Buscar

CULTURA MATERIAL E IMATERIAL (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

aCULTURA MATERIAL E IMATERIAL
Cleosenir NOGAROLLI
Isabel SANTOS
UNINTER
Resumo
As culturas material e imaterial fazem parte do patrimônio cultural de todo o país. Patrimônio histórico e cultural é todo bem móvel, imóvel ou natural. Ele marca de forma significativa cada sociedade. É importante saber que esse patrimônio pode ser classificado tanto como parte da cultura material quanto parte da cultura imaterial.
Palavras-chave: Patrimônio. Cultura material. Cultura imaterial.
A cultura é todo costume de uma sociedade, desde a culinária até mesmo a religião. Pode-se conceituar patrimônio cultural como o resultado da ação do homem no tempo e em determinados espaços. Ele deve expressar o imaginário de uma época em termos de exaltação e glorificação de toda a sociedade. A vasta extensão do nosso território também contribui em muito para todas essas diferenças internas.
	A cultura material nada mais é que a importância que determinados objetos possuem para determinado povo e sua cultura. É também através da cultura material que se ajuda a criar uma identidade comum. Esses objetos fazem parte de um legado de cada sociedade. Cada objeto produzido tem um contexto específico e faz parte de determinada época da história de um país. A cultura material se aplica a quase toda produção humana. Todo povo possui um patrimônio que vai além do material, de objetos. Esse patrimônio é chamado de cultura imaterial. Ou seja, cultura imaterial é uma manifestação de elementos representativos, de hábitos, de práticas e costumes. A transmissão dessa cultura se dá muitas vezes pela tradição. Os maiores exemplos de cultura imaterial no Brasil são o folclore, a capoeira etc.
	A discussão sobre a conservação do patrimônio imaterial mostra que os processos de produção cultural são tão importantes como o patrimônio material, pois este torna-se uma categoria social quase vazia quando extirpada de seus valores culturais imateriais. Os aspectos imateriais da cultura são decisivos para a manutenção da identidade dos povos frente às rápidas mudanças impostas pelo mundo. Por esses motivos é tão importante trabalhar este tema nas escolas, um exemplo de como fazer isso na educação infantil pode ser: pedir para que os alunos tragam uma foto da frente de sua casa e outra foto da família. Com as fotos montar dois quebra-cabeças, um mostrando a cultura material – casa, e o outro a cultura imaterial – o que passa de geração para geração. Já no ensino fundamental, pode-se realizar uma caminhada com os alunos pelas principais ruas do bairro, pedir para que observem tudo com olhos de detetive, se atentando aos detalhes e façam anotações de como é a paisagem, se tem construções, se as ruas e as praças estão bem cuidadas, se as pessoas que andam na rua são simpáticas, se as casas dão “dicas” sobre os moradores, se as construções estão cuidadas ou abandonadas... Na volta da caminhada, promover uma discussão sobre as anotações e observações realizadas, e o que seria para eles , patrimônio histórico, quais os bens culturais e quais os imateriais que observaram.
	Em nosso município temos muitos exemplos de cultura material e imaterial, um deles são os imigrantes poloneses que vivem aqui, eles possuem um museu da etnia polonesa: Museu etnográfico – Centro Histórico e Cultural Polska, localizado na Colônia Dom Pedro II em Campo Largo. Constituído como Museu Etnográfico, de patrimônio material e imaterial da etnia polonesa. O Museu é composto por duas casas de troncos do final do século XIX (1875/1876), essas casas foram doadas pelas famílias descendentes de emigrantes. Foi inaugurado em 2000, como Centro Histórico e Cultural Polska, é um espaço histórico-cultural aberto ao público em geral. Tem como objetivo preservar a história e a memória da emigração polonesa na Colônia D. Pedro II. A cultura material se constitui pelo mobiliário, ferramentas, instrumentos de trabalho e diversos utensílios. E o patrimônio imaterial expressa a representação da língua, da tradição, costumes, da religião, as artes de recorte de papel (wicinanki), os saberes, a história.
	Existe uma interdependência constante entre cultura material e cultura imaterial. Quando se assiste à uma apresentação de uma orquestra, sabe-se que as músicas apresentadas são produtos da criatividade de um ou mais músicos. Entretanto, para comunicar sua criação aos outros, os artistas valem-se de instrumentos musicais. Da mesma forma que uma música requer instrumentos musicais para sua exteriorização, também as religiões, de modo geral, necessitam de espaços/lugares e outros materiais para que possam ser praticadas. A cultura material está ligada à cultura imaterial.
Referências
BORGES, Ruth. O que é cultura material e imaterial. Disponível em: <http://desconversa.com.br/historia/o-que-e-cultura-material-e-imaterial/>. Acesso em: 26 mai. 2016.
VALENTE, Patricia Carvalhaes. Aspectos material e não material da cultura. Disponível em: <http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/direito/aspectos-material-e-nao-material-da-cultura>. Acesso em: 27 mai. 2016.

Continue navegando