Buscar

Sem nome av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestaçao e legislaçao ambiental av2
	1a Questão (Cód.: 53042)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Explique o que é impacto ambiental e desde quando surgiu.
		
	
Resposta: O impacto ambiental, é um desequilibrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente ,surgiu a partir da evolução humana,ou seja, no momento em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida
	
Gabarito: O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente, surgiu a partir da evolução humana, ou seja, no momento em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 85515)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relacao a biodiversidade e a conservacao de especies, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	De acordo com a teoria da biogeografia de ilhas, quanto menores os fragmentos, maior a taxa de extincao. Portanto, os pequenos fragmentos de habitat devem ser ignorados em projetos de manejo e conservacao dos ecossistemas.
	
	A biodiversidade de especies presentes em um determinado local pode refletir seu grau de poluicao.
	
	Biodiversidade pode ser entendida como a complexidade total de toda a vida, incluindo nao somente toda a grande variedade de organismos, mas tambem suas variacoes de comportamento e interacoes.
	
	A diversidade genetica pode ser usada para avaliar a diversidade da especie e a diversidade do ecossistema
	
	A riqueza de especies, a existencia de endemismos e o risco de extincao sao criterios fundamentais na escolha de areas prioritarias para conservacao.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 85344)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei Federal nº 6938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ que é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados dos Municípios e do Distrito Federal e das Fundações instituídas pelo Poder Público. É formado:
		
	
	pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e pelos conselhos estaduais e municipais.
	
	por representantes legais do Ministério do Meio Ambiente e das secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
	 
	pelo Conselho do Governo, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes e pelos órgãos seccionais e locais.
	
	por representantes da sociedade civil organizada.
	
	por universidades, organizações-não-governamentais, entidades de classe e representantes da sociedade de todos os estados brasileiros.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 86203)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) desenvolverá minimamente algumas atividades técnicas, a saber: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto em análise pelo EIA (considerando o meio físico, o meio biótico e o meio sócioeconômico), análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos. Quanto ao supracitado diagnóstico ambiental, deve representar
		
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais, sem citar suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, em cenário futuro, de modo a caracterizar a situação ambiental da área após a implantação do projeto.
	 
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto
	
	descrição resumida, sem qualquer análise, dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	
	exclusivamente a completa descrição e análise dos recursos culturais, tal como existem, de modo a caracterizar a situação cultural da área antes da implantação do projeto.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 86234)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um dos maiores problemas ambientais urbanos relacionados ao aumento de melhora de qualidade de vida da população no incremento da aquisição de bens de consumo é:
		
	
	O valor relacionado a compra de imóveis
	
	A presença de indústrias
	 
	A poluição do ar
	 
	A ampliação das zonas habitadas
	
	Perda de espécies da flora e da fauna
	
	
	 6a Questão (Cód.: 87908)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O procedimento de licenciamento ambiental obedece a um conjunto de etapas. Sobre essas etapas, considere as afirmativas a seguir:
1. Definição pelo órgão ambiental competente, sempre sem a participação do empreendedor, para garantir independência, dos documentos, projetos e estudos ambientais necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida.
2. Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade.
3. Audiência pública, de acordo com a regulamentação pertinente.
4. Emissão de parecer técnico conclusivo e, quando couber, parecer jurídico.
 Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
	
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras
	
	
	 7a Questão (Cód.: 87824)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando há lançamento do efluente de uma estação de tratamento de chorume que trabalha com 80% de eficiência, em um único ponto de um rio sem poluição, há alteração da qualidade da água desse rio, prejudicando todo o ecossistema aquático. Sobre o que acontece com a qualidade da água rio abaixo, a partir do ponto de lançamento, assinale a alternativa correta.
		
	
	A quantidade de oxigênio dissolvido do rio inicialmente cai a um valor mínimo, e rapidamente volta ao normal
	
	A quantidade de oxigênio dissolvido do rio inicialmente se eleva, para em seguida cair para um valor próximo de zero.
	
	A quantidade de oxigênio dissolvido diminui rio abaixo e jamais volta aos níveis anteriores.
	
	A quantidade de oxigênio dissolvido diminui rio abaixo e permanece constante nesse nível mais baixo.
	 
	A quantidade de oxigênio dissolvido diminui rio abaixo, até um valor mínimo, e depois se recupera, podendo atingir os níveis originais novamente
	
	
	 8a Questão (Cód.: 88082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Alguns empreendimentos estão sujeitos a avaliação ambiental, dependendo de elaboração do Epia ¿ Estudo Prévio de Impacto ambiental e Rima ¿ Relatório de Impacto Ambiental, conforme expressão do Art. 10 (Resolução COEMA nº 0001/99). Dos empreendimentos listados abaixo, assinale a alternativa que apresenta o que está sujeito a essa Avaliação Ambiental.
		
	
	A produção de carvão vegetal, em quantidade de até 50 kg/dia, para atender os serviços de uma churrascaria de porte médio.
	
	Atividades de manejo florestal em áreas amapaenses, para atender as necessidades de construções de infraestrutura em pequenas propriedades.
	
	Usinas de beneficiamento de asfalto para atender serviços de cobertura das vias urbanas e estradas vicinais.
	
	Instalação de linha de transmissão de energia elétrica para atender três fornos elétricos de uma padaria.
	 
	Aterros sanitários, usinas de processamento de resíduos sólidos urbanos e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 88575)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A participação pública se dá em todo o processo de Avaliação de Impacto Ambiental, de maneira formal e informal, principalmentepor meio de audiências públicas; Das alternativas abaixo, qual das alternativas NÃO está de acordo com o texto?
		
	
	Para dar publicidade às audiências públicas são publicados editais de recebimento dos EIA-RIMA, dando a possibilidade aos interessados de solicitar uma audiência pública.
	 
	Audiências públicas serão realizadas somente no caso em que for solicitada por 50 ou mais cidadãos.
	
	A audiência pública é conduzida pelo órgão licenciador, iniciando pela exposição objetiva do projeto e do seu respectivo RIMA. Em seguida devem ocorrer discussões abertas com todos os presentes interessados;
	
	A ata da audiência pública e seus anexos servirão de base, juntamente com o RIMA para a análise e parecer final do licenciador, quanto a aprovação ou não do projeto;
	
	Audiências públicas serão realizadas sempre que se julgar necessário, ou quando for solicitada por entidade civil, ministério público ou por 50 ou mais cidadãos;
	
	
	 10a Questão (Cód.: 88589)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Quais foram os dilemas da década de 70 para a Política Ambiental?
		
	
Resposta: Ambientalismo passou a ter maior expressão na sociedade brasileira, dentre as forças externas é possivel destacar a coferência de Estocolmo de 1972 e a volta de políticos anistiados em 1979
	
Gabarito: A década de 70 se inicia com a realização da Conferência de Estocolmo de 1972, onde o Brasil defendia a idéia de que o melhor instrumento para combater a poluição é o desenvolvimento econômico e social. Diante das pressões externas e da sociedade que acusavam o governo brasileiro de defender o desenvolvimento a qualquer custo, era emergente a necessidade de se criar um projeto ambiental nacional que contribuísse para reduzir os impactos ambientais decorrentes do crescimento causado pela política desenvolvimentista. Como resposta, foi criada em 1973, a Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), vinculada ao Ministério do Interior, ¿orientada para conservação do meio ambiente e uso racional dos recursos naturais¿, passando a dividir funções com o IBDF. Mas um fato marcante acabou redirecionando todo o processo, pois nessa década, ganhava força a visão de Ecodesenvolvimento que já defendia a conciliação dos aspectos econômicos, sociais e ambientais no desenvolvimento. Essa visão começa a ser internalizada na política ambiental brasileira com a promulgação da lei Nº 6938/81, que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente.

Continue navegando