Buscar

tabela músculos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

- Músculo estriado esquelético
	- Músculo estriado cardíaco: 
	- Músculo liso:
	formado por feixes de células cilíndricas muito longas e multinucleadas, apresentam estriações transversais. Estão sujeitas ao controle voluntário. Contração forte, rápida, descontínua e voluntária – vários núcleos periféricos com estriações (sarcômeros - unidade morfofuncional do músculo esquelético) no citoplasma.
Suas células contêm contendo muitos filamentos, as miofibrilas, que são paralelas ao eixo maior da fibra muscular. os numerosos núcleos se localizam na periferia das fibras, nas proximidades do sarcolema. presença de filamentos finos de actina e filamentos grossos de miosina. As miofibrilas contêm quatro proteínas principais: miosina, actina, tropomiosina e troponina. Em cada lado de cada túbulo T existe uma expansão ou cisterna terminal do RS. Este complexo, formado de um túbulo T e duas expansões do RS, é conhecido com tríade. contêm receptores que captam modificações no próprio músculo denominado fusos musculares. A célula muscular esquelética é adaptada para a produção de trabalho mecânico intenso e descontínuo - ATP e fosfocreatina. As fibras musculares esqueléticas podem ser identificadas como tipo I e tipo II. As fibras do tipo I são ricas em sarcoplasma contendo mioglobina e têm cor vermelho-escura (contrações continuadas). Sua energia é obtida dos ácidos graxos que são metabolizados nas mitocôndrias. As fibras do tipo II são adaptadas para contrações rápidas e descontínuas. Contém pouca mioglobina e são de cor vermelho-clara. As fibras do ripo II podem ser subdivididas nos tipo IIA, IIB, IIC. 
Reveste o esqueleto, sendo responsável pelos movimentos corporais e locomoção.
	é formado por células alongadas e ramificadas, que se unem por discos intercalares (se três especializações juncionais principais: zônula de adesão, desmossomos e junções comunicantes) , apresentam estrias transversais, contração involuntária. Contração forte, rápida, contínua e involuntária – fibras mais curtas que o esquelético com um ou dois núcleos centrais. possuem apenas um ou dois núcleos centralmente localizados. cardíaco há a presença de díades, constituídas por um túbulo T e uma cisterna de RS. armazena ácidos graxos. apresentam grânulos secretores. 
Compõe e movimenta o coração.
	formado por aglomerados de células fusiformes que não possuem estrias transversais, com núcleo único e central, contração lenta e não está sujeita ao controle voluntário. Contração fraca, lenta e involuntária – citoplasma mais homogêneo, células fusiformes com um núcleo no centro da célula. Apresentam os corpos densos e cavéolas. Os filamentos de miosina só se formam no momento da contração. músculo liso não existe RS.
Reveste e movimenta órgão internos, como tubo digestório, útero, artérias, etc.

Outros materiais