Buscar

Trabalho Ed. Física

Prévia do material em texto

COLÉGIO IMPACTO
Educação à Distância
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
TRABALHO DE ED. FÍSICA – ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE FÍSICA
Brasília - DF
2017
COLÉGIO IMPACTO
Educação à Distância
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
TRABALHO DE ED. FÍSICA – ENSINO MÉDIO
Brasília - DF
2017
ÍNDICE
INTRODUÇÃO .....................................................................................................01
QUAL A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS.........................................................................................02
1.1	Atividade física requer orientação profissional..................................................02
1.2	Benefícios da atividade física............................................................................03
1.3	Atividade física é qualidade de vida...................................................................05
1.4	Atividade física é saúde ..................................................................................05
1.5	Atividade física é fundamental ........................................................................05
ORIENTAÇÕES MÉDICAS ..............................................................................06
1.1	Os cuidados com as atividades físicas ...........................................................06
1.2	Os profissionais de saúde que você vai precisar consultar ............................06
CONCLUSÃO .......................................................................................................09
BIBLIOGRAFIA ....................................................................................................10
�
INTRODUÇÃO
Neste trabalho foi desenvolvido um estudo das influências da atividade física para a vida das pessoas, seus benefícios, e a mudança na qualidade de vida dos indivíduos que praticam atividade física regular.
O ponto forte de se fazer atividade física é sentir os benefícios que ela traz para o dia a dia, depende claro da força de vontade, disposição, disponibilidade de tempo e espaço. Não pode fazer exercício sem antes se fazer uma avaliação física e acompanhamento médico, e ser orientado por profissionais qualificados para esse fim sendo esse detalhe muito importante para o êxito do objetivo que se deseja alcançar.
Diante disso, foi citado no decorrer do trabalho os benefícios de se fazer atividade física regularmente, a importância de se fazer exercícios desde criança até quando idosos, os exames que devem ser feitos, e o quanto é favorável para se viver bem mesmo estando doente e até mesmo para melhorar a qualidade de vida.
Qual a influência da atividade física na qualidade de vida das pessoas?
Atividade física é definida como "qualquer movimento corporal” que resulte em gasto de energético maior que os níveis de repouso. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma física e mental". Toda e qualquer atividade deve ser controlada por profissionais da área de Educação Física, que está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. Podemos considerar uma inatividade física aquela associada a dietas inadequadas, ao tabagismo, ao uso do álcool e outras drogas são determinantes na ocorrência e progressão de doenças crônicas que trazem vários prejuízos ao ser humano, como, por exemplo, redução na qualidade de vida e morte prematura nas sociedades contemporâneas, principalmente nos países industrializados. 
Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico.
Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência. Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, diabetes, cardiopatias e outras doenças, é o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc. 
1.1	Atividade física requer orientação profissional
Praticar exercícios físicos é saudável e constantemente recomendado pelos médicos. Contudo, a prática sem nenhuma orientação pode trazer problemas de saúde. O ideal é procurar orientação médica e, sempre que possível, ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física. Sendo assim, o melhor lugar para se praticar exercícios físicos (ginástica, musculação, natação, hidroginástica, aeróbica, etc) é em uma academia devidamente fiscalizada pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF). O profissional de Educação Física saberá orientar o freqüentador da academia para que tire o proveito necessário da atividade física sem prejudicar a saúde.
1.2	Benefícios da atividade física
Os benefícios da atividade física são imensuráveis. A prática regular de exercícios físicos manifestam sob todos os aspectos do organismo. Auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. 
Exercícios diminuem a depressão por ativar os neurotransmissores (seratonina e noradrenalina) relacionados ao quadro de Depressão. O nível destas
Atividade Física regular: 7 benefícios 
1- Fortalecimento do seu sistema respiratório e cardiovascular. O termo “sistema cardiovascular” refere-se a circulação do sangue no coração e todos os vasos. A pressão sangüínea - força que o sangue exerce na parede das artérias - ajuda a manter o fluxo do sangue. O acúmulo de placas em suas artérias, causado pelo colesterol e outros produtos, pode interromper o seu fluxo sangüíneo e causar danos no sistema cardiovascular que levam ao risco de vida. Quando você se exercita regularmente : · Diminuem as chances de placas nas artérias devido ao aumento do colesterol “bom” (HDL) e diminui a concentração do colesterol “ruim” (LDL) no seu sangue. · Evita o desenvolvimento de Hipertensão
Ajuda a controlar a pressão se você tem Hipertensão. Exercícios regulares também beneficiam seu sistema respiratório por promover respirações profundas. O pulmão aumenta sua capacidade de oxigenação. 
2- Fortalecimento de ossos e músculos Exercícios regulares são uma das melhores coisas que você pode fazer para prevenir a osteoporose. Exercícios como caminhar ou correr são importantes para preservar massa óssea e podem aumentar densidade óssea. Além disto, aumenta seu equilíbrio e coordenação, reduzindo o risco de queda. 
3- Controle do seu peso Exercícios ajudam você a manter seu peso e a queimar calorias. A perda da gordura corpórea faz você sentir-se melhor e reduz o risco de obesidade e o risco de sobrecarga para as juntas. 
4- Previne e controla o diabetes Exercícios regulares associados à dieta saudável são importantes para prevenir e ajudam a controlar o diabetes tipo 2, uma condição que afeta o açúcar no sangue.
Exercícios podem ajudar a insulina trabalhar melhor e com isto diminuir o açúcar no sangue. Outro mecanismo é que como seus músculos contraem durante o exercício, eles usam o açúcar como energia e, portanto, o açúcar é removido do sangue. 
5- Diminui depressão, ansiedade e ajudam a tolerar melhor dores e stress Exercícios diminuem a depressão por ativar os neurotransmissores ( seratonina e noradrenalina) relacionados ao quadro de Depressão. O nível destas substâncias têm um papel em como você reage aos eventos diários. 
6- Reduz o risco de certos tipos de câncer Exercícios regulares reduzem o risco de câncer de colon, próstata, endométrio e mama. 
7- Dormirmelhor Uma boa noite de sono ajuda a manter a saúde física e mental. Exercícios moderados, no mínimo três horas antes de dormir, podem ajudar você a relaxar e dormir melhor. Fonte: qualivida.intermédica
A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar. A escolha da atividade física adequada é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores: - Preferência pessoal: o benefício e a continuidade da atividade são conseguidos com a prática regular da mesma o prazer em realizá-la. Portanto, é necessário que a pessoa se sinta bem em praticar a atividade que escolheu. 
Tempo disponível: muitas pessoas na sociedade dizem a tal desculpa: “não tenho tempo”. E assim deixam de lado seus compromissos. Saibam que a falta de tempo é a desculpa para os que têm falta de método!! Cuidado com isto, saiba planejar seu tempo, ou melhor, planeje sua saúde.
A atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, no caso das crianças e dos jovens, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social. A prática de atividades físicas pode funcionar como uma via de escape para a energia "extra normal" das crianças, ou seja, sua hiperatividade. 
Atividade física em idosos Está mais do que comprovado que os idosos obtêm benefícios da prática de atividade física regular tanto quanto os jovens.
Ela promove mudanças corporais, melhora a autoestima, a autoconfiança e a afetividade, aumentando a socialização. A falta de aptidão física é a principal causa de baixa qualidade de vida, nos idosos. Com o avanço da idade, há uma redução da capacidade cardiovascular, da massa muscular, da força e flexibilidade musculares, sendo que esses efeitos são exacerbados pela falta de exercício. Antes do início da prática de exercícios, o idoso deve passar por uma avaliação médica cuidadosa e realização de exames. Isso permitirá ao médico indicar a melhor atividade, que pode incluir: caminhada, exercício em bicicleta ergométrica, natação, hidroginástica e musculação. 
1.3	Atividade física é qualidade de vida
Exercitar-se com disciplina é a chave para garantir a saúde e o bem-estar nunca se falou tanto em qualidade de vida e saúde como nos últimos tempos. O que antes era apenas motivo de preocupação ou modismo, hoje tornou-se necessidade. 
Já não era sem tempo. Pois, o homem atualmente é submetido a uma quantidade avassaladora de pressões e responsabilidades. Isso é apenas uma das conseqüências desse tempo de novas tecnologias e economia globalizada. A evolução permitiu o desenvolvimento, gerando no nosso cotidiano mais conforto e comodidades.
1.4	Atividade física é saúde!
Pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela inatividade física. Através da consciência e de mais informações à respeito de cuidados para com a saúde que inclui maior movimentação corporal, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida. Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo, não durante um mês mas durante toda a vida. Descobrimos que a saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e que podemos prevenir o surgimento de algumas doenças.
1.5	Atividade física é fundamental
A professora de educação física, Sheila Tessmann, explica que a saúde está diretamente ligada à atividade física. “Não há como dissociar uma da outra”, explica que de modo geral, as pessoas são muito sedentárias. “São atletas de final de semana, mas não há nada melhor que o exercício físico regular. A caminhada pode ser útil. Na academia é feito trabalho específico para cada pessoa”, diz. Sheila ressalta que aquela famosa caminhada para olhar vitrines com as amigas não resolve nada. É preciso ritmo e intensidade.
ORIENTAÇÕES MÉDICAS
Se manter fisicamente ativo é a chave para uma vida saudável. Porém, o acompanhamento de profissionais de saúde durante esse processo é tão importante quanto o exercício em si, tanto para evitar problemas de saúde quanto para otimizar os resultados de seus exercícios físicos.
1.1	Os cuidados com as atividades físicas
O problema é que é difícil saber quais exames e acompanhamento médico exatamente você precisa antes de começar a se exercitar. Até mesmo educadores físicos recomendam mais do que você realmente pode precisar, mas eles não estão errados ao fazer isso.
Embora a atividade física moderada seja segura para a maioria das pessoas, especialistas em saúde sugerem que você converse com seu médico antes de começar um programa de exercícios, se qualquer uma das seguintes condições aconteça com você ou esteja na genética de sua família
Doença cardíaca;
Asma ou doença pulmonar;
Diabetes ou doença renal;
Artrite;
Hérnia de disco.
Alguns sintomas sugestivos também podem significar problemas mais sérios à frente:
Dor ou desconforto no peito, pescoço, mandíbula ou braços durante a atividade física;
Tonturas ou desmaios com o exercício ou esforço;
Falta de ar com esforço leve, em repouso, ou quando deitado ou indo para a cama;
Inchaço no tornozelo, especialmente à noite;
Um batimento cardíaco rápido ou pronunciado;
Um sopro cardíaco que o seu médico diagnosticou anteriormente;
Dor na perna quando você anda, que desaparece com o repouso.
Profissionais de saúde recomendam que você consulte o seu médico antes de se envolver no exercício vigoroso se duas ou mais das seguintes situações são realidades na sua vida:
Você é um homem mais velho do que 45 anos de idade ou uma mulher com mais de 55 anos de idade;
Você tem uma história familiar de doença cardíaca antes dos 55 anos nos homens e 65 anos nas mulheres;
Você fuma ou você parou de fumar nos últimos seis meses;
Você não se exercitou por pelo menos 30 minutos, três dias por semana durante três meses ou mais;
Você está acima do peso ou obeso;
Você tem pressão alta ou colesterol alto;
Você tem diminuição da tolerância à glicose, também chamados de pré-diabetes.
1.2	Os profissionais de saúde que você vai precisar consultar.
Estabelecidos os critérios que te obrigam a ir ao médico, mesmo que você não precise, é importante destacar qual acompanhamento profissional todo indivíduo precisa, independente da existência ou não de complicações.
Cardiologista/Clínico Geral
Ambos devem analisar sua saúde cardíaca, fazendo um teste sob estresse de sua frequência cardíaca. Exames de sangue também serão feitos para analisar problemas como colesterol alto, diabetes e outros.
Ortopedista/Fisioterapeuta
Qualquer um dos dois poderá fazer uma avaliação postural adequada, mas dou maior confiança ao fisioterapeuta nesse aspecto. Essa avaliação postural ajudará você a direcionar seus exercícios físicos e evitar crises de dor por conta de pisadas erradas ou um desvio da coluna não diagnosticado previamente.
Nutricionista
Finalmente, o nutricionista é o profissional que deverá acompanhar sua alimentação para otimizar os resultados de seus exercícios físicos.
CONCLUSÃO
Em suma devemos ressaltar que a prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado, incluindo médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física. 
A atividade física consiste em exercícios bem planejados e bem estruturados, realizados repetitivamente. Eles conferem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados através de orientação e controle adequados. Esses exercícios regulares aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral. Afetam de maneira positiva o desempenho intelectual, o raciocínio, a velocidade de reação, o convívio social. 
Para finalizar há uma melhora significativa da sua qualidade de vida.
O que precisamos ressaltar é o investimento contínuo no futuro, porque sabemos que cada vez mais o percentual de pessoas com mais de 60 anos de idade aumenta consideravelmente,devendo assim procurar viver bem e cada vez mais saudável e o exercício físico trás esse benefício e essa satisfação de se viver cada dia mais e melhor.
BIBLIOGRAFIA
Site Médico. Disponível em:
<http://www.sitemedico.com.br/site/>. Acesso em: 24 de fevereiro de 2017.
Saúde Melhor. Disponível em:
<https://www.saudemelhor.com/atividades-fisicas-acompanhamento-medico-voce-precisa-verdade/>. Acesso em: 01 de março de 2017.

Continue navegando