Buscar

aula 3 perspectiva profissional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROF. SIMONE SCHMITZ
COMPETÊNCIA NO MERCADO
Quando falamos em competência e habilidade para o mercado estamos nos referindo àquilo que as pesquisas tem apontado como as necessidades que as diversas organizações apresentam e demandam das pessoas que fazem parte ou ingressarão no mercado de trabalho.
O conhecimento torna-se central nas estruturas produtivas, de mercado ou do terceiro setor.
ECONOMIA DO CONHECIMENTO
Tal noção busca conjugar diferentes fenômenos sociais e produtivos que contribuíram para a centralização do conhecimento em nossas sociedades.
Essas transformações alteraram profundamente, as mais diversas práticas humanas de trabalho, aprendizado, produção e exercício da cidadania foram reconfigurados.
As inovações apresentam funções estratégicas na garantia da sobrevivência e competitividade das mais diferentes organizações.
COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS
Competências individuais, humanas ou profissionais são aquelas que expressam o conhecimento, a habilidade e a atitude do indivíduo que trabalha numa organização.
Elas variam conforme o grau de complexidade do trabalho e o nível de abstração exigido pela tarefa. Está ligada a motivação.
São competências expressas pela ação das práticas e rotinas organizacionais.
FUTURO DO TRABALHO
As competências para o século XXI são estudadas e objetos de reflexão em todas as fases da educação e do trabalho dos indivíduos.
Além das competências específicas há uma busca por colaboração, criatividade e solução de problemas para além das características como persistência, curiosidade e iniciativa.
O futuro do trabalho- emprego, habilidades e estratégia de força de trabalho é tratado como a quarta Revolução Industrial, devida as mudanças profundas ocorridas nos sistemas produtivos.
PRINCIPAIS HABILIDADES
POSTURA PROFISSIONAL
O cenário atual é marcado por uma extrema dinamicidade, com a centralização da tecnologia na promoção de alterações nas formas de atuação dos indivíduos e das organizações.
As empresas têm valorizado cada vez mais características como autonomia e independência dos funcionários.
Com isso as ISOs ficaram conhecidas. Como é o caso da ISSO 9000, que designa um grupo de normas técnicas que estabeleçam uma gestão de qualidade para organizações em geral.
IMPORTÂNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO
Apresentação pessoal: uma aparência cuidada passa confiança para as pessoas no entorno e isso facilita a comunicação.
Facilidade de relacionamento: é importante criar um ambiente de harmonia durante as atividades profissionais.
Facilidade de comunicação verbal: é importante ser capaz de se comunicar adequadamente.
Rapidez de raciocínio e decisão: tomar decisões de maneira ágil é fundamental.
Criatividade: é visto como um diferencial.
IMPORTÂNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO
Liderança: é uma habilidade de influência e de tomar decisões.
Capacidade de observação: é a capacidade de identificar os pontos que precisam ser melhorados no trabalho.
Capacidade de persuasão: convencer os demais acerca do seu ponto de vista.
Determinação: adotar como meta os cronogramas exigidos pela empresa.
Resistência emocional: conseguir incorporar emocionalmente os desafios que tem que enfrentar no trabalho ao invés de considerar um fardo. 
POSTURA PROFISSIONAL
Postura profissional e imagem : são dois conceitos distintos, o primeiro se refere ao comportamento e o segundo com a marca pessoal.
É importante entender que a postura profissional não é sinônimo de postura corporal, alguns comportamentos como agressividade ao falar e egoísmo pode prejudicar a atuação profissional.
No ambiente profissional por mais que nos sintamos à vontade é fundamental que saibamos como agir, para se construir uma boa carreira profissional.
ETIQUETA PROFISSIONAL
Pontualidade sempre;
Roupas discretas e sem modismos;
A primeira impressão é a que fica;
Ter cartões profissionais;
Porta aberta não significa que possa ir entrando;
Olhe sempre nos olhos da pessoa com quem está falando;
Escute o que os outros têm a dizer;
Evite cruzar os braços;
Sente-se de maneira correta;
Verifique o código de ética da empresa;
Seja organizado;
Respeite o espaço dos outros;
Cuidado com o uso do celular;
Ouça a opinião dos colegas.
CRIAR OPORTUNIDADE PROFISSIONAL
As oportunidades são construídas no cotidiano da nossa vida profissional e precisamos estar atentos a elas para aprimorar, desenvolver ou mesmo criar essas oportunidades.
A empregabilidade consiste na participação em processos de recrutamento e seleção de pessoal nas empresas e na obtenção de respostas mais rápidas do que os outros candidatos.
São características que vão permitir ao profissional ter uma chance maior de conseguir uma posição de trabalho pelas suas condições diferenciadas.
CURRICULUM VITAE
Do latim significa trajetória de vida, , é um documento que relata a trajetória educacional e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de mostrar suas competências.
Ele pode ser estruturado em ordem cronológica, ou seja, a sequência de experiências que você teve segundo o caráter temporal em ordem inversa, ou seja, a experiência mais recente para a mais antiga.
Outra maneira de estruturar é pelas funções exercidas e não dos nomes das empresas em que trabalhou.
TÉCNICAS DE ENTREVISTA
Adaptabilidade;
Motivação;
Valores morais;
Atitude;
Capacidade de trabalhar em equipe;
Comando;
Facilidade de tomada de decisão;
Adequação do cargo proposto
ESTRATÉGIA PROFISSIONAL
A necessidade e a importância do planejamento estratégico de carreira, enquanto perspectiva fundamental para o sucesso profissional são primordiais.
As diferenciações e os seus aspectos enquanto fatores fundamentais para que os funcionários apresentem algo a mais para as organizações são o que diferenciam as grandes marcas.
Os passos do sucesso profissional são dados através das competências adquiridas, no equilíbrio emocional e na integridade do indivíduo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais