Buscar

prova fisio do exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O aumento da demanda metabólica cardíaca durante o exercício pode ser mais bem estimado por meio de que parâmetro? 
A Do duplo produto 
2. Os exercícios de alta intensidade e curta duração (corrida de 100m e natação de 50m) requerem um fornecimento imediato de energia.Com base nesta assertiva considere as afirmações abaixo: I) Exercicios de alta intensidade se utilizam exclusivamente de fosfatos de alta energia; II) Os músculos armazenam grandes quantidade de fosfatos de alta energia; III) A quantidade de ATP e fosfocreatina afeta o desempenho físico de atletas. É correto apenas o que se afirma em: 
C III 
 3. A epinefrina e norepinefrina são considerados hormônios de ação rápida e ambos estão diretamente envolvidos na manutenção da glicemia. Quais os efeitos produzidos por esses dois hormônios com o objetvo de manter a glicemia estável? 
A Aumentar a glicogenólise muscular e hepática e diminuir a captação de glicose pelas células. 
4 Julgue as seguintes asserções: No exercício em ambientes quentes o corpo humano precisa fazer alguns ajustes como desviar o sangue arterial para a periferia com o objetivo de transferir calor metabólico para que ocorra resfriamento na superfície da pele mas esse desvio torna-se um problema porque a musculatura ativa necessita do fornecimento de sangue arterial rico em oxigênio para suportar as demandas metabólicas estabelecidas. Com base nas asserções acima assinale a opção correta: 
C As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
5. Em um treinamento de corrida o preparador físico pede para que seu atleta realize 10 sprints (corridas curtas com alta velocidade) com duração de 5 segundos em uma rampa e entre esses esforços o atleta deveria descansar em todos os intervalos 3 min. Analisando o esforço, o tempo do treino e o tempo de recuperação, classifique o sistema de energia recrutado predominantemente durante o treino. 
 C O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC pois ele fez esforços de 10 segundos teve tempo suficiente para recuperar as reservas de ATP-PC para o próximo esforço. 
6. Durante o exercício para suprir a demanda aumentada de oxigênio para os músculos ativos ocorre uma redistribuição do fluxo sanguíneo. Explique como ocorre essa redistribuição para que os músculos ativos possam receber mais sangue com oxigênio.
Os mecanismos de regulação de fluxo sanguíneo durante o exercício são (1) intrínsecos ou locais e (2) Extrínsecos ou autonômicos. Os m ecanismos l ocais baseiam -se, pri ncipalmente, no efeito metabólico. O aumento da dem anda do tecido em ativid ade por oxig ênio e nutrientes resulta, ini cialmente, na liberação de moléculas com potencial vasodilatador, como potássio, lactato, adenosina etc. A vasodilatação local reduz a resistência vascular do tecido e, a ssim, promove o aumento do fluxo local. Nos tecidos inativ os, o efe ito em questão não o corre. O SNA simpático, durante o exercício (1) age na musculatura ativa, levando a vasodil atação arteriolar via ação sobre os receptores beta2-adrenérgicos e (2) age na musculatura inativa, levando a vasocontricção arteríolas v ia ação sobre os receptores alfa1-adrenérgicos. Desse modo, grande parte do fl uxo é desviado da musculatura i nativa , com alta resi stência vascular, para aquel a em atividade, cuja resistência vascular está dimi nuída. Esse efeito simpático também é fundamental para manutenção da RPT, poi s a vasocontrição de alg uns territórios vasculares contrabalanceia a vasodilatação de outros
 7. Um profissional de Educação Física explicou para seu paciente cardiopata que os exercícios de musculação realizados utilizando músculos dos membros superiores elevavam mais o duplo produto que os exercícios de membros inferiores. Explique porque esse fenômeno acontece? 
O DP é uma medida representativa de trabalho e consumo de oxigênio pelo miocárdio ventricular. C onsiste no produto da multiplicação da pressão arterial sistólica pela frequência cardíaca (DP = P as x FC). C omo a Pas é influenciada pelo DC e RPT e o DC é o produto da multiplicação do VS pela FC, pode-se dizer que o VS e a RP T também i nfluenciam no valor do DP e, por conseguinte, no consumo de oxigênio pelo miocárdio. Como dito, a RPT é uma variável fisiológica que, por influenciar o valor da Pas, pode interferir no valor do DP. Seguindo esta l inha de raciocínio, as modalidades de exercício que el evam mais a RPT são aquelas que aumentam mais o DP em com paração com aquelas que não alteram ou até reduzem a RP T. A musculatura dos membros inferiores é bem mais avantajada do que a dos membros inferiores, de modo que, quando exercitada, influencia menos o v alor da RPT do que a dos membros superiores (apresenta efeito vasodilatador mais expressivo) . Assim, o DP aumenta mais quando trabalhada a musculatura dos membros superiores.
08. Durante o exercício a necessidade de oxigênio é muito maior do que em repouso. Para satisfazer esse aumento de demanda ocorre um significativo aumento do debito cardíaco. O debito cardíaco é um parâmetro fisiológico que depende diretamente da frequência cardíaca e do volume sistólico. Ao observar dois indivíduos , sendo um atleta de endurance e um sedentário, correndo em uma esteira numa mesma velocidade , o Profissional de Educação Fisica observou que a frequência cardíaca do sedentário estava muito maior que a do atleta. Explique porque a frequência cardíaca do atleta estava menor.
 O coração do atleta apresenta ótimo potencial para ejeção de sangue. Dessa forma, para uma dada intensidade de exercício, se um DC de valor X é necessário para ambos os indivíduos, o sedentário e o atleta, aquele apresentará FC bem maior, porque o VS é reduzido, quando comparado a este, que pelo elevado VS, requer uma FC bem inferior para manter o mesmo DC

Continue navegando