Buscar

Sociedades Primitivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PP1 – HISTÓRIA DO DIREITO
1) Quais são as características dos povos sem escrita?
 Os povos sem escrita não obtinham o direito formal, por conta disso, as tradições eram mantidas e passadas de pessoas para pessoas. Cada grupo tinha costumes e crenças diferentes e viviam isolados de outros povos, sendo assim, existindo diversas formas de direito.
Outra característica preponderante desses povos era a religião, pois ela era a base para “leis” e “sanções” das aldeias e de seus habitantes.
2) O Direito arcaico possuía caráter religioso. Justifique sua resposta.
Nas sociedades arcaicas, as pessoas não tinham o conhecimento do Direito escrito. Quem resolvia problemas jurídicos nas comunidades eram os chefes ou anciões das mesmas, tendo como conhecimento que cada comunidade tinha sua organização social, com suas próprias regras, direito único e pouco convívio com os outros povos. Logo, o Direito para eles estava ligado com as exigências de crenças e fés antigas, a rituais simbólicos e forças de divindades religiosas, fazendo com que as regras de sociedade, moral e conflitos jurídicos fossem retirados totalmente de cunho religioso. A influência da religião era tão forte e grande nas comunidades arcaicas que era difícil distinguir o que era norma religiosa ou jurídica.
3) Quais são os três estágios de evolução do direito antigo?
Direito que provém dos Deuses, onde os reis e sacerdotes interpretavam e executavam leis que eram recebidas pelos Deuses.
Direito confundido com os costumes, onde o direito primitivo de matriz sagrada e revelado pelo reis-legisladores segue tradicionalmente para o tempo em que se impõe a força e a repetição dos costumes.
Direito identificado com a lei, não se trata de um direito escrito, mas de costumes e praticas que foram publicamente aceitos.
4) A Invenção e a difusão da escrita influenciaram o direito antigo? Comente.
No direito antigo perante a inexistência de legislações escritas, todas as leis da sociedade eram impostas oralmente, de geração a geração. Porém, com a difusão da escrita e a criação dos primeiros códigos da antiguidade, essas leis faladas tornaram-se textos legislados e escritos para maior eficácia sua prática e entendimento.
5) Relacione as fontes jurídicas do direito primitivo;
As fontes jurídicas do direito primitivo são os costumes, preceitos verbais e as decisões pela tradição. 
O direito primitivo não era legislado, suas regras de regulamentação eram conservadas pela tradição. 
Cada organização social possuía um direito, sendo cada forma de associação diferente. As comunidades tinham suas próprias regras e a religião influenciava na sociedade e nas leis.

Continue navegando