conhecimentos educacionais e esteja procurando se profissionalizar cada vez mais em cursos de capacitação, não estacionando, mas sempre procurando evoluir. 
Devendo estar apto a proporcionar o processo de democratização e a participação de todos da comunidade escolar, promovendo corriqueiramente discussões e socializações dos problemas enfrentados, visando cumprir o seu papel fundamental que é garantir uma gestão de qualidade. Nesse sentido a gestão, coordenação e orientação educacional são imprescindíveis para o bom andamento das atividades escolares. Cada um possui sua importância e valor, não sendo uma função mais importante que outra, até porque nenhuma se consolida isoladamente, mas se constitui no coletivo, por meio da articulação dos diferentes papéis daqueles que compõe a equipe pedagógica
2 PROBLEMATIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Dirigir os destinos de uma Instituição Escolar sempre foi um desafio para os diretores. Frente às mudanças provocadas por um processo intenso de globalização das sociedades, o que tem proporcionado alterações no comportamento e no modo de vida das pessoas, tal problemática se torna a cada dia um desafio a ser administrado com alto nível de habilidades intrínsecas ao indivíduo que pretende ser gestor, orientador e supervisor de Instituições escolares. Sendo assim, que papel que o gestor, orientador e supervisor deve desempenhar para construir uma escola mais democrática e eficaz com uma gestão autônoma e participativa?
A escolha do tema deve-se pela relevância do papel que este membro desempenha no conjunto da engrenagem que faz uma escola funcionar, pois a escola tem a cara da sua equipe administrativa em especial à do seu gestor.
Aliado a estes fatores, o gestor escolar deverá proporcionar abertamente o processo de democratização e participação autônoma de todos os envolvidos com a comunidade escolar, promovendo a discussão e a socialização dos problemas enfrentados, haja vista que seu papel fundamental é garantir uma gestão eficaz.
3 OBJETIVOS GERAL:
Analisar a trajetória de formação dos profissionais da educação contribuindo para a nossa reflexão para a incorporação de uma prática pedagógica em que a teoria não explique somente a realidade mas, juntamente com a prática, promova a formação necessária para nosso desenvolvimento como futuros supervisores escolares e orientadores educacionais; bem como o desenvolvimento das funções do Pedagogo em desenvolver atividades no cargo de supervisor escolar e do orientador educacional de forma integrada, uma vez que este trabalho foi fragmentado durante a revolução industrial na divisão do trabalho dos operários.
4 METODOLOGIA 
Contudo, o Projeto de Pesquisa será desenvolvido por meio de análises teóricas bibliográficas que sustentará a argumentação das hipóteses levantadas proporcionando a concretização de um novo olhar sobre a escola, bem como na maneira dos gestores desenvolverem seu papel de modo a contribuir decisivamente para o processo de gestão democrática nas escolas públicas.

Continue navegando