Buscar

ESTUDO DIRIGIDO DE SERVIÇO SOCIAL II UFRJ (conteudo: teologia da libertação, seviço social tradicional, movimento de reconceituação)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolva os principais argumentos apresentados por Lowy a respeito da origem e desenvolvimento da Teologia da Libertação
Thomas Bruneau – desenvolve a teoria de que igrejas procuraram se inovar para que que sua influência (confrontada por outras correntes religiosas) fosse mantida. Lowy afirma que se trata de uma teoria insuficiente pois repousa em um argumento circular e pelo conceito de “influência” ser rasa com relação ao confusismo ético-religioso. 
Sociólogos de esquerda cristã – a população apropria-se da instituição e faz com que esta aja de acordo com seus interesses. Lowy diz que esta é uma explicação unilateral. 
O desenvolvimento de novas correntes teológicas, novas formas de cristianismo social e abertura exponencial de indagações da filosofia e das ciências sociais possibilitaram uma mudança interna da instituição. Externamente mudanças sociais e políticas como industrialização do continente, Revolução Cubana e o apoio norte-americano a golpes de Estados militares criaram condições para o desenvolvimento da nova Igreja dos pobres.
A partir do início dos anos 60 ocorre desenvolvimento de engajamento ativo entre cristãos de movimentos católicos leigo, há uma reinterpretação da bíblia (ênfase a êxodos) e ocorre uma atração pelo marxismo.
As ordens religiosas, possuidoras de natureza protestatória, auxiliam na compreensão do vínculo do catolicismo e atividade revolucionária. As ordens, são caracterizadas por possuírem certa autonomia dentro da Instituição por serem menos controladas diretamente e pelo seu nível de formação de clero regular, que já possuía proximidade com ciências sociais e pensamento moderno. Padres e religiosos estrangeiros também tiveram um importante papel no desenvolvimento da Teologia da Libertação pois o contraste entre condições de vida entre habitantes de suas terras natais e a dos que habitavam as terras de missão eram gritantes e assim provoca conversão moral e religiosa ao movimento de libertação dos pobres. 
Gustavo Gutiérrez, com seu livro, dá nascimento à Teologia da Libertação. O pobre, na sua perspectiva, não é mais objeto de piedade e defende que que a Instituição deveria se desfazer de seu caráter dominante 
Como define Netto o chamado “Serviço Social Tradicional”?
Para Netto, “Serviço Social Tradicional” é prática empirista, reiterativa, paliativa e burocrática, orientada por uma ética liberal-burguesa, que, de um ponto de vista claramente funcionalista, visava enfrentar as incidências psicossociais da “questão social” sobre indivíduos e grupos, sempre pressuposta a ordenação capitalista da vida social como um dado factual ineliminável.
Quais são as determinações do contexto histórico-social e econômico-político que constituem o cenário de emergência do Movimento de Reconceituação?
A inserção dos países latino-americanos na emergente “nova divisão internacional de trabalho”, colapso dos pactos políticos estabelecidos no pós-guerra, surgimento de novos sujeitos políticos (aquisição de consciência de classe para si da classe proletária); consequências da Revolução Cubana (resposta norte-americana: monroísmo, Aliança para o Progresso)
Quais são os três elementos elencados por Netto como impulsionadores da crítica ao Serviço Social Tradicional? 
Qual é a questão que comanda a Reconceituação?
A industrialização da Am. Latina (a partir de 1950) desenvolve o subdesenvolvimento. Logo, há o agravamento da dependência, aprofundação de contradições sociais, estimulação do êxodo rural e etc.. A inquietação, gerada pela conjuntura política, dos assistentes sociais em saber “Qual a contribuição do Serviço Social na superação do subdesenvolvimento? ”comandará então a Reconceituação. Indagações miram as bases tradicionais do Serviço Social Tradicional
Quais são as duas grandes tendências que Netto identifica dentro do Movimento de Reconceituação?
O movimento de Reconceituação possui tanto na sua gênese quanto no seu desenvolvimento um caráter heteróclito. Isto quer dizer que há presença de tendências ideológicas heterogêneas e até mesmo conflitantes entre si.
Um vinculado aos projetos desenvolvimentistas de planejamento social (modernização) – proposta de adequação profissional às demandas institucionais
Reformulação da profissão de modo a sintonizar com os projetos de ultrapassagem das estruturas sociais de exploração (ruptura) – alternativa que postulava prática de natureza nova 
Quais são as principais conquistas e limites do Movimento de Reconceituação identificados por Netto?
Articulação de uma nova concepção de unidade latino-americana 
Explicitação da dimensão política da ação profissional
Interlocução crítica com as ciências sociais
Inauguração do pluralismo profissional
Já os limites enfrentados foram as ditaduras apoiadas e patrocinadas pelos EUA que travaram o desenvolvimento da Reconceituação e derrotaram as alternativas democráticas, revolucionárias e reformistas.
Quais são os principais equívocos do Movimento de Reconceituação identificados por Netto?
Denúncia do conservadorismo, que até então disfarçava-se de “apoliticismo” conduziu o obscurecimento das fronteiras entre prática profissional e militantismo. Ou seja, conferiu às dimensões políticas da profissão um caráter heroico e/ou messiânico;
Recusa às “teorias importadas”. Valorização apenas da produção teórica nacional/natural do país devido a suposição de que destas serem mais “adequadas” às particulares histórico-sociais. 
Confusionismo ideológico
Quais são os três níveis do Processo de Reconceituação sobre os quais recai a Crítica Superadora à Reconceituação? 
Arcabouço teórico
Pensar alternativas metodológicas
Desnudar a ingenuidade política
Quais são os principais argumentos das oito críticas conservadoras à Reconceituação analisadas por Netto?
Desorientação profissional acarretada pela reconceituação.
Reconceituação apresenta um caráter modista de profissionalização
Reconceituação ficou restrito a pequenos grupos de elite
Reconceituação recusa o passado profissional
Determinação ideológica profissional estipulada pela reconceituação
Desprofissionalização do Serviço social através da politização trazida pela reconceituação (o momento histórico era de fraturação das sociedades latino-americanas devido a crises estruturais)
Origem de lapso entre formação e as agências de intervenção (relação assimétrica)
Não houve estabelecimento de uma prática profissional sistemática
Qual a premissa da Crítica Conservadora a Reconceituação e qual a premissa da Crítica Superadora à Reconceituação?
A premissa da crítica conservadora a Reconceituação é de que ocorreu uma regressão profissional a partir da constatação de um refluxo do processo de Reconceituação. 
Quais são os principais limites da Crítica Conservadora à Reconceituação identificados por Netto?
Os principais limites identificados são: 1) o fato de que o serviço social tradicional, em 40 anos, não foi capaz nem de instituir um campo de intervenção e nem de elaborar parâmetros profissionais definidos e sólidos, logo, a Reconceituação não pode ser visto como elemento de perturbação do espaço profissional, objeto e instrumental consolidados e determinados e nem exigir que dele emergisse uma prática sistemática . 2) a generalização de qualquer novo padrão se dá através de um aparato de divulgação inicialmente e, por vezes, um processo de vulgarização. 3) é errôneo supor que os processos de renovação e transformação se desenvolvem sem rupturas e dilaceramento. Em nenhuma ciência ou espaços profissionais técnicos constam esse processo suposto pelos conservadores. 4) considerar “politizador” o processo de Reconceituação pela inevitabilidade das incidências da conjuntura política no registro profissional é a expressão da incapacidade do Serviço Social Tradicional de adequar-se às novas demanda e novos sujeitos políticos. 5) Apesar do primórdio da reconceituação ter estado limitado a um pequeno grupo, a relação desse grupo com a comunidade profissional no processo de maturação do movimento foi inclusivo e abrangente.Qual é o elemento comum identificado por Netto entre o pensamento de Marx e o Serviço Social?
O elemento comum aos dois é a “Questão social” como parte essencial. Ou seja, pensamento marxiano e Serviço Social só existem dentro da ordem burguesa.
Identifique os elementos que antagonizam a obra de Marx com o Serviço Social 
A fase cronológica da ordem capitalista de cada um: Marx vivenciou e formulou seus pensamentos no estágio concorrencial clássico. Já a profissão Serviço Social a partir do trânsito do capitalismo concorrencial para o monopolista.
Relação com o substrato “Questão Social”: Para Marx, o capitalismo é a produção e reprodução continua e ampliada da “Questão social”, logo a superação desta só seria possível através da supressão dos marcos do capitalismo. // já o serviço social tradicional visava o enfrentamento da “questão social” dentro dos marcos capitalistas, logo, isto indica que a vocação profissional do serviço social surge como administração da “Questão Social” na sociedade burguesa. 
Identifique os elementos que explicam a aproximação enviesada do Serviço Social com a tradição marxista
Os elementos que as aproximaram com este víeis são: constrangimentos políticos, ecletismo teórico e desenvolvimento das fontes “clássicas”.
A partir de que fenômenos se desenvolve na década de 1960 um diálogo entre o Serviço Social e a tradição marxista?
Crise do serviço social tradicional, pressão exercida pelos movimentos revolucionários e a rebelião estudantil.
Quais são os três traços que singularizam segundo Netto – uma peculiar aproximação entre o Serviço Social e a tradição marxista?
Exigências teóricas eram muito reduzidas, caráter instrumental
Grau de vinculação a determinadas práticas prático-politicas
Aproximação por fontes de marxismo vulgar
Quais são as contribuições que a referência a tradição Marxista pode oferecer para o Serviço Social?
Quais são as contribuições que a tradição marxista poderia receber dos Assistentes Sociais?

Outros materiais