A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
AULA -Propriedades gerais das respostas imunológicas

Pré-visualização | Página 1 de 2

*
*
Propriedades gerais das respostas imunológicas
Prof: Gamaliel Moura
*
*
Objetivos da Aula
Conhecer o significado de imunidade;
Conhecer o surgimento e história da Imunologia;
Definir os conceitos básicos em Imunologia; 
Conhecer os componentes do Sistema Imunológico;
*
*
IMUNOLOGIA:
"Imunitas”- livre de
*
*
Histórico
Thucydides (séc. V a.C.): primeiro a relacionar a imunidade a uma infecção “Praga de Atenas”;
Varíola: uma das primeiras doenças a ser identificada;
Hábito chinês para adquirir resistência a varíola;
*
*
Edward Jenner (1798): líquido das pústulas variólicas avirulentas das vacas;
Robert Koch (1870): provou que as doenças infecciosas eram causadas por microrganismos;
*
*
Louis Pasteur (1880):
princípio da imunização;
projetou uma vacina contra a cólera em galinhas;
desenvolveu uma vacina anti-rábica;
(vaccus-vacci): “vacinação”;
*
*
Cultura com 8 semanas (atenuada)
Cultura jovem virulenta
Galinha não inoculada
MORTE
Princípio da imunização por Pasteur
*
Von Behring e Kitasato ( 1890) 
"Mecanismo de Imunidade em Animais à Difteria e ao Tétano”.
descobriram que o soro de indivíduos vacinados continham Ac que se ligavam aos agentes infecciosos;
*
*
Atualmente, a Imunologia é definida como:
“Estudo da reação a substâncias estranhas”.
“Estudo amplo dos eventos celulares e moleculares que ocorrem após o organismo encontrar microrganismos infecciosos ou outras moléculas estranhas”.
*
*
Imunidade significa: reação a substâncias estranhas, incluindo microrganismos e macromoléculas como proteínas e polissacarídeos, e a pequenas substâncias químicas que são reconhecidas como elementos estranhos.
Imunologia é o estudo dos eventos celulares e moleculares que ocorrem depois que o organismo encontra microrganismos e outras molécula estranhas.
*
*
IMUNIDADE NATURAL E ADQUIRIDA
A imunidade natural ou inata é a linha de defesa inicial contra os microrganismos, consistindo em mecanismos de defesa celulares e bioquímicos que já existiam antes do estabelecimento de uma infecção e que estão programados para responder rapidamente a infecções.
Os principais componentes desse tipo de imunidade são: 1) Barreiras físicas; 2) células fagocitárias (macrófagos, neutrófilos) e células NK(natural killer); 3) Proteínas do sangue, incluindo proteínas do sistema de complemento e 4) Proteínas denominadas citocinas.
*
*
*
*
IMUNIDADE NATURAL E ADQUIRIDA
Em contraste com a imunidade inata as repostas na imunidade adquirida ou adaptativa são estimuladas pela exposição a agentes infecciosos cuja magnitude e capacidade defensiva aumentam com exposições posteriores a um microrganismo em particular, ou seja, as repostas protetoras aumentam por experiência.
As características que definem a imunidade adquirida incluem uma elevada especificidade para distinguir as diferentes moléculas e capacidade de se lembrar e responder com mais intensidade a exposições subsequentes ao mesmo microrganismo. 
*
*
IMUNIDADE NATURAL E ADQUIRIDA
Os principais componentes da imunidade adquirida incluem linfócitos e seus produtos, como anticorpos e citocinas. As substâncias estranhas que induzem respostas imunológicas específicas são chamadas de antígenos. 
*
Comparação entre imunidade inata e adquirida
*
*
TIPOS DE REPOSTAS IMUNOLÓGICAS ADQUIRIDA
Existem dois tipos de respostas imunológicas adquiridas, a imunidade humoral e a imunidade celular, que são mediadas por diferentes componentes do sistema imunológico, cuja função é eliminar os diversos tipos de microrganismos.
*
*
*
*
TIPOS DE REPOSTAS IMUNOLÓGICAS ADQUIRIDA
A imunidade humoral é mediada pelas moléculas presentes no sangue e nas secreções das mucosas, denominadas anticorpos, que são produzidas pelos linfócitos B.
A imunidade celular é mediada pelos linfócitos T.
*
*
TIPOS DE REPOSTAS IMUNOLÓGICAS ADQUIRIDA
A imunidade contra um microrganismo pode ser induzida pela resposta do hospedeiro a ele ou pela transferencia de anticorpos ou de linfócitos específicos para o microrganismo.
A imunidade que é induzida pela exposição a um antígeno é chamada imunidade ativa, pois o indivíduo imunizado desempenha um papel ativo na resposta ao antígeno. 
Os indivíduos e os linfócitos que não tiveram exposição a um antígeno são chamados de naive ou virgens. 
*
*
*
*
TIPOS DE REPOSTAS IMUNOLÓGICAS ADQUIRIDA
Um pessoa também pode se tornar imune pela transferencia de plasma ou linfócitos de um indivíduo imunizado, um processo conhecido como transferencia adotiva. O indivíduo se torna imune àquele antígeno sem nunca ter sido exposto ou ter apresentado uma resposta a ele. Esse tipo de imunidade é chamado de imunidade passiva.
A imunidade passiva é um método eficaz para conferir resistência rapidamente, sem que haja a necessidade de se esperar uma resposta imunológica ativa. Um exemplo é a transferencia de anticorpos maternos para o feto, o que possibilita que os recém-nascidos combatam infecções antes que adquiram a habilidade de produzir anticorpos.
*
*
CARACTERÍSTICAS DAS REPOSTAS IMUNOLÓGICAS ADQUIRIDA
Todas as respostas imunológicas humorais e celulares a antígenos estranhos apresentam uma quantidade de determinadas propriedades fundamentais, que são:
Especificidade e diversidade;
Memória;
Expansão clonal;
especialização;
Autolimitação e homeostasia;
Tolerância a antígenos próprios.
*
*
Tabela 1-3
*
*
*
*
COMPONENTES CELULARES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO ADQUIRIDO
Os linfócitos, as células apresentadoras de antígenos(APCs) e as células efetoras são as principais células do sistema imunológico.
Os linfócitos são as células que reconhecem e respondem especificamente a antígenos e são, consequentemente, os mediadores da imunidade humoral e celular.
Os linfócitos B são as únicas células capazes de produzir anticorpos. Eles reconhecem antígenos extracelulares.
*
*
COMPONENTES CELULARES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO ADQUIRIDO
Os linfócitos T, as células da imunidade celular, reconhecem os antígenos de microrganismos intracelulares, destruindo-os ou destruindo as células infectadas. Seus receptores de antígenos são moléculas presentes na membrana; eles reconhecem apenas peptídeos antigênicos ligados a proteínas do complexo principal de histocompatibilidade(MHC) e que se expressão na superfície de outras células.
Os linfócitos T consistem em populações funcionalmente distintas das quais foram mais bem caracterizadas as células T auxiliares e os linfócitos T citolítico ou citotóxicos (CTLs).
*
*
COMPONENTES CELULARES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO ADQUIRIDO
Uma terceira classe de linfócitos, as células natural killer NK, está envolvida na imunidade natural contra os vírus e outros microrganismos extracelulares.
O início das respostas envolvendo os linfócitos T requer que os antígenos sejam capturados, processados e apresentados. As células que desempenham esse papel são chamadas de células apresentadoras de antígenos(APCs), que são representadas por exemplo principalmente pelas células dendríticas.
*
*
*
*
RESPOSTA IMUNE NATURAL INICIAL AOS MICRÓBIOS
O sistema imune natural bloqueia a entrada de micróbios e elimina ou limita o crescimento de muitos micróbios. A pele e os tratos gastrointestinal e respiratório são revestidos por epitélios que servem como barreiras para impedir a entrada de micróbios a partir do meio externo. Se violarem as barreira epiteliais, eles encontraram macrófagos no tecido subendotelial que irão realizar a fagocitose e secretar citocinas para recrutar outras células para o local como por exemplo neutrófilos.
A resposta imune natural contra vírus, consiste na produção de citocinas antivirais chamadas interferons e ativação de células NK. 
*
*
RESPOSTA IMUNE NATURAL INICIAL AOS MICRÓBIOS
Micróbios que são capazes de resistir a essas