Buscar

CINESIOTERAPIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CINESIOTERAPIA 
EXERCÍCIOS ISOCINÉTICOS 
DEFINIÇÃO
. O conceito de exercício isocinético foi desenvolvido por James
Perrine no final dos anos 60, e constatou-se que representava uma
revolução no treinamento com exercícios e na reabilitação.
. Em vez dos exercícios tradicionais que eram realizados com
velocidades variáveis contra um peso ou uma resistência constante.
3 Perrine desenvolveu o conceito de isocinética, que envolve uma
velocidade fixa pré-estabelecida dinâmica com uma resistência que
é totalmente adaptável através de toda a amplitude de movimento.
Definição
Portanto, a resistência varia até ser exatamente igual à força
aplicada pelo paciente ou atleta em cada ponto. O equipamento
computadorizado de dinamômetria avalia e treina a força e a função muscular
5. A avaliação isocinética permite ao terapeuta examinar objetivamente
o desempenho muscular de maneira segura e confiável, além de
proporcionar critérios objetivos e dados reprodutíveis para avaliar e
monitorizar o estado do paciente ou atleta.
DIRETRIZES PARA TESTES ISOCINETICOS
 – Planos de movimentos a serem avaliados ao testar a musculatura ombro é importante o fisioterapeuta decidir qual padrões serão avaliados. Se o paciente for atleta executar os acima da cabeça o o teste de rotadores interno e externo do ombro em 90 ºde abdução do ombro e 90º de flexão de cotovelo.
 Posição e estabilização do teste È extrema mente importante eliminar excesso de movimentos acima e abaixo da articulação.
 O eixo de o movimento articular para as medidas precisa de torque 
 Orientação para o cliente - Responder todas as pergunta ao fisioterapeuta deve observar as alterações importantes do inicio ate o fim de todas as outras.
5
DIRETRIZES PARA TESTES ISOCINETICOS
 Aquecimento Ativo deve sentir duas finalidades importantes primeiro lugar aquecimento dos músculos para atividade,em segundo Informar o paciente com a velocidade dos testea sem usados.
 Compensação da gravidade A gravidade opera contra os movimentos ao ocorre exatamente ao contrario Ex. quando o paciente flexiona o joelho apartir da extensão 
Intervalo de repouso o tempo disponível para o teste se for avaliado entre duas ou três posições o intervalo e de90 a 120 segundos .
 Testar primeiro a extremidade colateral ; È importante testar sempre antes da avaliação 
Tipos de exercícios isocinéticos
Os exercícios Isocinéticos são conseguidos quando o músculo encurta contra uma resistência  cooperante igualada com a força produzida pelo músculo e requerem uma velocidade constante durante toda a amplitude do movimento. 
Estes exercícios são  muitas vezes utilizados para testar e melhorar a força muscular e a resistência, especialmente depois de uma lesão. Trabalhando na ideia de que deve ser atingido o máximo grau de contração muscular. Estes exercícios só são possíveis de se trabalhar com um equipamento próprio para isso, como o dinamômetro, que é um dispositivo que pode ser utilizado para medir o resultado de uma força. 
As vantagens existentes com esse método referem-se á resistência oferecida, que favorece o paciente trabalhar num valor submáximo ao arco de movimento doloroso e num valor máximo nas amplitudes não dolorosa.
DINAMOMETRO 
O dinamômetro isocinetico trata-se de um tipo de avaliação muscular e do equilíbrio funcional do aparelho locomotor. 
São utilizados diferentes parâmetros, e os resultados são avaliados na comparação com o membro contralateral e pela relação muscular agonista-antagonista
 O dinamômetro isocinético possui alavancas com eixos que se ajustam aos eixos de cada articulação testada, podendo ser realizadas contrações concêntricas e excêntricas
O equipamento mantém a velocidade angular constante (medida em graus por segundo) do movimento e permite avaliar o segmento em condições dinâmicas, desse modo, toda força que é aplicada ao equipamento pela musculatura a ser testada, recebe uma resistência igual e oposta,22,23 permitindo a análise do segmento em todo o arco de movimento.24 
São utilizadas várias velocidades variando de 30 a 300º/seg. Velocidades acima de 180º/seg. são utilizadas para avaliação da resistência muscular Velocidades abaixo de 180º/seg. são utilizadas para avaliação da força muscular 
DINAMÔMETRO 
Os parâmetros de análise mais utilizados são: 22-24 "Pico de Torque": que é o ponto de maior torque (força x distância) na amplitude do movimento, medido em Newton/metro (N/m). Quanto menores forem às velocidades selecionadas na avaliação, menor será o torque medido.
"Trabalho": Energia realizada no esforço muscular durante o movimento, medido em Joules (J). Quanto menores forem às velocidades selecionadas para o teste, maior será a quantidade de trabalho realizada.
"Potência": A medida do trabalho (J) dividido pelo tempo (seg.), apresentado na unidade Watts (W). Quanto maior for à velocidade angular selecionada, maior será a potência medida.
 
“Efeitosda gravidade máxima sobreo torque”- o peso do membro é adicionado aos valores do torque durante o exercício contra gravidade
 
“Tempo de aceleração” – tempo necessário para acelerar a partir da posicçao de repouso ate a velocidade isocineticapreestabelecida
 
“Tempo de desaceleração” – voltar a velocidade isocienticapara zero 
"Relação de equilíbrio agonista-antagonista": que consiste na divisão do valor obtido para os agonistas, pelos antagonistas. Seja este valor relacionado ao Pico de Torque, Trabalho ou Potência.Expresso em valores percentuais (%).
Dinamômetro 
dinamômetro
INDICAÇÕES
Avaliação pré e pós-operatória
Avaliação pré-programa de exercícios físicos para orientação do trabalho muscular
Melhora do desempenho muscular
Prevenção de lesões
Avaliação do equilíbrio muscular entre os membros
Avaliação do equilíbrio muscular entre agonistas e antagonistas
Fornecer dados para direcionamento do tratamento e/ou treinamento muscula
C ONTRA -INDICAÇÃO
 Lesões agudas; 
 Gravidez; 
 Aneurisma; 
 Doenças Cronicas sem controle(diabetes,cardiopatas,crise de asma e epilepsia) 
 Dor limitante na articulação a ser testada. 
INTEGRANTES
WALTER RODRIGUES
PATRICIA TAVARES
KAMILLA
RAQUEL
SINARIA ALCANTRA
ARIADNA SOUZA
MARCOS ANTOIO
JESSICA
GABRIELA ALVES
BRENNO BANDEIRA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais