Buscar

Reações de hipersensibilidade imediata

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Reações de hipersensibilidade imediata
Prof: Gamaliel Moura
*
*
Um dos mais poderosos mecanismos efetores do sistema imune é a reação iniciada nos tecidos pela ação da IgE sobre mastócito e basófilos. Quando o antígeno se liga a moléculas de IgE pré-fixadas à superfície destas células, há uma rápida liberação de uma variedade de mediadores que, coletivamente, determinam aumento da permeabilidade vascular, contração da musculatura brônquica e visceral e inflamação local. Esta reação é chamada de reação de hipersensibilidade imediata porque começa rapidamente, minutos depois da provocação pelo antígeno. Em sua forma sistêmica mais extrema, chama anafilaxia, nesse caso pode ocorrer até a morte do paciente.
*
*
Os indivíduos predispostos a manifestar fortes respostas de hipersensibilidade imediata são considerados atópicos e como sofrendo alergia.
A ativação dos mastócitos e dos basófilos é mais caracteristicamente iniciada quando o antígenos específico liga-se e mantém reação cruzada com moléculas pré-fixadas à superfície da IgE. 
A hipersensibilidade imediata faz parte de uma resposta maior que induz a infiltrados inflamatórios ricos em eosinófilos, designada reação de fase tardia. A lesão tecidual mediada por eosinófilos é o principal componente de doenças alérgicas.
*
*
	A típica sequência de eventos na hipersensibilidade imediata ocorre da seguinte maneira:
1) produção de IgE pelas células B em resposta à primeira exposição ao antígeno,
2) ligação da IgE aos receptores para Fc específicos nas superfícies de mastócitos e basófilos,
3) interação do antígeno reintroduzido com a IgE ligada,
4) induzindo a ativação das células e liberação de mediadores dos mastócitos e basófilos. 
*
*
*
*
Características da hipersensibilidade imediata
O exemplo clássico no homem é a “reação de edema-eritema”. Quando um indivíduo sensibilizado recebe uma injeção intradérmica de um antígeno apropriado, o sítio da injeção torna-se eritematoso devido a dilatação dos vasos sanguíneos, há a formação de um edema local, chamado pápula, os vasos da margem da pápula dilatam, produzindo uma borda vermelha típica (eritema). Essas alterações podem surgir dentro de 10 a 15 minutos da administração do antígeno. Essa fase é denominada de reação de fase imediata.
*
*
*
*
*
*
Características da hipersensibilidade imediata
A reação de fase tardia começa entre duas e quatro horas depois da estimulação na hipersensibilidade imediata. Nesse período, a reação de pápula e eritema já diminuíram. Esta reação de fase tardia consiste em um acúmulo de leucócitos inflamatórios, incluindo neutrófilos, eosinófilos, basófilos e células T CD4.
Há uma diferença essencial na produção de IgE entre indivíduos atópicos e normais. Os primeiros produzem altos níveis de IgE em resposta aos antígenos em particular, enquanto que os normais sintetizam em geral outros isótipos de Ig, como IgM e IgG e apenas pequenas quantidades de IgE. 
*
*
*
*
Características da hipersensibilidade imediata
Quatro fatores interagem contribuindo para a regulação da síntese de IgE:
1) Hereditariedade: Níveis normalmente elevados de síntese de IgE e de atopia associada ocorrem muitas vezes em família. Dentro da mesma família, o órgão-alvo da doença atópica é variável. 
2) História natural da exposição ao antígeno: De modo geral, é necessária a exposição repetida ao antígeno particular para que se desenvolva uma reação atópica àquele antígeno.
*
*
Características da hipersensibilidade imediata
3) Natureza do antígeno: os alérgenos podem ser proteínas, ou substâncias químicas ligadas a proteínas.
4) Células T auxiliares e citocinas: As reações imunes mediadas por IgE e por eosinófilo são dependentes das células T CD4 da subsérie Th2. estas células T secretam IL-4, que é necessária para a mudança de isótipo pata IgE e também promove o recrutamento de eosinófilo. Sendo assim os antígenos como os polissacarídeos, não podem despertar estas reações, exceto quando ligados a uma proteína.
*
*
Biologia dos mastócitos, basófilos e eosinófilos
Os mastócitos são encontrados predominantemente perto dos vasos sanguíneos, nervos e abaixo dos epitélios.
Os basófilos são granulócitos inflamatório circulantes, com semelhanças estruturais e funcionais semelhantes às dos mastócitos.
*
*
Ativação de mastócitos e basófilos
O evento que inicia a hipersensibilidade imediata é a ligação do antígeno a IgE na superfície do basófilo ou do mastócito. Essas células são ativadas por ligação cruzada de moléculas de IgE em sua superfície.
A ativação de mastócito e basófilo resulta em três tipos de resposta biológica:
1) Os mastócitos sofrem secreção, na qual o conteúdo pré-formado dos seus grânulos é liberado por exocitose.
*
*
Ativação de mastócitos e basófilos
2) Os mastócitos sintetizam enzimaticamente mediadores lipídicos derivados do ácido araquidônico.
3) Os mastócitos iniciam transcrição, tradução e secreção de citocinas (IL-3, IL-4, IL-5, IL-6).
*
*
Mediadores derivados de mastócitos e basófilos
Podem ser divididos em mediadores pré-formados, que incluem as aminas biogênicas de as macromoléculas dos grânulos, e os mediadores recém-sintetizados, que incluem os mediadores derivados de lipídeos e as citocinas.
1) Aminas biogênicas: o mediador mais típico desta classe é a histamina. É responsável pela formação de pápula e eritema da hipersensibilidade imediata.
2) Macromoléculas dos grânulos: incluem proteoglicanas como a heparina.
*
*
Mediadores derivados de mastócitos e basófilos
3) Mediadores lipídicos: São representados pelas prostaglandinas, leucotrienos e fator ativador plaquetário.
4) Citocinas: Os mastócitos e basófilos são fontes significativas de citocinas, incluindo TNF, IL-1, IL-4, IL-5 e IL-6. São responsáveis pela reação de fase tardia. IL-4 é responsável pelo recrutamento de eosinófilo e a IL-5 pela ativação destes eosinófilos.
*
*
*
*
Doenças alérgicas no homem: Patogênese e terapia.
A desgranulação dos mastócitos é um componente central de todas as doenças alérgicas, e as manifestações clínicas e patológicas das doenças dependem dos tecidos em que os mediadores dos mastócitos têm efeitos, bem como da cronicidade dos processo inflamatório.
As formas mais comuns de doenças atópicas são a rinite alérgica, asma brônquica, dermatite atópica e alergias alimentares.
*
*
Asma.
A asma é uma doença inflamatória causada por repetidas reações de hipersensibilidade imediata e tardia no pulmão, levando a tríade clinicopatológica de obstrução intermitente e reversível das vias aéreas, inflamação brônquica crônica com eosinófilos, e hipertrofia das células musculares lisas brônquicas e hiper-reatividade aos bronconconstritores.
*
*
*
*
*
*
Anafilaxia sistêmica.
A anafilaxia é uma reação de hipersensibilidade imediata sistêmica que se caracteriza por edema em muitos tecidos e uma queda da pressão arterial, ambos secundários à uma vasodilação.
*
*
Reações de hipersensibilidade imediata no trato respiratório superior, TGI e pele.
A rinite alérgica, é a doença alérgica mais comum e é consequencia de reações de hipersensibilidade imediata a alérgenos comuns, como pólen de plantas ou ácaros, em contato com o trato respiratório superior por inalação. As manifestações patológicas e clínicas incluem edema de mucosa, infiltrado de eosinófilos, secreção de muco, tosse, espirros e dificuldades respiratórias.
Alergias alimentares são reações de hipersensibilidade imediata a alimentos ingeridos que levam à liberação de mediadores dos mastócitos da mucosa intestinal.
*
*
Reações de hipersensibilidade imediata no trato respiratório superior, TGI e pele.
As reações alérgicas na pele se manifestam como urticária
e eczema. A urticária é essencialmente uma reação aguda de pápula e eritema induzida por mediadores dos mastócitos.
O eczema crônico é um distúrbio da pele que pode ser causado por uma reação de fase tardia a um alérgeno na pele.
*
*
Imunoterapia para doenças alérgicas .
Além do tratamento visando consequencias imediatas da HI, outra possibilidade explorada é a redução da quantidade de IgE presente no indivíduo. Em uma abordagem, chamada dessensibilização, pequenas quantidades de antígeno são repetidamente administradas por via subcutânea. Como resultado deste tratamento, os níveis de IgE específica diminuem, e os títulos de IgG costumam elevar-se.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando