Buscar

A FAMILIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmica: Camila de Melo Weber Disciplina: Psicologia nas Relações Familiares Prof: André Vieira Data: 18/10/2017
 A FAMILIA
O cenário pós-guerra do filme se passa na Itália, a transformação do país é acompanhada pela própria transformação da família.  Ocorrem grandes passagens de tempo durante o filme e pode-se acompanhar a chegada e partida de muitas gerações. O filme dá-se início com o batizado do personagem principal, Carlo ainda era bebe.
Na cena inicial já pode ser observado que as cobranças profissionais são uma das principais características dos homens da família, onde o avô de Carlo determina o papel dele, não havendo um meio termo para seu futuro, ou ele será um grande homem ou um imbecil. Verifica-se que Giulio o irmão mais novo sempre foi considerado como mais fraco, era comparado sempre com seu irmão Carlo, onde Giulio era o “imbecil” e Carlo era o “gênio”. Quando seu pai estava à beira da morte, pediu para que Carlo cuidasse do irmão, sendo ele o mais fraco, sendo assim, iria sentir mais a perda do pai.
Na casa onde Carlo era um ambiente muito familiar, porém com muitas diferenças de personalidades, onde as tias brigavam frequentemente, a mãe era a “submissa”, e o pai extremamente rigoroso com seus filhos, os punia quando algo o desagradasse, fazendo com os irmãos ficassem uns contra aos outros. O exemplo de punição foi quando Giulio roubou uma quantia do casaco de um rapaz que visitava sua casa, Carlo entregou o roubo, fazendo com que mais uma vez seu pai o comparasse com Giulio, o chamando de covarde, mentiroso, ladrão e Carlo honesto.
Na família, o amor é motivo de dor, assim como a música cantada pela mãe de Carlo no início do filme “o amor é o momento, e a dor do amor dura para a vida toda”, assim explica os relacionamentos da família, que nunca ficam com a pessoa que amam a fim de investirem em suas carreiras profissionais, e isso passa de geração para geração, sendo quebrada somente quando Carlo tem filhos, e os filhos resolvem investir nos relacionamentos ao invés das carreiras.
Transformações físicas e psicológicas dos personagens ocorremiras profissionaise os filhos resolvem a todo tempo durante o filme. E os personagens estão sujeitos a encontros e desencontros, erros e acertos, certezas e dúvidas.

Continue navegando