Buscar

Invasão do ambiente terrestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Invasão do ambiente terrestre
Apesar de tetrápoda estar associado a vida em ambiente terrestre, os primeiros membros de tetrápodas, provavelmente, eram animais aquáticos.
Tetrápodas apareceram a partir de peixes ósseos (Osteichthyes). Atualmente há grupos de Osteichthyes viventes, os Actinopterygii (vulgarmente conhecidos como peixes de nadadeiras raiadas) e os Sarcopterygii (peixes de nadadeiras lobadas), sendo que Sarcopterygii tem uma proximidade maior com os tretápodas.
Aves está dentro de Reptilia, que é um grupo monofilético.
De maneira geral, em Actinopterygii os membros pares, nadadeiras peitorais e pares, externamente são compostas pelos raios e membranas, não há musculatura externa ou algum outro elemento esquelético externo, em Sarcopterygii há esses elementos, aproximando seus membros aos membros de tetrápodas, há musculatura associada a elementos esqueléticos exposto externamente, ou seja, as nadadeiras pares em Sarcopterygii são mais aproximadas morfológica e anatomicamente aos membros de tetrápodas.
Em Actinopterygii e nos outros grupos de peixes as nadadeiras se articulam com a cintura através de vários elementos chamados radiais, em Sarcopterygii, assim como em tetrápoda, a nadadeira se articula a cintura através de um único elemento esquelético que é o úmero ou fêmur, quando articulado por vários elementos o membro pode se mover em apenas um plano, quando articulado por apena um elemento o membro pode rotacionar, permite uma maior mobilidade do membro.
Devido à grande diversidade de vertebrados e invertebrados em ambientes de água doce, no período Devoniano, a competição alimentar e de oportunidades de reprodução eram muito fortes, ou seja, competição intra e interespecífica. Ambientes aquáticos de água doce apresentam maior sazonalidade, dessa forma, em determinadas épocas, os recursos se tornam escassas ou as condições do ambiente dificultam muito a vida do animal, tudo isso fez com que os animais desse ambiente procurassem outro ambientes, menos inóspitos. Nessa mesma época o ambiente terrestre já apresentava uma grande diversidade de plantas, que proporcionava a esse ambiente clima mais ameno (temperatura e umidade), ambientes mais diversos, heterogêneos, que possibilitaram exploração por outros organismos, diversos grupos de invertebrados também começam a explorar esses ambientes terrestres. No início esses animais faziam incursões ao ambiente terrestre, mas ainda eram aquáticos, isso levou que em determinado momento esses animais passavam grande parte do tempo longo do ambiente aquático. 
Sarcopterygii apresentavam a capacidade de respiração aérea (pulmões) bastante desenvolvida por apresentarem circulação dupla, além dos membros (nadadeiras) fortes. A respiração aérea e o melhor aproveitamento desse oxigênio permitiram a esses peixes maior autonomia no ambiente terrestre, ao mesmo tempo em que sua locomoção era mais especializada em função dos membros com elementos esquelético e musculares externos, permitindo que esse bichos se arrastassem sobre o substrato. Porém essas características não apareceram visando à conquista do ambiente terrestre, essas características eram importantes para a sobrevivência desses bichos no próprio ambiente aquático (pouca água, temperatura elevada, roubando oxigênio da água).
As condições as quais esses animais estavam sujeitos no ambiente aquático levaram a seleção dessas características. 
Esses animais perderam as nadadeiras dorsais e anal, mantendo apenas a caudal (pouco desenvolvida) e pares (peitorais e pélvicas), em função de que, muito provavelmente, as nadadeiras médio dorsal e médio ventral não tinham mais função, ou seja, esse bicho raramente explorava a coluna d’água, o ambiente em que ele vivia era pantanoso. Para esse ambiente, o corpo que melhor se adapta é um corpo mais achatado dorso-ventralmente com membros mais fortes, sem a função propulsora da nadadeira caudal, cabeça mais achatada, olhos dorsais (isso permite que o peixe consiga colocar os olhos para fora d’água sem expor sua cabeça, evitando predação) e focinho mais longo (permite o maior desenvolvimento das fossetas olfativas, percebendo estímulos químicos no meio terrestre). Em Sarcopterygii há também o desenvolvimento de algumas estruturas associadas às vértebras para ter maior superfície de inserção de musculatura, pois a sustentação do corpo é mais fácil em ambiente aquático que em terrestre, há também uma ligação da cintura pélvica a coluna, diferentemente dos outros grupos de peixes, onde a cintura pélvica é envolvida basicamente por músculos. As costelas também são maiores do que em outros grupos, apresentando, assim maior superfície para inserção de musculatura.
A família Elpistostegidae é a que está mais estreitamente relacionada aos tetrápodas por apresentarem nadadeira peitoral não estava mais ligada à porção posterior do crânio, a cintura peitoral era independente do crânio, mas era ligado nas primeiras vértebras, possibilitando maior mobilidade da cabeça, por apresentar tal característica esses animais são classificados como tetrápodas, além de focinho mais longo, narina com deslocamento mais terminal, aumentando a capacidade olfativa do animal.

Outros materiais