Buscar

preparação pronta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA
Portfólio 2 – 11 semana de estudos
Trabalho apresentado  ao    Centro Universitário Claretiano para a disciplina: Musculação e Treinamento de Força ministrado pela professora Victória Silva Midlei Ribeiro. 
Anderson dos passos
8545037
VITÓRIA-ES
2º SEMESTRE
2017
ATIVIDADE PROTFÓLIO
Anderson dos Passos [1: ]
Estresse físico -  todo estresse e provocado por um desequilíbrio do organismo, no físico são fatores como a temperatura ambiental natural e o esforço físico. 
Vou citar dois fatores em um só estou eu numa praia com dia ensolarado jogando uma partida de vôlei por uma hora sem descanso e sem hidratação: no decorrer do jogo ocorrerá um desequilíbrio em meu organismo devido à falta de hidratação e  com o esforço físico a perda é ainda maior, resultando a fadiga, tonturas e possíveis câimbras seu persistir na atividade.  .
 
O estresse bioquímico provocado por agentes farmacológicos de natureza química, tais como analgésicos, anestésicos, calmantes, estimulantes, tóxicos, drogas em geral. 
Exemplo seria o uso continuo de ansiolíticos  sem acompanhamento medico 
 O estresse mental originasse no córtex cerebral, seus agentes são ansiedade, depressão e angustiam, fatores estressantes como a insulina, fumo e álcool, um individuo fumante com o tempo alterações em seu sitema respiratório enrigecimentos dos alvéolos menor expansão pulmonar e maior cansaço no dia, e  no alcoólatra  citarei as graves: o aumento da pressão arterial, problemas no coração e pâncreas, hepatite e cirrose. Distúrbios do sistema nervoso, como desatenção e tremedeira, também podem fazer parte do quadro. 
Reação de Alarme 
Quando nosso cérebro detecta uma situação de ameaça (estressante) o ocorre uma Reação de Alarme, o nosso corpo irá responder entrando em estado de prontidão geral, ou seja, todo nosso organismo fica mobilizado nada específico ou exclusivo de algum órgão em particular, percebe se esse estado quando tomamos um susto; indo mais a fundo, inicialmente há envolvimento do Hipotálamo, que ativo todo o Sistema Nervoso Autônomo, em sua porção Simpática, assim ativando as respostas físicas, mentais e psicológicas ao estresse. 
O hipotálamo também responsável por secretar neuros hormônios como Dopamina e Neropinefrina,  .
Esse estado de alerta irá elevar a frequência cardíaca e a pressão arterial, também a dilatação das pupilas melhorando a visão, irá redirecionar o sangue para os músculos e o cérebro, essa elevação sanguínea deixara as repostas mais rápidas de toda atividade cerebral e do  músculo esquelético. 
 
A fase da resistência ou adaptação, 
  Onde organismo obtém o desenvolvimento adequado dos canais específicos de defesa, ele está resistindo à ação do agente estressor inicial. fase mais importante para o treinamento desportivo. 
Uma historia real eu tinha uma tarântula de criação que vivia num aquário e ficava no meu quarto minha namorada na época tinha muito medo dela e nojo sei lá não relaxa ficava em estado de alerta com o tempo foi se acostumando se adaptando a presença da mesma, mais não se esquecia permanecendo aquele estresse. Num belo dia minha mãe deixou a superfície do aquário pouquinho aberta e ela fugiu no dia seguinte minha namorada entrou em pânico não queria dormir lá  passaram se dias e ela permanecia apreensiva, ansiosa perguntava se ela tinha aparecido. 
Quando ela via a aranha tinha a sensação de medo a parti do momento que ela perdeu o campo visual a ansiedade de saber que tava lá, e não ver a dominou. 
  
 Fase de Exaustão ou Esgotamento 
É quando meu estado de prontidão permanece ativo por muito tempo e todo sistema envolvido começa a entrar em colapso os mecanismos de adaptação e as reservas de energia falham. Essa fase é grave, levando a danos temporários ou permanentes. As reações de estresse resultam do esforço adaptativo, e  se for muito intenso chegamos ao "esgotamento" do popular, a permanência intensa desse estresse poderá provocar alterações fisiológicas;  inicialmente as funcionais e logo depois as lesões anatômicas. 
Sendo nesses casos a tão importante tarefa dos treinadores de conhecer bem seus alunos\atletas principalmente quando são novos e impulsivos. Para poder estar a par de suas capacidades e mensurar deforma correta seus treinos individuas.
  
 
 
Referencias de apoio 
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/drogas/os-efeitos-excesso-alcool-no-organismo.htm 
http://www.areaseg.com/toxicos/fumo.html 
http://treinemais.blogspot.com.br/2010/06/principios-do-treinamento-desportivo.html

Continue navegando