Buscar

Resenha Critica gerador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GERADOR ELETROSTÁTICO A ÁGUA
RESUMO
O trabalho proposto construção de um gerador eletrostático originalmente imaginado por Lorde Kelvin, é um trabalho conhecido por vários estudantes e professores onde pode ser encontrada em livro de física e também na internet. A montagem do gerador e bastante simples e pode ser feita com materiais de fácil acesso, como latas de produtos alimentícios, porem tem seus malefícios como todo gerador eletrostático que pode ter seu funcionamento comprometido a umidade relativa do ar ambiente for desmasiadamete alta. 
RESENHA CRÍTICA 
A ideia principal do gerador eletrostático é a indução de cargas elétricas na superfície de um filete d’água onde obtém aproveitamento dessas cargas para a acumulação no sistema. Mesmo a água caindo da torneira neutra ela contem íons em solução que permite gerar um desequilíbrio entre as cargas por indução. 
Supondo que o anel metálico nesse caso seria o indutor esteja carregado com uma carga positiva. Assim notaria que estabelecera um campo elétrico de uma forma que será nula no centro do anel e Maximo a uma distancia proporcional, então a altura do anel de modo que a transição de fluxo continuo de água discreto ocorra na região em que o campo e Maximo.
Supondo que o coletor recebe uma pequena carga negativa, as cargas positivas ficariam induzidas no filete da água que passa por esse indutor. As gotas formadas carregarão parte da carga com elas mesmas transferindo para o coletor ao atingi-lo. A carga positiva que esta acumulada no coletor direito chegara ao indutor esquerdo que esta com carga positiva onde vai provocar o acumulo de cargas negativas voltando o processo inicial. Onde é um processo alto sustentável onde as cargas geradas de um lado induzem cargas no outro.
A energia necessária para o funcionamento do gerador e provida pela queda das gotas de água, a carga inicial do gerador surge espontaneamente devido aos íons do ar, ao próprio uso do instrumento ou pela força de atrito das gotas que caem com o ar. Com isso não e possível prever qual será a carga positiva ou qual será a carga negativa. Para a carga inicial aparecer pode ser que seja necessário forças a carga aproximando um objeto eletrizado.
A parte da montagem de todo o processo imposto será utilizado, um suporte de laboratório para sustentar, os suportes horizontais são tubos de PVC, onde foi seguido uma orientação segundo o autor a madeira deve ser evitada pois pois conduz o suficiente para que não seja possível geraras altas tensões nos dois coletores, também foi utilizado fio de cobre (indutores). Latas de achocolatado (coletores). Lata de tinta (reservatório).
Conclusão 
O gerador eletrostático de Lorde Kelvin e uma experiente muito importante para estudantes e professores de nível médio e nível superior pois ele faz demonstrações simples de efeitos eletrostáticos uteis. Uma montagem bastante simples com materiais de fácil acesso, onde trás sua ideia principal bastante importante que é a indução de cargas elétricas na superfície de um filete d’água e o aproveitamento das cargas que são acumuladas no sistema. Mais esse trabalho possui um malefício onde o funcionamento da maquina e fortemente condicionado a baixa umidade do ar, portanto, não oferece bons resultados em qualquer época do ano. 
Referências bibliográficas
 CHAGNON, Paul; Animated Displays VI: Electrostatic Motors and Water Dropper, The Physics Teacher, vol.34, p.491-494, 1996. 
 BEATY, Bill; “Kelvin´s Thunderstorm”: Lord Kelvin´s water-drop electrostatic generator, http://www.amasci.com/emotor/kelvin.html 
 Double Helix; Kelvin Water Dropper, http://www.csiro.au/helix/experiments/dhexpkelvin.html 
 Netto, Luiz Ferraz, “Chuva elétrica de Kelvin”, http://www.feiradeciencias.com.br/sala11/11_01.asp
Titulação e vinculação institucional: Ensino superior em Engenharia Civil Faculdade Atenas, Paracatu-Mg

Outros materiais